segunda-feira, 5 de maio de 2025

O JUÍZO DAS MÃOS, de ELIZA CAMPELLO | SAÍDA DE EMERGÊNCIA

Quatro anos passaram e Lala continua no mesmo sítio. Tudo mudou. Nada mudou. À beira da maioridade, Lala desfaz-se em segredos, presa a memórias mais reais que a própria vida. De dia, ela é Lala Di Ehr, estudante e herdeira, amada sobrinha, prima e amiga, filha pouco querida, mas não esquecida, a dar os passos decisivos para a idade adulta. De noite, é outra Lala, conhecida por outro nome, leal a uma causa proibida, cometendo crime atrás de crime em nome de uma conspiração contra a única Nação que conhece.

Nada muda. Tudo muda. Uma noite, aparece um clonado onde não devia. Balahúr. Como um sonho ou um pesadelo. O mesmo modelo que Bheithir, a mesma idade que Bheithir, mas o oposto a Bheithir. Perigoso e imprevisível, Balahúr oferece-se à causa secreta de Lala, ameaçando destruir o fraco controlo que lhe resta. Ao mesmo tempo, o mundo ameaça resvalar em seu redor. O Estado milenar onde nasceu, que sobreviveu a todas as tempestades, ameaça finalmente afundar com o peso de males antigos. Em breve, não haverá fuga ou esconderijo para ninguém.
Para clonados ou não-clonados. Para todos os vivos. Aproxima-se o Dia do Juízo.

 

domingo, 4 de maio de 2025

TERRIUM, de LUCY ANGEL | SAÍDA DE EMERGÊNCIA

Quando uma entidade maligna emerge das profundezas do Oceano, a princesa de Oceânia é escolhida para embarcar numa jornada arriscada pelos Sete Reinos. A sua missão é encontrar e reunir as lendárias Bruxas do Mar, escondidas da humanidade há anos. Só assim conseguirá derrotar a Escuridão que ameaça dominar tudo o que conhece.
Mas quando o Destino a leva até Terrium, o Reino Assombrado, Catherine tem de fazer uma escolha: aceitar a ajuda da tripulação de piratas que um dia a conduziu à morte… ou enfrentar o seu destino sozinha.
A Escuridão pretende dominar o mundo e Catherine é a única que a pode travar. Com o destino dos Sete Reinos em jogo, a Escolhida está disposta a arriscar tudo. Até navegar com o homem que a traiu… se isso significar salvar o que lhe resta.

 

sábado, 3 de maio de 2025

A MUSA DE CAMÕES, de MARIA HELENA VENTURA | SAÍDA DE EMERGÊNCIA

A Musa de Camões recua até ao século XVI, para a Lisboa de onde partiam as caravelas que descobriam o mundo e chegavam as especiarias que maravilhavam a Europa. No paço real vive a mais bela e rica princesa da cristandade, a Infanta D. Maria. Nas ruelas tortuosas aventura-se o mais talentoso poeta da época, Luís de Camões.
Mas Lisboa não tem só encantos. A Infanta, invulgarmente culta e graciosa, retratada por pintores e cantada por poetas, vive asfixiada por uma corte que conspira para que ela não case nem leve o dote mais cobiçado da Europa. E Camões, invejado pelo talento único e odiado por maridos cujas mulheres cantou e encantou, é um desafortunado que até El Rei pretende exilar para longe.
Um dia os seus olhares cruzam-se. Tão diferentes de nascimento e posição, as suas almas desencantadas parecem gémeas. Uma deseja atenção, a outra anseia por uma musa, ambas encontram o amor. Trazendo à vida uma época gloriosa e personagens fascinantes, Maria Helena Ventura conta-nos a história de um amor único e impossível, que aos olhos da lei era crime e aos da Inquisição era pecado.
 

sexta-feira, 2 de maio de 2025

ESTIGMA, de JORN LIER HORST & THOMAS ENGER | DOM QUIXOTE


 O quarto volume da série bestseller Blix & Ramm.

Thrillers com crime, forte ação e suspense psicológico em doses inteligentes.

Encarcerado numa cadeia de alta segurança, Alexander Blix une de novo forças com Emma Ramm para encontrar um assassino implacável que escapou de uma prisão alemã e está a caminho da Noruega. Blix e Ramm estão de volta num thriller emocionante e intenso, escrito a quatro mãos por dois dos melhores autores do noir nórdico.

Alexander Blix é um homem destroçado. Após ter sido condenado por vingar a morte da filha, encontra-se detido numa cadeia de alta segurança da Noruega, onde os outros presos o desafiam e humilham constantemente. Entretanto, lá fora, os antigos colegas de Blix deram início à perseguição a um assassino aterrador: Walter Kroos fugiu de uma prisão na Alemanha e tudo indica que se dirige para norte. Mas a única pista que a polícia tem é uma ligação de Kroos a um dos presos da ala onde Blix se encontra, e, por isso, agora é indispensável a ajuda do ex-detetive.

A jornalista Emma Ramm, uma das pouquíssimas pessoas na lista de visitantes de Blix, ajuda-o nos seus esforços para estabelecer ligações entre o passado e o presente, entre o mundo prisional e o mundo exterior. Quando, por fim, começa a juntar as várias peças do puzzle, Blix identifica uma comunidade que vive da floresta, a 150 quilómetros a norte de Oslo, cujos habitantes, profundamente traumatizados, guardam segredos fatais… segredos que podem vir a denunciar todos os implicados no caso.

Críticas de imprensa
«Intenso, brutal e emocionante.»
Sunday Times

quinta-feira, 1 de maio de 2025

A EXTINÇÃO DE IRENA REY, de JENNIFER CROFT | CASA DAS LETRAS

Oito tradutores chegam a uma casa no meio da floresta, na fronteira da Bielorrússia. A casa pertence à autora de renome mundial Irena Rey, e eles estão lá para traduzir a sua obra-prima, Eminência Parda. Mas, poucos dias depois da sua chegada, Irena desaparece sem deixar rasto.

Os tradutores, oriundos de oito países diferentes, mas que partilham a mesma reverência pela sua amada autora, começam a investigar para onde terá ido enquanto prosseguem o trabalho de tradução. Exploram o antigo refúgio arborizado, com os seus fungos e líquenes inebriantes, e estudam os pertences exóticos e os textos escusos da autora, em busca de pistas. Mas são revelados segredos - e mentiras - de Irena Rey para os quais eles não estão preparados.

Forçados a enfrentar as suas diferenças à medida que se tornam cada vez mais paranoicos neste sonho febril de isolamento e obsessão, em breve os tradutores estão enredados numa teia de rivalidades e desejo, ameaçando não só o seu trabalho, mas também o destino da sua amada autora. 

Este hilariante e viciante segundo livro da premiada tradutora e autora Jennifer Croft é uma brilhante análise da arte, do ser celebridade, do mundo natural e do poder da linguagem. É uma aventura inesquecível e inultrapassável com um pequeno, mas global, elenco de personagens abaladas pelos choques do amor, da destruição e da criação numa das últimas grandes regiões selvagens da Europa. 

Críticas
«A Croft escreve com uma intensidade arrebatadora.»
Olga Tokarczuk, vencedora do Prémio Nobel da Literatura