Rubricas NG
sábado, 21 de fevereiro de 2026
BALADA DO CORSÁRIO DOS SETE MARES, de MANUEL ALEGRE | DOM QUIXOTE
sexta-feira, 20 de fevereiro de 2026
AUTORES INTERNACIONAIS | ITAMAR VIEIRA JUNIOR
quinta-feira, 19 de fevereiro de 2026
TUDO O QUE FICOU PARA TRÁS, de NORA ROBERTS | CHÁ DAS CINCO
quarta-feira, 18 de fevereiro de 2026
SCANDALOUS, de L.J. SHEN | CHÁ DAS CINCO
Amo-a tanto que por vezes a odeio.
terça-feira, 17 de fevereiro de 2026
DEUS DA IRA, de RINA KENT | DESASSOSSEGO
segunda-feira, 16 de fevereiro de 2026
O CAVALEIRO DOS SETE REINOS, de GEORGE R. R. MARTIN | EDIÇÕES SAÍDA DE EMERGÊNCIA
Nos últimos dias do reinado do Rei Daeron, com os Sete Reinos em paz e a dinastia real Targaryen no seu apogeu, conhecemos a história de um jovem escudeiro de nome Dunk que parte em busca de fama e glória num dos mais famosos torneios de Westeros.
Mas ele desconhecia que o destino pode pregar estranhas partidas e que o caminho para a honra e nobreza em Westeros está ladeado não só de perigos, mas também de amizade e coragem. Quando conhece Egg, um rapaz misterioso e inteligente, mal sabe que os laços estreitos que forma com ele irão mudar a sua vida para sempre.
Com O Cavaleiro dos Sete Reinos, George R. R. Martin transporta-nos para o mundo fascinante e repleto de intrigas de Westeros, com a mesma mestria com que escreveu a sua obra-prima: A Guerra dos Tronos.
domingo, 15 de fevereiro de 2026
FOI O PRETO, de ÂNGELO DELGADO | DOM QUIXOTE
sábado, 14 de fevereiro de 2026
A EDUCAÇÃO FÍSICA, de ROSARIO VILLAJOS | DOM QUIXOTE
sexta-feira, 13 de fevereiro de 2026
A MONTANHA MÁGICA, de THOMAS MANN | DOM QUIXOTE
Quando as fundações da Terra e da montanha mágica começam a tremer, quando o mundo hermético feito de tédio, torpor e exasperação começa a abalar, por ação do trovão e do enxofre, das baionetas e dos canhões, é que o arganaz adormecido esfrega os olhos e começa a endireitar-se, saindo da sua tenaz hibernação, expulso do seu reino e dos seus sonhos, salvo e liberto, depois de quebrado tão longo e mágico encanto.
quinta-feira, 12 de fevereiro de 2026
TARÂNTULA, de EDUARDO HALFON | DOM QUIXOTE
quarta-feira, 11 de fevereiro de 2026
A CORTINA, de MILAN KUNDERA | DOM QUIXOTE
terça-feira, 10 de fevereiro de 2026
MÁRIO E O MÁGICO, de THOMAS MANN | DOM QUIXOTE
segunda-feira, 9 de fevereiro de 2026
CORAÇÃO SEM MEDO, de ITAMAR VIEIRA JUNIOR | DOM QUIXOTE
domingo, 8 de fevereiro de 2026
Nesta edição de «Versos Quase Matemáticos uns menos e outros mais», que a Caminho agora publica, o texto poético de João Pedro Mésseder, com a originalidade e a criatividade que o caracterizam, alia-se às ilustrações de Ricardo Abreu dando nova vida a este livro em que as palavras e os algarismos, os números e as contas andam de mãos dadas.
Sobre o livro:
– Há candeeiros de iluminação pública no jardim da Matemática?
– Sim, mas quase só se acendem de dia e nem todos os que passam estão atentos a essa luz e usufruem dela. Sem palavras é difícil viver. Sem algarismos e números também é. As tabuadas, por exemplo, não se assemelham a versos escritos para cantar?
Sobre os autores:
João Pedro Mésseder (Porto, 1957) é autor de numerosos livros para crianças e também poeta. Foi distinguido por diversas vezes: Nomeação para a Lista de Honra do IBBY em 2000, 2006 e 2025; Menção do Júri do Prémio Compostela para álbuns infantis em 2010; Prémio Bissaya Barreto de Literatura para a Infância 2014; Prémio Autores da SPA para o melhor livro de literatura para a infância de 2016. Publicou o livro Porto, Maneira de Olhar – crónicas e memórias, tendo sido distinguido com uma Medalha de Mérito da Cidade do Porto em 2023. Tem livros traduzidos para Castelhano, Galego e outros idiomas. Versos Quase Matemáticos, uns menos e outros mais foi selecionado para as listas do Plano Nacional de Leitura, tal como outros livros do autor.
Ricardo Abreu (Porto, 1979) é ilustrador e tem trabalhado, sobretudo em parceria com diversos autores, em cartazes, produtos, livros, edições independentes, mostras e exposições. Com as ilustrações para Versos quase Matemáticos, uns menos e outros mais, foi um dos artistas selecionados para o Prémio Nacional BIG, da 4.ª Bienal de Ilustração de Guimarães (2023).
Ficha do Livro:
Título: Versos quase Matemáticos, uns menos e outros mais l ISBN: 9789722133876 l PVP C/ IVA: 14,90 €
sábado, 7 de fevereiro de 2026
AUTORA INTERNACIONAL | Trisha Sakhlecha | SINGULAR, | GRUPO PORTO EDITORA
![]() |
| Crédito Foto: Alexandra Sokolova (site da autora) |
sexta-feira, 6 de fevereiro de 2026
AUTOR INTERNACIONAL | Matt Beane
![]() |
| Crédito foto: University of California | Santa Barbara |
quinta-feira, 5 de fevereiro de 2026
LANÇAMENTO | "O Código das Competências", de Matt Beane | CASA DAS LETRAS | GRUPO LEYA
Referência mundial, Matt Beane passou uma década a estudar contextos tão diversos como armazéns e salas de cirurgia para identificar os três elementos fundamentais no desenvolvimento de competências: competição, complexidade e conexão — os «três C’s» e investiga o trabalho aliado à robótica e à IA tendo para identificar exceções que possam ser aplicadas ao vasto universo do trabalho. Mostra também como aprender e ensinar melhor e transformar tecnologias inteligentes numa parte da solução, e não do problema.
Inspirador e prático, este livro é um guia essencial para quem deseja preservar o que temos de mais humano: a capacidade de aprender, imaginar e evoluir continuamente em um mundo em constante transformação. Como iremos trabalhar e desenvolver talento e riqueza no século XXI — não apenas para sobreviver, mas para prosperar.
quarta-feira, 4 de fevereiro de 2026
Biblioteca Pública Municipal de Setúbal dedica o mês de fevereiro a Charles Dickens | Atualidade Literária
| Crédito: Câmara Municipal de Setúbal - Direitos Reservados |
A Biblioteca Pública Municipal de Setúbal dedica o mês de fevereiro a Charles Dickens, no âmbito do ciclo Autor do Mês, com uma exposição bibliográfica que destaca a atualidade e a influência de um dos maiores nomes da literatura ocidental.
A iniciativa, promovida pela Câmara Municipal de Setúbal, apresenta uma mostra composta por obras do escritor britânico expostas em vitrines, permitindo um contacto direto com diferentes fases da produção literária
A exposição integra ainda uma biografia e uma bibliografia selecionada, que contextualizam o percurso de Dickens e evidenciam o impacte da obra na leitura da sociedade inglesa do século XIX, marcada por profundas transformações sociais e económicas decorrentes da Revolução Industrial.
Nascido em 1812, em Portsmouth, no Reino Unido, Charles Dickens é considerado um dos principais romancistas da era vitoriana.
Ao longo da carreira publicou 15 romances e numerosos contos, nos quais abordou de forma crítica temas como a pobreza, a exploração do trabalho infantil, a desigualdade social e o funcionamento das instituições.
A mostra pode ser visitada até ao final do mês de fevereiro, de segunda a sexta-feira, das 09h00 às 19h00, e aos sábados, das 14h00 às 19h00, na Biblioteca Pública Municipal de Setúbal,
Os leitores têm, assim, a oportunidade de revisitar ou descobrir um dos grandes autores da literatura clássica britânica, com projeção mundial, sendo Dickens famoso pela sua caracterização detalhada das dificuldades vivenciadas pelas classes menos favorecidas da época Vitoriana.
Fonte e Créditos Fotográficos: Município de Setúbal
terça-feira, 3 de fevereiro de 2026
A Herança, de Trisha Sakhlecha | SINGULAR
Os Agarwal reúnem-se numa ilha privada e luxuosa, ao largo da costa escocesa, para celebrar um encontro há muito esperado.
Raj, o patriarca e magnata dos negócios, prepara-se para anunciar o plano de sucessão da sua empresa multimilionária. Shalini, a matriarca, sonha finalmente ter o marido só para si, depois de anos de sacrifícios. Myra, a filha prodígio e anfitriã, esconde um segredo que ameaça levá-la à ruína. Aseem, o herdeiro esperado, divide-se entre o dever e o amor pela mulher. Aisha, a caçula rebelde, não perde uma oportunidade de criar o caos. E Zoe, a outsider de vida #InstaPerfeita, sabe melhor do que ninguém que nem tudo é o que parece.
Todos escondem segredos capazes de os destruir. Mas só um está disposto a matar para os proteger.
CRÍTICAS DE IMPRENSA
«Um thriller intenso… uma história densa, multifacetada e sombria que se desenvolve lentamente.»
WOMAN & HOME MAGAZINE
«Uma bomba… se achaste que a série Succession era uma exposição chocante dos segredos obscuros de uma família, prepara-te: este livro vai deixar-te boquiaberto.»
PETERBOROUGH TELEGRAPH
«Deliciosamente sombrio, com personagens arrepiantes e um cenário brilhante. Um thriller rápido e viciante.»
SARAH PEARSE, autora de O Sanatório
O thriller glamoroso de Sakhlecha retrata uma família disfuncional a fazer coisas desprezíveis em nome do amor.
WASHINGTON POST
Um retrato elegante de disfunção familiar e um whodunnit cheio de ritmo e suspense — A Herança prende-te até à última página.
INEWS
A fazer lembrar Succession e The White Lotus… Sakhlecha revela um talento digno de Agatha Christie.
THE SUNDAY TIMES
Ficha Técnica:
de Trisha Sakhlecha
ISBN: 978-989-789-316-2
Edição/reimpressão: Janeiro de 2026
segunda-feira, 2 de fevereiro de 2026
TERRA DESOLADA, de ROBERT D. KAPLAN | CLUBE DO AUTOR
Neste novo livro, Kaplan liga o panorama geopolítico a fenómenos sociais contemporâneos, baseando-se em obras fundamentais da filosofia, da política e da literatura, incluindo o poema que deu origem ao título da obra.
Enquanto a obra de T. S. Eliot, publicada após a Primeira Guerra Mundial, abordava a rutura e o colapso da civilização, Kaplan defende que o mundo pós-Guerra Fria tem girado em torno da auto-obsessão.
Uma reflexão incontornável sobre uma sociedade em crise, em que cada desastre regional ameaça tornar-se um conflito global.
Um livro abrangente, provocatório e pertinente. Essencial para todos os que se preocupam com o futuro do nosso mundo.
domingo, 1 de fevereiro de 2026
VEM ABRIR A PORTA À NOITE, de PEDRO ABRUNHOSA | CONTRAPONTO EDITORES
Dando nome a um caleidoscópio emocional que se reflete em letras que se tornaram hinos intemporais, «o trovador do Porto» - e voltamos nós à tão sábia leitura de Lídia Jorge - tornou-se porta-voz da palavra que se canta e nos conta, ponto de partida e de chegada para tantas criações das quais nos apropriámos, «melodias que se entranham na intimidade como se fossem compostas para cada um de nós individualmente, e palavras que substituem o que temos para dizer no momento ao mundo que nos rodeia», como nos recorda Lídia.
Para o papel escrito, este Escritor de Canções também traz diversas geografias e vozes, que dão corpo a causas que nos toldam o olhar e aprofundam a razão em «hits que se tornam bandeiras sociais e humanas por muito tempo», assim se lê no prefácio.
Revisitando três décadas de criação literária, este livro é o testemunho precioso de um pensamento, sensibilidade e originalidade absolutamente ímpares, no qual Pedro Abrunhosa se assume, por direito e talento próprios, o senhor da palavra.
.png)
.png)
.jpg)
.jpg)
.jpg)

.png)

.png)
.png)
.png)
.png)






.jpg)
