Rubricas NG

segunda-feira, 4 de agosto de 2025

NO CENTRO DO CÍRCULO, de ARNE DAHL | DOM QUIXOTE


Quando um quadro de uma empresa siderúrgica é encontrado morto no interior de um BMW devorado pelo fogo, a sua morte é atribuída a um acidente trágico. Contudo, depois de outro acidente quase idêntico, a inspetora-chefe Eva Nyman recebe uma carta em que se revelam pormenores de um ataque, muito mais grave, ainda por ocorrer, e tudo indica que está perante uma série de assassínios e, eventualmente, até de um caso de terrorismo climático.

Nessa carta, Eva reconhece uma expressão que era muitas vezes usada por Lukas Frisell, o seu antigo chefe caído em desgraça, que saiu da polícia depois de ter cometido um erro fatal durante a investigação de um rapto. Eva não quer acreditar que Frisell seja responsável por aqueles crimes, mas as provas apontam na sua direção. E, enquanto a sua nova equipa - o Grupo Nova - se esforça por descobrir o assassino antes que morra mais gente, Eva sente relutância em revelar as suspeitas que tem em relação ao antigo chefe.

Quando começam a ocorrer novos atentados, agora em lugares públicos, inúmeras vidas passam a depender da capacidade do Grupo Nova para pôr termo ao horror. Mas as únicas pistas que têm são uma carta enigmática e um símbolo estranho que aparece em todo o lado: um círculo no centro de um círculo.

domingo, 3 de agosto de 2025

AUTORES INTERNACIONAIS | MIGUEL BONNEFOY

Miguel Bonnefoy nasceu em França, em 1986, filho de mãe venezuelana e de pai chileno. Cresceu na Venezuela e em Portugal, onde frequentou o Liceu Francês. Em 2013, foi galardoado com o Prix du Jeune Écrivain, pelo livro Icare et autres nouvelles. É autor de vários romances premiados, e está traduzido em mais de vinte línguas.

Uma Herança (2020) recebeu o Prémio dos Livreiros Franceses e foi finalista dos prémios GoncourtGoncourt des LycéensFeminaFemina des Lycéens e Grande Prémio da Academia Francesa.
O Sonho do Jaguar (2024) foi aclamado pela crítica, tendo sido vencedor do Prémio Femina e do Grande Prémio de Romance da Academia Francesa, e finalista dos prémios MédicisRenaudot e Jean Giono.

sábado, 2 de agosto de 2025

O SONHO DO JAGUAR, de MIGUEL BONNEFOY | DOM QUIXOTE

Grande Prémio de Romance da Academia Francesa 2024

Prémio Femina 2024
Finalista do Prémio Médicis 2024
Finalista do Prémio Renaudot 2024
Finalista do Prémio Jean Giono 2024

Quando uma pedinte muda de Maracaíbo, na Venezuela, encontra um recém-nascido abandonado nos degraus de uma igreja, nem imagina o destino invulgar que o pequeno órfão virá a ter. Criado na miséria, Antonio será sucessivamente vendedor de cigarros, carregador nos cais, empregado num bordel, até se tornar, graças à sua fervilhante energia, um dos mais ilustres cirurgiões do seu país. Uma companheira excecional será a sua inspiração. Ana Maria irá ficar conhecida como a primeira médica da região. Terão uma filha, a quem darão o nome do próprio país: Venezuela. Ligada tanto pelo nome como pelas suas origens à América do Sul, só pensa, porém, em ir para Paris. Mas ninguém consegue alguma vez deixar verdadeiramente os seus. E será nos cadernos de Cristóbal, o último elo da corrente familiar, que as mil histórias desta espantosa linhagem poderão finalmente ancorar.

Nesta vibrante saga de personagens inesquecíveis, com um estilo flamejante, Miguel Bonnefoy pinta o retrato, inspirado nos seus próprios antepassados, de uma família extraordinária cuja história se entrelaça com a da Venezuela.

sexta-feira, 1 de agosto de 2025

AUTORES NACIONAIS | JOÃO DE MELO

João de Melo nasceu nos Açores, em 1949. Licenciou-se em Filologia Românica pela Faculdade de Letras de Lisboa e foi professor nos ensinos secundário e superior. Entre 2001 e 2010, desempenhou o cargo de conselheiro cultural na embaixada de Portugal em Madrid. Com mais de trinta livros publicados (ensaio, antologia, poesia, romance e conto), tem obras traduzidas em Espanha, França, Itália, Holanda, Roménia, Bulgária, Alemanha, Estados Unidos, México e Croácia.
Ao seu romance Gente Feliz com Lágrimas foram atribuídos cinco importantes prémios literários: Grande Prémio de Romance e Novela da APE, Prémio Fernando Namora, Eça de Queiroz, Livro do Ano Antena Um e o Prémio Internacional Cristóvão Colombo (Lima, Peru). Foi ainda adaptado a televisão para a RTP, numa série de cinco episódios dirigida por José Medeiros, e ao teatro por João Brites para o grupo «O Bando».
Livro de Vozes e Sombras venceu o Grande Prémio de Literatura dst 2021 e o Prémio de Novela e Romance Urbano Tavares Rodrigues 2021, instituído pela FENPROF.
Em 2016, João de Melo recebeu o Prémio Vergílio Ferreira, consagrando a sua carreira literária. Pelo conjunto da obra, foi-lhe também atribuído o Prémio Tributo de Consagração Fundação Inês de Castro 2020.