quarta-feira, 1 de maio de 2024

AUTORES INTERNACIONAIS | MÁRIO LÚCIO SOUSA

Mário Lúcio Sousa nasceu em 1964, no Tarrafal, Ilha de Santiago, Cabo Verde. Licenciou-se em Direito na Universidade de Havana.
Foi deputado ao Parlamento e Ministro da Cultura e Artes de Cabo Verde.
É uma das figuras mais reconhecidas da cena literária e musical cabo-verdiana e o escritor mais premiado no seu país, considerado o criador de uma nova linguagem que resgata o português arcaico para a língua crioula.
É autor de vários livros de poesia, ficção, ensaio e teatro e publicou na Dom Quixote os romances O Novíssimo Testamento (Prémio Carlos de Oliveira 2010), Biografia do Língua (Prémio Miguel Torga 2015 e Prémio PEN Clube de Narrativa 2016), O Diabo Foi Meu Padeiro e A Última Lua de Homem Grande (finalista do Prémio LeYa 2022 e do Prémio Oceanos 2023 e escolhido para o Plano Nacional de Leitura em Portugal). Gravou mais de dez álbuns musicais e recebeu vários prémios e condecorações.
 

DIVULGAÇÃO | CARUNCHO, de LAYLA MARTÍNEZ | ANTÍGONA

Caruncho (2021) narra o regresso de uma neta, acusada de um crime, à casa rural da família e mergulha o leitor no coração de uma Espanha vazia, marcada por resquícios do franquismo, uma terra tão agreste e estéril como o destino a que condena as mulheres que nela vivem.

Contada a duas vozes, pela jovem e pela avó, esta história de rancor e vingança é indissociável da memória do lar assombrado, de espectros que clamam justiça, entre quatro paredes sobre as quais pesam traumas herdados e décadas de violência e opressão.

Um aclamado romance de estreia, com ecos de Pedro Páramo, de Juan Rulfo, e de alguns contos de Silvina Ocampo, em que se entrelaçam terror, injustiça social e uma pesada herança familiar que, como o caruncho, corrói as protagonistas.
 

terça-feira, 30 de abril de 2024

AUTORES INTERNACIONAIS | KAREN M. MCMANUS

Karen M. McManus é autora bestseller internacional e #1 do New York Times de thrillers young adults. Os seus livros incluem a trilogia Um de Nós Mente, que foi adaptada pela Peacock para série de televisão e que é transmitida no nosso país pela Netflix. Depois escreveu os thrillers Dois Guardam Um SegredoOs PrimosVais Ser a Minha Morte e Nada Mais a Dizer.
A autora tem sido aclamada pela crítica, os seus livros têm recebido várias nomeações e prémios e estão publicados em mais de 40 línguas.
KARENMCMANUS.COM @writerkmc @writerkmc

 

segunda-feira, 29 de abril de 2024

AUTORES INTERNACIONAIS | KRISTIN HANNAH


Kristin Hannah é a autora multipremiada e bestseller de mais de vinte romances, muitos dos quais publicados já pela Bertrand Editora, de que destacamos As Inseparáveis (Firefly Lane, a série inspirada no romance, está disponível em streaming na Netflix desde fevereiro), A Grande Solidão e o clássico moderno O Rouxinol (editado em 43 línguas e cuja adaptação cinematográfica, protagonizada por Dakota e Elle Fanning, tem estreia prevista para o Natal de 2022). Este último romance, aliás, foi eleito livro do ano (2015) pela AmazonBuzzfeediTunesLibrary JournalPasteThe Wall Street Journal e The Week, vencendo também o Goodreads Choice Awards. Hannah, que começou por exercer advocacia antes de se dedicar à escrita, vive com o marido no noroeste dos Estados Unidos. www.kristinhannah.com

DIVULGAÇÃO | NADA MAIS A DIZER, de KAREN M. MCMANUS | EDIÇÕES GAILIVRO

Há quatro anos, Brynn deixou Saint Ambrose após o assassinato do seu professor favorito - uma história que fez as manchetes dos jornais depois do corpo ter sido descoberto por três alunos na floresta atrás da escola. O caso nunca ficou resolvido. Agora que Brynn regressa à sua cidade natal para iniciar um estágio de sonho num programa de true crime, está determinada a descobrir o que realmente aconteceu.

Os jovens que encontraram o professor Larkin são a entrada na investigação, e o seu ex-melhor amigo, Tripp Talbot, foi um deles. Se Tripp não tivesse contado a sua versão da história, Shane e Charlotte teriam sido presos, mas aconteceu o oposto e Tripp subiu ao topo da pirâmide social de Saint Ambrose. Os amigos de Tripp nunca se esqueceram do que ele fez por eles naquele dia, e ele também não. Tal como que tudo o que contou à polícia era mentira.

Quando Brynn começa a investigar o que aconteceu na floresta naquele dia, descobre segredos que podem mudar tudo: sobre Saint Ambrose, William Larkin e sobre o seu ex-melhor amigo, Tripp Talbot. Alguém escapou impune a um assassinato. Agora, o mais assustador é que podem estar mais próximos do culpado do que julgam.
 

domingo, 28 de abril de 2024

DIVULGAÇÃO | QUANDO AS MONTANHAS CANTAM, de NGUYEN PHAN QUÉ MAI | ALMA DOS LIVROS

Um país em guerra. Uma família dividida. Uma história de coragem e esperança.
Vietname, 1972. Do seu refúgio nas montanhas, a pequena Huong, e a sua avó observam Hanói a arder sob o fogo dos bombardeiros americanos. Até àquele momento a guerra tinha sido apenas uma sombra que afastara a família e dilacerava o país. Agora, entrava de forma brutal nas suas vidas.

Quando regressam à cidade, descobrem a sua casa completamente destruída e decidem reerguê-la, tijolo a tijolo. Para animar a neta, Di¿u Lan começa a contar a história da sua vida: desde os anos nas terras da família durante a ocupação francesa, as invasões japonesas e a chegada dos comunistas; da sua fuga desesperada para Hanói, sem comida nem dinheiro, e a dura decisão de deixar os filhos pelo caminho, na esperança de que, mais tarde ou mais cedo, se reencontrassem.

O tempo passa e quando finalmente terminam a reconstrução da casa, a guerra já terminou. Os veteranos estão a regressar da linha da frente e Huong pode finalmente voltar a abraçar a mãe, que está uma mulher muito diferente daquilo que ela se lembrava. A guerra roubou-lhe a esperança e as palavras; e caberá a Huong dar-lhe voz e ajudá-la na dura tarefa de se libertar do fardo amargo de todos os segredos...
 

sábado, 27 de abril de 2024

AUTORES NACIONAIS | LÍDIA JORGE

Lídia Jorge estreou-se com a publicação de O Dia dos Prodígios (1980), um dos livros mais emblemáticos da literatura portuguesa pós-revolução.
Desde então tem publicado obras nas áreas do romance, conto, ensaio, teatro, crónica e poesia.
Os seus textos têm sido adaptados para teatro, televisão e cinema e têm sido distinguidos com os principais prémios literários nacionais, sendo o mais recente o Prémio Eduardo Lourenço (2023).
De entre os seus livros destacam-se A Costa dos MurmúriosO Vale da PaixãoO Vento Assobiando nas GruasOs Memoráveis e Estuário.
Amplamente traduzida e publicada no estrangeiro, entre os prémios internacionais que recebeu contam-se o Prémio ALBATROS da Fundação Günter Grass e o Prémio FIL de Literatura em Línguas Românicas de Guadalajara.
Misericórdia (2022), o seu mais recente romance, foi galardoado com o Grande Prémio de Romance e Novela da APE/DGLAB, o Prémio PEN Clube Português de Narrativa, o Prémio Urbano Tavares Rodrigues, o Prémio Literário Fernando Namora/Estoril-Sol e o Prémio Médicis Estrangeiro, atribuído pela primeira vez a um autor de língua portuguesa.