Rubricas NG

quarta-feira, 13 de agosto de 2025

PENSAMENTOS MALIGNOS, de NORA ROBERTS | CHÁ DAS CINCO


Thea Fox tem a vida que sempre desejou. Tornou-se uma famosa criadora de videojogos, uma profissão que lhe permite mudar-se para Redbud Hollow, a sua terra de infância. Fica então a viver num acolhedor chalé, perto da sua adorada avó e da casa onde cresceu. E quando descobre que o seu vizinho é a sua paixão da adolescência, parece que a vida não lhe podia correr melhor.

Mas nem tudo foi um mar de rosas. Thea carrega o fardo de um dom especial, que partilha com a sua avó. Ambas conseguem perscrutar as mentes e as almas das pessoas. Por vezes, conseguem até ver o futuro. A avó chama-lhe um dom, mas desde que Thea viu num sonho os seus pais serem assassinados, parece-lhe mais uma maldição. Graças à sua visão, a polícia apanhou o homem que os matou e colocou-o atrás das grades.

No entanto, por mais longe que o assassino se encontre, Thea consegue escutar os seus pensamentos doentios e testemunhar as suas ações perversas. Ele sabe disso porque também consegue perscrutar a mente dela ― e a derradeira vingança tornou-se a missão da sua vida.

terça-feira, 12 de agosto de 2025

A MANSÃO DOS SEGREDOS, de MARY ELLEN TAYLOR | CHÁ DAS CINCO

De luto pela perda da mãe, Lucy Kincaid deixa Nashville e parte em busca da casa que herdou em Cape Hudson, Virgínia. Esta herança é simultaneamente um mistério e um raio de esperança: talvez agora ela possa encontrar as respostas para as intermináveis questões sobre o passado da mãe… incluindo quem é o seu pai biológico. Contudo, em vez da casa em ruínas que esperava encontrar, Lucy descobre uma grande propriedade com muitos esconderijos – suficientemente grande para albergar um século de segredos, paixões e traições. E, a somar à propriedade, há igualmente um enigmático estranho que quer reivindicar a herança de Lucy… Enquanto Lucy explora o passado e o legado secreto da propriedade, descobre tanto sobre a história da sua família quanto sobre si mesma. E, nesta busca, poderá finalmente encontrar a única coisa que nunca teve: um lar.
 

segunda-feira, 11 de agosto de 2025

SEGREDOS DE FAMÍLIA, de MARY ELLEN TAYLOR | CHÁ DAS CINCO


Grávida e ainda a fazer o luto pela morte do noivo, Megan Buchanan decide seguir o seu sonho de devolver o esplendor original à emblemática casa de campo construída pelo trisavô na Virgínia. Com a ajuda do melhor amigo do noivo, ela espera atrair o tão necessário turismo de que a cidade de Cape Hudson necessita.

Porém, para Megan, é a pequena residência do caseiro que se encontra na propriedade que guarda a história mais intrigante. Ao descobrir um conjunto escondido de cartas antigas, ela mergulha na fascinante vida de uma jovem que, há um século, partiu numa aventura. A cada carta, Megan desvenda o universo daquela mulher e todos os seus segredos. Mas Megan também tem os seus próprios segredos.
À medida que o passado daquela mulher se revela em cada carta, Megan irá descobrir mais sobre si mesma e sobre as tormentas emocionais da família, que podem ser enfrentadas ao lado de quem mais amamos e em quem mais confiamos…

domingo, 10 de agosto de 2025

A PROFECIA DOS DOIS LOBOS, de TERESA BETTENCOURT DE NORONHA | SAÍDA DE EMERGÊNCIA

Numa terra onde os feiticeiros são perseguidos e purificados pelo fogo para devolver o poder a Aesther, a Deusa Enganada, Kathryn, uma jovem cuja mente fervilha de sonhos e anseios por uma aventura grandiosa, luta pelo direito de poder fazer as suas escolhas.
O seu destino é abruptamente alterado quando se vê prisioneira de um mestre feiticeiro num castelo deserto. Com o passar do tempo, Kathryn dá por si cada vez mais apaixonada, quer pelo mundo que lhe é desvendado, onde os feiticeiros tentam sobreviver a uma religião implacável e cruel, quer pelo castelo onde agora vive e pelo que, ou quem, este encerra.
Tudo parece piorar quando descobre que uma terrível profecia paira sobre o jovem feiticeiro cujo olhar, cheio de sombras e mistério, não lhe sai do pensamento nem do coração. Kathryn está decidida a não deixar que a profecia se realize, mas o que poderá fazer uma rapariga sem qualquer magia, quando todos parecem mais fortes e poderosos?
Numa história repleta de coragem, descoberta, escolhas e sacrifício, onde a magia fervilha na ponta dos dedos dos herdeiros do Trapaceiro, começam a tecer-se as Crónicas de Naznir.

«Do Nada eu criei Naznir e ao Nada Naznir voltará, se os meus poderes não me forem restituídos. Purificai a Prole do Trapaceiro pelas chamas que vos concedo
AESTHER, SENHORA DO FIRMAMENTO

 

sábado, 9 de agosto de 2025

AUTORES INTERNACIONAIS | SÁNDOR MÁRAI

Sándor Márai nasceu em 1900, em Kassa, uma pequena cidade húngara que hoje pertence à Eslováquia. Passou um período de exílio voluntário na Alemanha e em França durante o regime de Horthy, nos anos 1920, até que abandonou definitivamente o seu país, em 1948, com a chegada do regime comunista, tendo emigrado para os Estados Unidos. A subsequente proibição da sua obra na Hungria fez cair no esquecimento quem nesse momento era considerado um dos escritores mais importantes da literatura centro-europeia. Foi preciso esperar várias décadas, até à queda do regime comunista, para que este extraordinário escritor fosse redescoberto no seu país e no mundo inteiro. Sándor Márai suicidou-se em 1989, em San Diego, na Califórnia, poucos meses antes da queda do muro de Berlim.
 

sexta-feira, 8 de agosto de 2025

AS VELAS ARDEM ATÉ AO FIM, de SÁNDOR MÁRAI | DOM QUIXOTE

Um pequeno castelo de caça na Hungria, onde outrora se celebravam elegantes saraus e cujos salões decorados ao estilo francês se enchiam com a música de Chopin, mudou radicalmente de aspeto. O esplendor de então já não existe, tudo anuncia o final de uma época.

Dois homens, amigos inseparáveis na juventude, sentam-se a jantar depois de quarenta e um anos sem se verem. Um passou muito tempo no Extremo Oriente, o outro, ao contrário, permaneceu na sua propriedade. Mas ambos viveram à espera deste momento, pois entre eles interpõe-se um segredo de uma força singular...

Críticas de imprensa
«Um romance notável... com uma poderosa atmosfera de suspense e uma estrutura elegantemente tecida de argumentos morais e metafísicos... Triunfante.»
The New York Times Book Review

 

quinta-feira, 7 de agosto de 2025

AUTORES INTERNACIONAIS | SAMUEL BJORK

Samuel Bjørk é um pseudónimo do romancista norueguês, autor de peças de teatro e cantor e compositor Frode Sander Øien. Já lançou seis álbuns, exibiu várias obras de arte em diversas galerias e traduziu Shakespeare. Viajo Sozinha é a sua primeira obra como autor de thrillers noirs, está publicado em mais de trinta e um países e é um bestseller internacional com milhões de livros vendidos em todo o mundo. Samuel Bjørk é muitas vezes referenciado como semelhante a autores como Stieg Larsson ou Jo Nesbø. Samuel Bjørk nasceu em 1969 e atualmente reside e trabalha em Trondheim, na Noruega.
 

quarta-feira, 6 de agosto de 2025

A ILHA MORTAL, de SAMUEL BJORK | DOM QUIXOTE

Depois dos horrores que viveu como investigadora, Mia Krüger refugiou-se na isolada ilha de Hitra, em busca de paz. Mas a tranquilidade é quebrada quando uma menina de 11 anos a aborda com um pedido simples e aterrador: «Ajude-me a encontrar o meu amigo desaparecido».

Jonathan desapareceu há três anos. Sem pistas. Sem respostas. Mas agora, uma adolescente é encontrada brutalmente assassinada... com o nome de Jonathan escrito com o seu sangue.

Mia sente que o pesadelo apenas começou. E para enfrentá-lo, chama o único homem em quem confia: Holger Munch.

À medida que corpos surgem e segredos antigos vêm à tona, os dois mergulham numa teia de mentiras, dor e violência. O que parecia uma vila pacata esconde uma verdade obscura e alguém está disposto a matar para mantê-la enterrada.

Críticas de imprensa
«Soberbo e genuinamente emocionante,»
Daily Mail

 

terça-feira, 5 de agosto de 2025

AUTORES INTERNACIOANIS | ARNE DAHL

Arne Dahl (1963), escritor, crítico e editor sueco, é considerado um dos melhores autores de policiais nórdicos. Os seus livros encontram-se traduzidos em 32 países, com vendas de mais de cinco milhões de exemplares, e uma das suas séries foi adaptada a televisão, com imenso sucesso, pela BBC.
Pela qualidade da sua escrita, recebeu os mais prestigiados prémios de literatura policial da Suécia, Alemanha e Dinamarca.
Em 2016 iniciou a série que tem como protagonistas os detetives Sam Berger e Molly Blom; uma série altamente aclamada que conta com três livros publicados em Portugal pela Dom Quixote: Areias MovediçasPerseguidos e O Próximo És Tu.
No Centro do Círculo é o primeiro volume da série do Grupo Nova.

 

segunda-feira, 4 de agosto de 2025

NO CENTRO DO CÍRCULO, de ARNE DAHL | DOM QUIXOTE


Quando um quadro de uma empresa siderúrgica é encontrado morto no interior de um BMW devorado pelo fogo, a sua morte é atribuída a um acidente trágico. Contudo, depois de outro acidente quase idêntico, a inspetora-chefe Eva Nyman recebe uma carta em que se revelam pormenores de um ataque, muito mais grave, ainda por ocorrer, e tudo indica que está perante uma série de assassínios e, eventualmente, até de um caso de terrorismo climático.

Nessa carta, Eva reconhece uma expressão que era muitas vezes usada por Lukas Frisell, o seu antigo chefe caído em desgraça, que saiu da polícia depois de ter cometido um erro fatal durante a investigação de um rapto. Eva não quer acreditar que Frisell seja responsável por aqueles crimes, mas as provas apontam na sua direção. E, enquanto a sua nova equipa - o Grupo Nova - se esforça por descobrir o assassino antes que morra mais gente, Eva sente relutância em revelar as suspeitas que tem em relação ao antigo chefe.

Quando começam a ocorrer novos atentados, agora em lugares públicos, inúmeras vidas passam a depender da capacidade do Grupo Nova para pôr termo ao horror. Mas as únicas pistas que têm são uma carta enigmática e um símbolo estranho que aparece em todo o lado: um círculo no centro de um círculo.

domingo, 3 de agosto de 2025

AUTORES INTERNACIONAIS | MIGUEL BONNEFOY

Miguel Bonnefoy nasceu em França, em 1986, filho de mãe venezuelana e de pai chileno. Cresceu na Venezuela e em Portugal, onde frequentou o Liceu Francês. Em 2013, foi galardoado com o Prix du Jeune Écrivain, pelo livro Icare et autres nouvelles. É autor de vários romances premiados, e está traduzido em mais de vinte línguas.

Uma Herança (2020) recebeu o Prémio dos Livreiros Franceses e foi finalista dos prémios GoncourtGoncourt des LycéensFeminaFemina des Lycéens e Grande Prémio da Academia Francesa.
O Sonho do Jaguar (2024) foi aclamado pela crítica, tendo sido vencedor do Prémio Femina e do Grande Prémio de Romance da Academia Francesa, e finalista dos prémios MédicisRenaudot e Jean Giono.

sábado, 2 de agosto de 2025

O SONHO DO JAGUAR, de MIGUEL BONNEFOY | DOM QUIXOTE

Grande Prémio de Romance da Academia Francesa 2024

Prémio Femina 2024
Finalista do Prémio Médicis 2024
Finalista do Prémio Renaudot 2024
Finalista do Prémio Jean Giono 2024

Quando uma pedinte muda de Maracaíbo, na Venezuela, encontra um recém-nascido abandonado nos degraus de uma igreja, nem imagina o destino invulgar que o pequeno órfão virá a ter. Criado na miséria, Antonio será sucessivamente vendedor de cigarros, carregador nos cais, empregado num bordel, até se tornar, graças à sua fervilhante energia, um dos mais ilustres cirurgiões do seu país. Uma companheira excecional será a sua inspiração. Ana Maria irá ficar conhecida como a primeira médica da região. Terão uma filha, a quem darão o nome do próprio país: Venezuela. Ligada tanto pelo nome como pelas suas origens à América do Sul, só pensa, porém, em ir para Paris. Mas ninguém consegue alguma vez deixar verdadeiramente os seus. E será nos cadernos de Cristóbal, o último elo da corrente familiar, que as mil histórias desta espantosa linhagem poderão finalmente ancorar.

Nesta vibrante saga de personagens inesquecíveis, com um estilo flamejante, Miguel Bonnefoy pinta o retrato, inspirado nos seus próprios antepassados, de uma família extraordinária cuja história se entrelaça com a da Venezuela.

sexta-feira, 1 de agosto de 2025

AUTORES NACIONAIS | JOÃO DE MELO

João de Melo nasceu nos Açores, em 1949. Licenciou-se em Filologia Românica pela Faculdade de Letras de Lisboa e foi professor nos ensinos secundário e superior. Entre 2001 e 2010, desempenhou o cargo de conselheiro cultural na embaixada de Portugal em Madrid. Com mais de trinta livros publicados (ensaio, antologia, poesia, romance e conto), tem obras traduzidas em Espanha, França, Itália, Holanda, Roménia, Bulgária, Alemanha, Estados Unidos, México e Croácia.
Ao seu romance Gente Feliz com Lágrimas foram atribuídos cinco importantes prémios literários: Grande Prémio de Romance e Novela da APE, Prémio Fernando Namora, Eça de Queiroz, Livro do Ano Antena Um e o Prémio Internacional Cristóvão Colombo (Lima, Peru). Foi ainda adaptado a televisão para a RTP, numa série de cinco episódios dirigida por José Medeiros, e ao teatro por João Brites para o grupo «O Bando».
Livro de Vozes e Sombras venceu o Grande Prémio de Literatura dst 2021 e o Prémio de Novela e Romance Urbano Tavares Rodrigues 2021, instituído pela FENPROF.
Em 2016, João de Melo recebeu o Prémio Vergílio Ferreira, consagrando a sua carreira literária. Pelo conjunto da obra, foi-lhe também atribuído o Prémio Tributo de Consagração Fundação Inês de Castro 2020.
 

quinta-feira, 31 de julho de 2025

A NUVEM NO OLHAR, de JOÃO DE MELO | DOM QUIXOTE

A Nuvem no Olhar reúne dez histórias bastante distintas entre si, onde nos são propostas diversas abordagens de cariz social que não se limitam a expor críticas a usos e costumes, antes refletem sobre as ideologias e mentalidades que lhes estão subjacentes. Nelas encontramos relações intrafamiliares, caricaturas de políticos, quadros do quotidiano docente e da intelectualidade em geral, ou a simples história da viagem de um casal, em lua de mel, às nove ilhas açorianas, apresentadas como revelação essencial.

De salientar «O Tríptico dos Barcos», o conto mais longo deste livro - podendo mesmo considerar-se uma novela curta -, que nos dá a perspetiva de três elementos de uma família lisboeta sobre o fim do nosso ciclo colonial africano e o evoluir do processo português posterior à descolonização.

No ano em que comemora cinquenta anos de vida literária, a intenção do autor ao reunir aqui estas histórias foi a de disponibilizar uma autoantologia das suas ficções curtas, duas delas ainda inéditas em livro, e as demais escolhidas dos dois primeiros volumes de contos que publicou, mas todas reescritas com o propósito de estabelecer a sua edição definitiva. Esta que o leitor tem agora em mãos.
 

quarta-feira, 30 de julho de 2025

AUTORES NACIONAIS | VERA RODRIGUES

VERA RODRIGUES é licenciada em Comunicação e Relações Públicas e mestre em Língua, Literatura e Cultura Inglesa. Vimaranense de gema, divide o tempo pelas suas grandes paixões: a sua cara-metade e a sua patuda, amigos, escrita e os Bombeiros. Atualmente trabalha como assistente comercial numa agência têxtil. Os livros são o seu grande vício. Tem mais do que
aqueles que algum dia será capaz de ler, mas como a  perseverança é uma das suas qualidades, vai continuar a comprar, porque acredita que vai ter oportunidade de os ler todos. Iniciou-se no mundo da escrita há muito tempo, mas só em 2023 publicou o seu primeiro conto infantil. Foi também nesse ano que perdeu praticamente toda a visão devido a uma doença na retina, no entanto, não será a falta de visão que a impedirá de continuar a fazer o que realmente gosta, porque se há coisa que aprendeu, é que não é só com os olhos que se consegue ver o mundo.
 

terça-feira, 29 de julho de 2025

LAÇOS DE CULPA, de VERA RODRIGUES | CHÁ DAS CINCO

Marisol passou a vida a ouvir a mãe dizer-lhe que era gorda e feia. Quando comia algo que a mãe não aprovava, era prontamente castigada, e isso fez com que a comida passasse a ser o seu pior inimigo. Quando a mãe teve um AVC e ficou presa à cama, a jovem decidiu cuidar dela, até ao dia terrível em que a casa pegou fogo. A mãe morreu e Marisol nunca se perdoou.
Alex adora mulheres, poder e luxo, vivendo, sem pudor, às custas de Luísa, a sua meia-irmã. No meio de uma discussão entre os dois, esta sente-se mal e tem de ser hospitalizada de urgência. Não morre, mas fica num coma que deixa Alex destruído pela culpa. O caminho de Marisol e Alex cruza-se quando ela vai trabalhar para ele, como cuidadora da irmã.
Eles não podiam ser mais diferentes, mas rapidamente percebem que estão unidos pelos laços da culpa. Daqui nascerá uma história de amor única e invulgar, mas será essa relação capaz de sobreviver ao maior dos vilões — a culpa?
 

segunda-feira, 28 de julho de 2025

AUTORES INTERNACIONAIS | DEANA BARROQUEIRO

DEANA BARROQUEIRO nasceu nos EUA e emigrou para Portugal aos dois anos. Licenciou-se em Filologia Românica, na Faculdade de Letras de Lisboa, a que se seguiram 35 anos a leccionar Língua e Literatura Portuguesa e Francesa. Entre a sua obra publicada inclui-se: Cruzeiro do Sul; Contos Eróticos e Novos Contos Eróticos do Velho Testamento; D. Sebastião e o Vidente e 1640; O Navegador da Passagem — Bartolomeu Dias, O Espião de D. João II — Pêro da Covilhã, O Corsário dos Sete Mares — Fernão Mendes Pinto; Rascunhos Secretos — Fernão de Magalhães. A sua obra de não-fi cção História dos Paladares em 3 volumes conquistou o Gourmand Best in the World Awards — Series 2021–2022, assim como os Gourmand World Awards 2021–2022 nas Categorias «História da Culinária» e «Séries». O seu último romance, O Cozinheiro da Rainha Adúltera, já conquistou nos Gourmand World Awards — 2025 um dos raros Special Award.
 

domingo, 27 de julho de 2025

O COZINHEIRO DA RAINHA ADÚLTERA, de DEANA BARROQUEIRO | EDIÇÕES SAÍDA DE EMERGÊNCIA

O Cozinheiro da Rainha Adúltera revela-nos a conjura para a usurpação do trono de D. Afonso VI pelo seu irmão, D. Pedro, recorrendo a um vergonhoso julgamento da nulidade do seu matrimónio por impotência, a pedido da esposa
francesa.
Esta é uma trama de traições, adultério e incesto, descoberta pelo cozinheiro-mor Domingos Rodrigues e a sua rede de espiões espalhados pelo Paço, com acesso a conversas, cartas e outros documentos oficiais.
Mas também pelas notícias avulsas, boatos e escritos satíricos impressos em folhas volantes, recolhidos pelas personagens e transcritos no romance.
Com o cozinheiro Domingos Rodrigues, o leitor percorrerá as ruas de Lisboa do século XVII, enojado pelo mau cheiro e sujidade, mas deslumbrado com
a sua beleza. Vai parar nos mercados para comprar especiarias e na zona do Malcozinhado da Ribeira, para comer um petisco, ouvindo ler as notícias pelos pregoeiros da capital. Assistirá ainda aos banquetes e festividades do casamento real, às touradas e torneios, admirando o fausto dos trajos, perucas e jóias.
 

sábado, 26 de julho de 2025

AUTORES NACIONAIS | NUNO JÚDICE

Nuno Júdice (1949-2024) nasceu no Algarve. Professor universitário, assumiu em 2009 a direção da revista Colóquio-Letras da Fundação Calouste Gulbenkian. Publicou o primeiro livro em 1972 e foi um dos mais importantes nomes da poesia contemporânea. Recebeu os mais importantes prémios de literários nacionais e internacionais, entre os quais: Pen Clube (1985), Prémio D. Dinis da Fundação da Casa de Mateus (1990), da Associação Portuguesa de Escritores (1995), Bordalo da Casa da Imprensa (1999), Cesário Verde e Ana Hatherly (2003) e Fernando Namora (2004). Em 2013, foi distinguido com o XXII Prémio Rainha Sofia de Poesia Ibero-Americana (Espanha); em 2014, com o Prémio de Poesia Poetas del Mundo Latino Víctor Sandoval (México); em 2015, com o Prémio Argana de Poesia, da Maison de la Poésie de Marrocos e o Prémio Literário Fundação Inês de Castro – Tributo de Consagração; e, em 2016, com o El Ojo Crítico Iberoamericano de Radio Nacional de Espanha.
 

sexta-feira, 25 de julho de 2025

MEDITAÇÃO SOBRE RUÍNAS, de NUNO JÚDICE | DOM QUIXOTE

«Meditação sobre Ruínas é um livro que nasce da ida de Nuno Júdice às terras romenas onde Ovídio foi exilado. Nesse ponto extremo da Europa, o poeta português viu o que significava ser estrangeiro, meditou no ponto Euxino, como o poeta romano, sobre os temas eternos do amor e da morte, e escreveu alguns dos seus poemas mais emblemáticos como Receita para Fazer o Azul. Trata-se, portanto, de um livro polifónico eivado de melancolia, em que o poeta mistura epitáfios e fantasmas de vários tempos e geografias, onde através da palavra poética se tecem elegias e se enumeram ausências, refletindo-se sobre o próprio fenómeno poético, um dos seus temas fundamentais.
Ontem, como hoje, esta obra é uma premente meditação sobre as ruínas da civilização ocidental, sendo por isso considerado como um dos livros mais europeus de Nuno Júdice e um dos preferidos da crítica e dos leitores, tendo-lhe sido atribuído o Prémio da Associação Portuguesa de Escritores em 1995.»
Ricardo Marques
 

quinta-feira, 24 de julho de 2025

AUTORES NACIONAIS | AFONSO REIS CABRAL

Afonso Reis Cabral nasceu em 1990. Aos 15 anos publicou o livro de poesia Condensação. É licenciado em Estudos Portugueses e Lusófonos, fez mestrado na mesma área e tem uma pós-graduação em Escrita de Ficção. Foi duas vezes à Alemanha de camião TIR em busca de uma história, a primeira das quais aos 13 anos. Trabalhou numa vacaria, num escritório de turismo e num alfarrabista. Em 2014, ganhou o Prémio LeYa com o romance O Meu Irmão. No final de 2018, publicou o seu segundo romance, Pão de Açúcar, com forte acolhimento por parte da crítica e vencedor do Prémio Literário José Saramago – Fundação Círculo de Leitores em 2019. Entre abril e maio de 2019, percorreu Portugal a pé ao longo dos 738,5 quilómetros da Estrada Nacional 2, de que resultou o livro Leva-me Contigo – Portugal a pé pela Estrada Nacional 2. As suas obras encontram-se traduzidas em várias línguas. Tem contribuído com dezenas de textos para as mais variadas publicações. É colunista do Jornal de Notícias, semanalmente com a rubrica «Ansiedade Crónica», e participa no programa «Cinco à Quinta», da Antena 1. É presidente da Fundação Eça de Queiroz e trabalha como editor freelancer.
 

quarta-feira, 23 de julho de 2025

O MEU IRMÃO, de AFONSO REIS CABRAL | DOM QUIXOTE

Romance vencedor do Prémio LeYa 2014

Com a morte dos pais, é preciso decidir com quem fica Miguel, o filho de 40 anos que nasceu com síndrome de Down. É então que o irmão - um professor universitário divorciado e misantropo - surpreende (e até certo ponto alivia) a família, chamando a si a grande responsabilidade.

Tem apenas mais um ano do que Miguel, e a recordação do afecto e da cumplicidade que ambos partilharam na infância leva-o a acreditar que a nova situação acabará por resgatá-lo da aridez em que se transformou a sua vida e redimi-lo da culpa por tantos anos de afastamento. Porém, a chegada de Miguel traz problemas inesperados - e o maior de todos chama-se Luciana.

Numa casa de família, situada numa aldeia isolada do interior de Portugal, o leitor assistirá à rememoração da vida em comum destes dois irmãos, incluindo o estranho episódio que ameaçou de forma dramática o seu relacionamento.

O Meu Irmão, vencedor do Prémio LeYa 2014 por unanimidade, é um romance notável e de grande maturidade literária que, tratando o tema sensível da deficiência, nunca cede ao sentimentalismo, oferecendo-nos um retrato social objectivo e muitas vezes até impiedoso.
 

terça-feira, 22 de julho de 2025

TRAVESSURAS DA MENINA MÁ, de MARIO VARGAS LLOSA | DOM QUIXOTE


 Seis décadas, seis livros, seis edições especiais. O segundo livro de uma coleção de tiragem única que celebra os 60 anos das Publicações Dom Quixote.


«Nos espaços livres, relia A Educação Sentimental, de Flaubert, porque agora a Madame Arnoux do romance tinha para mim não só o nome, mas também a cara da menina má.»

Ricardo vê cumprido, muito cedo na vida, o sonho que sempre alimentara na sua Lima natal: viver em Paris. Mas o reencontro com um amor da adolescência mudará tudo. Essa jovem, inconformista, aventureira, pragmática e inquieta, arrastá-lo-á para fora do estreito mundo das suas ambições. Testemunhas de tempos turbulentos e prósperos em cidades como Londres, Paris, Tóquio e Madrid, ambas as personagens verão as suas vidas entrelaçarem-se sem nunca coincidirem totalmente.

No entanto, esta dança de encontros e desencontros vai aumentando a intensidade da história página a página, levando a uma verdadeira fusão do leitor com o universo emocional dos protagonistas. Criando uma tensão admirável entre o cómico e o trágico, Mario Vargas Llosa joga com a realidade e a ficção para dar vida a uma história na qual o amor se revela indefinível, possuindo mil faces, como a menina má. Paixão e distância, acaso e destino, dor e prazer… Qual será o verdadeiro rosto do amor?

Críticas de imprensa
«Uma história de amor contemporânea, repleta de erotismo, com encontros, separações, sofrimentos, desilusões, devoção e também muita verdade, e na qual Vargas Llosa, como um entomologista, analisa minuciosamente a condição humana, à semelhança do seu estimado Flaubert em A Educação Sentimental…»
El País

segunda-feira, 21 de julho de 2025

UMA QUESTÃO DE CULPA, de JORN LIER HORST | DOM QUIXOTE

A continuação da série Wisting, uma nova história com um enredo de excelência que confirma Jørn Lier Horst como o grande mestre da literatura policial.

best-seller que inspirou a terceira temporada da série Wisting, transmitida no AMC.

Acabado de entrar na segunda semana das suas férias de verão, William Wisting vai acompanhando pela imprensa um caso local de desaparecimento que se transforma numa notícia nacional. Agnete Roll está desaparecida há três dias e não há nenhuma pista do seu paradeiro.

Com este desaparecimento nas manchetes, Wisting recebe uma carta misteriosa que contém apenas um conjunto de números, que ele associa ao código de um antigo caso de homicídio no qual não esteve pessoalmente envolvido. Numa noite de verão de 1999, Tone Vaterland, de dezassete anos, foi morta quando voltava do trabalho para casa.

Desesperada por uma condenação rápida, a polícia considerou as conclusões da investigação mais do que óbvias e prendeu o ex-namorado, Danny Momrak. A família de Tone pôde assim fazer o luto. O público sentiu que tinha sido feita justiça. Mas acontecimentos recentes revelam ligações que não eram visíveis há vinte anos. A carta é apenas a primeira de uma série, todas elas sugerindo que o homem errado foi condenado e, pior ainda, que o verdadeiro assassino continua à solta.

Lançando-se numa assustadora corrida contra o tempo, Wisting tem de encontrar o remetente, decifrar as misteriosas cartas e capturar o verdadeiro assassino antes que este ataque de novo. Mas nada é o que parece. E, à medida que Wisting se entranha cada vez mais num sombrio passado de segredos, mentiras e homicídios, a sua própria vida é ameaçada...

Será ele capaz de encontrar o verdadeiro assassino de Tone antes que seja tarde de mais?
 

domingo, 20 de julho de 2025

AUTORES INTERNACIONAIS | HELENE FLOOD


Helene Flood (n. 1982) é psicóloga e académica. Em 2016, concluiu o doutoramento com uma tese sobre violência, revitimização e a culpa pós-traumática. Atualmente, trabalha como psicóloga e investigadora no Centro Nacional para o Estudo da Violência e do Stress Traumático. Vive em Oslo, com o marido e dois filhos.

O Olhar Que Me Persegue, o seu romance de estreia, revelou-a como uma das vozes mais significativas do atual romance noir escandinavo, tendo os respetivos direitos sido adquiridos para cinema e vendidos para 28 países. O Amante é o segundo de três thrillers psicológicos autónomos, todos com protagonistas femininas e que têm por cenário a cidade de Oslo.

sábado, 19 de julho de 2025

O AMANTE, de HELENE FLOOD | DOM QUIXOTE

Depois do êxito internacional de O Olhar Que Nos Persegue, Helene Flood oferece-nos outro thriller brilhante e consolida-se como uma das mais importantes autoras do romance noir escandinavo do momento.

Como se pode ocultar um caso amoroso quando o nosso amante é assassinado?
Será pior enganar o marido ou a polícia?
Rikke está a mentir a ambos.

Quando Jørgen, o vizinho do andar de cima, é encontrado assassinado na sua própria casa, Rikke é interrogada juntamente com o marido. Como poderá admitir que ela e Jørgen mantinham um caso amoroso? Ou explicar à polícia a complexidade dos seus sentimentos? O ligeiro alívio por ele estar morto? E o que diriam eles se soubessem que ela utilizou a chave sobresselente para entrar no apartamento de Jørgen na manhã seguinte ao homicídio?

Rikke sabe que não pode esconder da polícia as evidências do caso amoroso. E que, se for apanhada na sua mentira, as suspeitas irão recair sobre si. Mas, antes de conseguir reunir coragem para contar a verdade, Rikke é surpreendida por uma revelação sinistra: Jørgen só pode ter sido morto por alguém que vive no mesmo prédio. Com a sua vida familiar perfeita a ameaçar desmoronar-se, Rikke apercebe-se de que encontrar o assassino é a única forma de provar a sua inocência. Desde que o homicida não chegue a ela primeiro.
 

sexta-feira, 18 de julho de 2025

BELEZA VERMELHA, de ARANTZA PORTABALES | DOM QUIXOTE


Um cadáver, seis possíveis assassinos.

Ninguém está livre de suspeitas, nem mesmo a própria vítima.
Um crime passional em Santiago de Compostela, com ecos de Joël Dicker.

Seis suspeitos jantam no jardim de uma luxuosa casa nos arredores de Santiago de Compostela enquanto o corpo de Xiana Alén, de quinze anos, jaz no chão do seu quarto coberto de sangue, como se fosse uma instalação artística: os pais, a tia Lía Somoza - uma pintora de renome internacional -, um casal de amigos e a tia idosa das irmãs Somoza.

Todos os indícios apontam para Lía, mas alguns dias depois ela tenta suicidar-se e é internada num hospital. O comissário Santi Abad, com a ajuda de Ana Barroso - uma polícia jovem, forte e temperamental, com quem desenvolverá uma relação intensa e conflituosa -, terá de desvendar os segredos mais bem guardados da família Alén Somoza, uma das famílias mais poderosas e ricas da alta sociedade galega.

Beleza Vermelha é uma intriga excecional, em que nada é o que parece e ninguém é quem diz ser, que confirma Arantza Portabales como a nova senhora do romance policial espanhol.

quinta-feira, 17 de julho de 2025

A DESCONHECIDA DO RETRATO, de CAMILLE DE PERETTI | DOM QUIXOTE


Prix Maison de la Presse

Prix des Romancières
Prix du Roman Marie Claire
Prix Nice Baie des Anges
Prix de la Passion
Prix Charles-Exbrayat

«A obra era de uma beleza vibrante. Ficou boquiaberta, afogando-se no olho azul-celeste ponteado de verde. Era mesmo a sósia daquela mulher?»

Pintado em Viena, em 1910, o quadro de Gustav Klimt Retrato de Uma Senhora é comprado por um colecionador anónimo em 1916, alterado pelo mestre no ano seguinte e depois roubado em 1997, antes de reaparecer em 2019 nos jardins de um museu de arte moderna em Itália.

Nenhum especialista do mundo das artes, nenhum curador, nenhum investigador da polícia sabe quem era a mulher representada no quadro, nem os segredos que animam a história palpitante do seu retrato.

Das ruas de Viena em 1900 ao Texas dos anos 1980, da Manhattan da Grande Depressão à Itália contemporânea, Camille de Peretti imagina o destino desta mulher, tal como o dos seus descendentes, cujas vidas se entrelaçam através deste quadro e ressoam umas nas outras.

Inspirado na incrível mas verdadeira história de uma pintura de Klimt, A Desconhecida do Retrato é um relato magistral que combina segredos de família, histórias de sucesso, amores contrariados, desaparecimentos e dramas vibrantes.

quarta-feira, 16 de julho de 2025

MUDAR DE IDEIAS, de AIXA DE LA CRUZ | DOM QUIXOTE

Um relato viciante e brutal na primeira pessoa sobre a importância de mudar de ideias em relação a assuntos pertinentes na atualidade e na própria vida. Um livro fundamental.

Prestes a completar trinta anos, Aixa de la Cruz começa a escrever um livro que aborda alguns dos momentos mais significativos da sua vida, desde o dia em que uma das suas melhores amigas quase morreu num acidente de viação até ao seu próprio divórcio, passando pela ressaca de escrever uma tese de doutoramento e pelos seus relacionamentos sexuais com homens e mulheres; um relato desassombrado que começa na infância sem «pai biológico» e vai até à sua descoberta do feminismo, em que se confronta com casos polémicos de violência contra as mulheres.

Mudar de Ideias é percorrido por uma escrita hipnótica que é muito mais do que uma simples narrativa confessional: serve para transmitir reflexões acutilantes sobre vários temas de importância social e para desenvolver um estilo literário rico e combativo, que posiciona Aixa de la Cruz não só como uma das melhores escritoras da sua geração, mas também - e acima de tudo - como uma pensadora absolutamente brilhante.

Vencedor do Prémio Euskadi de Literatura em Castelhano
Vencedor do Prémio Librotea Tapado
Finalista do Prémio Dulce Chacón
 

terça-feira, 15 de julho de 2025

A PAIXÃO DO INFANTE, de JOÃO FERNANDO RAMOS | OFICINA DO LIVRO


A Paixão do Infante é um fascinante ponto de encontro entre lendas, relatos históricos e a imaginação do seu autor, o jornalista João Fernando Ramos, que transporta os leitores a um passado longínquo e glorioso.

Terá sido o Infante D. Henrique o religioso, casto e celibatário, que ficou para a História? Que paixão inconfessável e arrebatadora levou o grande impulsionador dos Descobrimentos a recusar várias pretendentes, desiludindo o pai, D. João I, que sonhava com um casamento feliz para o filho predileto? Que amor foi esse que impôs barreiras intransponíveis a Henrique e moldou os destinos do reino de Portugal?

O Infante de Sagres é uma das personagens mais importantes da nossa História, mas faltam registos sobre a sua vida que não se prendam com intrigas na corte ou os planos de expansão marítima que o imortalizaram. Pouco sabemos sobre os amores de Henrique, é certo, mas a promoção de Leonor de Aragão ao estatuto de rainha de Portugal, através do matrimónio com o irmão do Infante, D. Duarte, esconde um mistério sobre o qual este romance tenta trazer alguma luz…

Um relato apaixonante sobre uma das maiores figuras do passado português e a mitologia de uma nação.

segunda-feira, 14 de julho de 2025

CONDOR, de ANTÓNIO CARLOS CORTEZ | EDITORIAL CAMINHO


Condor é a ave altaneira que, na mitologia andina, representa o intermediário entre o mundo celeste e o mundo dos homens. Mensageiro divino, o condor é o maior pássaro da terra e o único animal que pode olhar o sol de frente, sem cegar.

Na leitura alegórica que António Carlos Cortez aqui propõe, o condor é o próprio poema, augúrio, profecia e símbolo de um despertar pessoal e colectivo. São muitos os ecos da tradição literária que funcionam como subtextos destes vinte e sete poemas longos. Kavafy, M. S. Lourenço, Pedro Salinas, Oscar Hahn, Propércio e Yeats; Verlaine, Fernando Pessoa, Alberto Caeiro, Jorge de Sena, Sophia e Ramos Rosa; Gastão Cruz, Fiama, Octavio Paz e Karl Krauss, vozes convocadas em epígrafe ou transformadas em personagens do teatro dramático que o autor de Jaguar (2019) aqui constrói.

Dividido em quatro secções (Areia de Outono & Oito MeditaçõesSaturnoCoração do Livro e Condor), nestes 27 poemas Cortez responde quer à prosa poética de Jaguar, quer à arte sonestística de Diamante (2021), experimentando agora o poema longo, o verso caudaloso, a intersecção de planos (o real e o sonho, a vida e a morte, o furor e o amor, o passado e o presente).

A escrita obedece a uma dicção que oscila entre a melancolia e a violência da ternura.