sábado, 30 de agosto de 2025

AUTORES NACIONAIS | SÓNIA SÉNICA

Sónia Sénica é professora auxiliar no departamento de Relações Internacionais da Universidade Autónoma de Lisboa (UAL) e professora convidada na Universidade Nova de Lisboa – Faculdade de Ciências Sociais e Humanas. É ainda investigadora integrada do Instituto Português de Relações Internacionais (IPRI-NOVA), fazendo parte do seu Conselho Científico, e investigadora associada do Observare-UAL. É doutorada em Relações Internacionais pela Universidade Nova de Lisboa, mestre em Ciência Política e Relações Internacionais, licenciada em Ciência Política e Relações Internacionais pela mesma instituição e foi a primeira participante portuguesa no curso «Rússia e o mundo contemporâneo» da Academia Diplomática do Ministério dos Negócios Estrangeiros russo, em Moscovo (2003). Atualmente, é membro do Grupo de Reflexão do Atlântico do Instituto de Defesa Nacional (desde fevereiro de 2023), membro do Observatório de Segurança e Defesa da SEDES (desde 1 de junho de 2023) e membro da estrutura diretiva da Secção de Relações Internacionais da Associação Portuguesa de Ciência Política (desde março de 2025). Foi também coordenadora científica da Academia da Trans European Policy Studies Association (TEPSA) em 2022, em Bruxelas.
Foi coordenadora de um projeto de investigação na Fundação Luso-Americana em 2016. Trabalhou no Ministério dos Negócios Estrangeiros entre 2000 e 2005 e é comentadora de política internacional na CNN Portugal desde 2022. As suas áreas de investigação são a Federação Russa, política externa, política internacional e segurança internacional, sobre as quais tem diversas publicações. Foi agraciada com o Prémio «Golfinhos de Ouro - Figura do Ano do Concelho de Sesimbra em 2025» e com o Prémio «Profissional do Ano 2023», pelo Rotary Club de Sesimbra.
 

sexta-feira, 29 de agosto de 2025

ORDEM TRIPOLAR, de SÓNIA SÉNICA | PLANETA

A ascensão da China, o regresso da Rússia a uma lógica de confronto direto com o Ocidente e a perceção global de declínio norte-americano abrem caminho a uma nova ordem mundial — tripolar, incerta e desafiante.

Neste livro, Sónia Sénica, professora de Relações Internacionais e comentadora de política internacional na CNN Portugal, analisa com rigor e clareza o reposicionamento das três grandes potências do nosso tempo face aos desafios do presente: os Estados Unidos da América, a Federação Russa e a República Popular da China. A partir de uma leitura crítica, sem filtros eurocêntricos ou ocidentais, o livro propõe compreender os motivos, estratégias e visões de cada um dos principais atores da política internacional.

Da invasão da Ucrânia ao reforço do eixo sino-russo, passando pela fragilidade das instituições multilaterais e o impacto das novas formas de guerra híbrida, este livro atual e fundamental, desenha um retrato inquietante do mundo em transformação. Simultaneamente, um alerta e um convite à reflexão, Ordem Tripolar é uma obra indispensável para entender o que está em jogo nesta transição geopolítica, em que a democracia liberal é posta à prova e na qual a Europa procura, ainda, o seu lugar.
 

quinta-feira, 28 de agosto de 2025

CRÓNICAS DE NUNES UM ASNO, de MBARRETO CONDADO | CHIADO BOOKS

Nos confins da alma humana existe um lugar curioso, onde o ridículo e a vaidade se encontram e ensaiam uma valsa desajeitada. É nesse pântano existencial que nasce o nosso protagonista — um homem cuja maior proeza é ser um asno presunçoso. Um verdadeiro mestre na arte de parecer sábio sem o ser, de falar alto e dizer pouco, de julgar o mundo do alto da sua imaginária torre de marfim.

Estas crónicas não são um exercício de crueldade, mas antes um espelho sarcástico onde, com alguma sorte (e talvez um pouco de coragem), o leitor poderá vislumbrar reflexos das suas próprias asneiras.

Entre feitos e desfeitos, discursos pomposos e decisões desastrosas, o protagonista revela não só o seu próprio ridículo, mas também o da humanidade que, mais vezes do que gostaríamos de admitir, partilha da sua vã presunção.

Prepare-se, caro leitor, para acompanhar as aventuras e desventuras de alguém que, na ânsia de parecer mais do que é, acaba por ser muito menos do que poderia ser.

Que estas páginas sirvam, acima de tudo, para boas gargalhadas.

E sendo esta uma obra de ficção, qualquer semelhança com nomes, pessoas, factos ou situações reais será, naturalmente, pura coincidência.
 

quarta-feira, 27 de agosto de 2025

ILHA AO CREPÚSCULO, de MBARRETO CONDADO | CHIADO BOOKS

Depois de o mundo mergulhar na escuridão, os primos regressam à Ilha de Faro — não para fugir, mas para recuperar o que é seu. A casa da infância, outrora um refúgio seguro, é agora o último bastião de esperança. As criaturas transformaram o lugar onde foram felizes num cenário de medo e ruína.

Determinados a limpar a ilha, enfrentam o desconhecido com coragem. Mas depressa percebem que a verdadeira ameaça não se limita às sombras: são os humanos — aqueles que perderam a compaixão e se tornaram ainda mais cruéis do que os monstros — que representam o maior perigo.

Cada escolha pode ser fatal, e não estão apenas a lutar por si. O destino de outras vidas depende deles. E, no fim, terão de descobrir o que significa salvar uma casa… num mundo que já não reconhecem.
 

terça-feira, 26 de agosto de 2025

NOITE INTERMINÁVEL, de MBARRETO CONDADO | CHIADO BOOKS


 

Nas tranquilas férias de verão na Ilha de Faro, o impossível irrompe sem aviso. À medida que a noite cai, a realidade começa a desvanecer-se, dando lugar a um pesadelo sombrio e inexplicável. Algo espreita na escuridão — algo que não devia existir.

Os primos, apanhados no coração do mistério, vêem-se de repente em perigo real. Quando a sobrevivência se torna a única hipótese, não há tempo para hesitações. É preciso correr, lutar e abandonar tudo sem olhar para trás. Porque quando o medo se torna mais do que uma sensação... cada decisão pode ser a última.

segunda-feira, 25 de agosto de 2025

COLAR DE BRISINGAMEN - PROFECIA DO SANGUE, de MBARRETO CONDADO | CHIADO BOOKS

 

Sei o que me espera, tenho noção da enorme responsabilidade, de todas as vidas que dependem unicamente do meu sucesso.

Nos meus momentos mais difíceis, quando as forças ameaçam abandonar-me sei que quem me ama virá em meu auxílio, atravessando o véu que separa os vivos dos mortos para me reconfortar e que o vazio deixado, com o tempo será atenuado pelo suave murmúrio do vento.

Se for chegada a minha hora, partirei a lutar com todas as forças que a Deusa me deu e com a certeza de que deixarei este mundo livre de Sombras.

Gráim thú, a Rhenan, agus níos mó ná riamh ba mhaith liom maireachtáil.

Maria MacCumhaill

domingo, 24 de agosto de 2025

OS FILHOS DA MEIA-NOITE, de SALMAN RUSHDIE | DOM QUIXOTE

Para celebrar 60 anos de vida editorial, as Publicações Dom Quixote revisitam alguns dos marcos da ficção universal que, ao longo do tempo, ajudaram a definir o seu catálogo e a consolidar o seu papel na história literária em Portugal. Obras maiores que a editora deu a conhecer aos leitores portugueses, vozes incontornáveis, reunidas agora numa coleção singular que presta tributo ao passado, honra o presente e reafirma um compromisso duradouro com a literatura de excelência.

Nascido precisamente ao bater da meia-noite, no exato momento em que a Índia se tornava independente, Saleem Sinai é uma criança especial. No entanto, esta simultaneidade de nascimento tem consequências para as quais ele não está preparado: poderes telepáticos ligam-no a outros mil «filhos da meia-noite», todos eles dotados de dons extraordinários.
Indissociavelmente ligada à sua nação, a história de Saleem é um turbilhão de desastres e triunfos que espelha o percurso da Índia moderna na sua forma mais impossível e gloriosa.

Publicado em 1981, Os Filhos da Meia-Noite, segundo romance de Rushdie, não só deu notoriedade ao seu autor como se tornou num fenómeno literário, tendo conquistado o Prémio Booker em 1981, o Booker dos Bookers em 1993 e, em 2008, o Melhor do Booker.
 

sábado, 23 de agosto de 2025

A RAPARIGA COM GELO NAS VEIAS, de KARIN SMIRNOFF | DOM QUIXOTE


 

A inesquecível Lisbeth Salander está de volta, neste oitavo volume da saga Millennium, num thriller surpreendente, vertiginoso e brutal, que instila nova vida à série e às personagens de Stieg Larsson, agora pela mão de Karin Smirnoff.

O extremo norte da Suécia está a arrefecer. Na primavera, a vila de Gasskas continua debaixo de uma implacável camada de neve. À medida que as temperaturas diminuem, aumentam as tensões entre uma multinacional que explora despudoradamente os recursos naturais da região e os habitantes prudentes, que têm contas a ajustar.
Uma bomba destrói uma ponte que é um local de passagem crucial. Pouco tempo depois, é assassinada uma jovem jornalista.

Entretanto, Lisbeth está na sua casa de Estocolmo, a tentar preencher o vazio deixado pela sua última relação amorosa. Mas quando descobre que o seu amigo hacker Praga foi raptado e encontra a sobrinha, Svala, no patamar à sua porta, não tem outro remédio senão voltar a Gasskas – com Mikael Blomkvist a seu lado. Blomkvist assume a direção do jornal de Gasskas e Lisbeth tenta localizar Praga.
É então que Svala desaparece, e os maiores medos de Lisbeth regressam para a assombrar…

Atraídos de novo à vila sem lei onde predadores se disfarçam de salvadores e inimigos se fingem de amigos, Salander e Blomkvist veem-se obrigados a deslindar uma história de violência numa corrida contra o tempo.

sexta-feira, 22 de agosto de 2025

INTERPRETAÇÕES DO AMOR, de JANE CAMPBELL | DOM QUIXOTE


Há mais de cinquenta anos que o professor Malcolm Miller guarda uma carta que a sua irmã Sophy lhe entregou pouco antes do acidente de viação que lhe tirou a vida e que deixou Agnes órfã ainda pequena. Ele prometera que a faria chegar às mãos do jovem médico que Sophy conhecera nos anos 1940, na Liverpool devastada pela guerra, numa noite que mudaria para sempre o rumo da sua vida. Mas Malcolm acabou por não enviar a carta e, decorridos tantos anos de hesitações, resolve finalmente partilhar o segredo de Sophy com a sobrinha, Agnes Stacey, justamente no dia em que esta casa a filha.

Mas será uma celebração íntima do amor o melhor pretexto para expor fracassos e segredos do passado? Para acordar recordações e também o remorso do que não se chegou a viver?

Abordando as muitas formas diferentes que o amor pode assumir e contado de múltiplas perspetivas, Interpretações do Amor é um romance envolvente sobre como pessoas que têm todas as ferramentas para analisar a vida amorosa das outras são tantas vezes incapazes de lidar com a sua.

quinta-feira, 21 de agosto de 2025

NADA CRESCE AO LUAR, de TORBORG NEDREAAS | DOM QUIXOTE

No crepúsculo azul de uma noite de primavera, um homem sente-se atraído por uma bela e solitária desconhecida que vê no átrio de uma estação ferroviária, e a quem oferece ajuda. Ela acompanha-o até casa e, durante uma noite inebriante de vinho e cigarros, conta-lhe a história devastadora da sua vida. Ela precisa desesperadamente de alguém com quem falar. Ele ouve-a, fascinado, e a partir dessa noite será assombrado para sempre pela revelação clara e honesta de uma alma despedaçada – tal como o leitor o será.

Aos dezassete anos, ela torna-se amante do professor de liceu, e a sua vida fica fora de controlo, dando lugar à gravidez, à pobreza e à alienação. Aqui, a escuridão e a luz convergem, e o amor não correspondido floresce no meio das sombras das injustiças sociais, enquanto ela luta pela autonomia: da sua vida, da sua mente e do seu corpo. Consumida por uma paixão obsessiva, regressa continuamente a situações em que é abusada. Por fim, ao confrontar o seu passado sem autocomiseração, sem negar a sua responsabilidade pessoal, apercebe-se do quanto o seu comportamento autodestrutivo se deve a um sistema capitalista e patriarcal que obriga as mulheres a desempenhar papéis que as tornam emocional e economicamente dependentes.

Cativante, visceral e repleto de emoções, Nada Cresce ao Luar é uma obra imprescindível sobre o que significa navegar numa sociedade opressiva feita para homens, mas também uma ode intransigente ao amor, à saudade e ao desejo.
 

quarta-feira, 20 de agosto de 2025

AUTORES INTERNACIONAIS | MIGUEL BONNEFOY

Miguel Bonnefoy nasceu em França, em 1986, filho de mãe venezuelana e de pai chileno.
Cresceu na Venezuela e em Portugal, onde frequentou o Liceu Francês.
Em 2013, foi galardoado com o Prix du Jeune Écrivain, pelo livro Icare et autres nouvelles.
É autor de vários romances premiados, e está traduzido em mais de vinte línguas.
Uma Herança (2020) recebeu o Prémio dos Livreiros Franceses e foi finalista dos prémios Goncourt, Goncourt des Lycéens, Femina, Femina des Lycéens e Grande Prémio da Academia Francesa.
O Sonho do Jaguar (2024) foi aclamado pela crítica, tendo sido vencedor do Prémio Femina e do Grande Prémio de Romance da Academia Francesa, e finalista dos prémios Médicis, Renaudot e Jean Giono.

terça-feira, 19 de agosto de 2025

O SONHO DO JAGUAR, de MIGUEL BONNEFOY | DOM QUIXOTE

Grande Prémio de Romance da Academia Francesa 2024
Prémio Femina 2024
Finalista do Prémio Médicis 2024
Finalista do Prémio Renaudot 2024
Finalista do Prémio Jean Giono 2024

Quando uma pedinte muda de Maracaíbo, na Venezuela, encontra um recém-nascido abandonado nos degraus de uma igreja, nem imagina o destino invulgar que o pequeno órfão virá a ter. Criado na miséria, Antonio será sucessivamente vendedor de cigarros, carregador nos cais, empregado num bordel, até se tornar, graças à sua fervilhante energia, um dos mais ilustres cirurgiões do seu país. Uma companheira excecional será a sua inspiração. Ana Maria irá ficar conhecida como a primeira médica da região. Terão uma filha, a quem darão o nome do próprio país: Venezuela. Ligada tanto pelo nome como pelas suas origens à América do Sul, só pensa, porém, em ir para Paris. Mas ninguém consegue alguma vez deixar verdadeiramente os seus. E será nos cadernos de Cristóbal, o último elo da corrente familiar, que as mil histórias desta espantosa linhagem poderão finalmente ancorar.

Nesta vibrante saga de personagens inesquecíveis, com um estilo flamejante, Miguel Bonnefoy pinta o retrato, inspirado nos seus próprios antepassados, de uma família extraordinária cuja história se entrelaça com a da Venezuela.
 

segunda-feira, 18 de agosto de 2025

A FILHA DAS ESTRELAS, de NORA ROBERTS | CHÁ DAS CINCO

A bela e talentosa Emma vive num mundo de luxo e privilégio. Mas está prestes a descobrir que a fama não pode protegê-la quando alguém deseja a sua morte. Salva pelo pai, uma estrela pop em ascensão, de uma infância infeliz, a jovem cresce rodeada de amor, imersa no mundo da música, e com uma forte ligação à madrasta e ao irmão mais novo.
No entanto, quando tudo parecia perfeito, dá-se a tragédia: o irmão morre numa tentativa de rapto. Após anos de dor e culpa, e de ser perseguida pela imprensa, Emma começa a sentir-se capaz de finalmente largar o passado. Determinada e confiante, atreve-se a começar uma carreira e até a apaixonar-se. Mas o homem com quem casa não é quem parece. E o que fazer quando os segredos que esconde na sua memória podem comprometer quem está disposto a tudo para que não vejam a luz do dia?
 

domingo, 17 de agosto de 2025

AS PEQUENAS COISAS QUE GUARDAMOS, de CATARINA ARAÚJO | CHÁ DAS CINCO

Com esta crença enraizada, a jovem cresce sob a sombra do avô, numa busca incessante pela aprovação da família, grande e turbulenta, construindo muros que a protegem, mas que também a isolam do mundo.
Agora, com 29 anos, depois de uma década a viver e estudar fora de Portugal, Sabrina regressa às suas raízes, aos dramas familiares e às dificuldades em encontrar a verdadeira independência. O risco de cair nas redes de uma paixão avassaladora por um amor proibido da adolescência ameaça abalar os alicerces da vida inócua que tenta construir. No entanto, por entre provocações e cumplicidades, uma nova versão de si é revelada, liberta das constrições de outrora: uma Sabrina assustadoramente real.
As Pequenas Coisas Que Guardamos, um livro pleno de conexão e humanidade, explora a família, o trauma e o amor reprimido, numa ode às memórias e aos laços que, mesmo imperfeitos, nos fazem inteiros.
 

sábado, 16 de agosto de 2025

A NUVEM NO OLHAR, de JOÃO DE MELO | DOM QUIXOTE

A Nuvem no Olhar reúne dez histórias bastante distintas entre si, onde nos são propostas diversas abordagens de cariz social que não se limitam a expor críticas a usos e costumes, antes refletem sobre as ideologias e mentalidades que lhes estão subjacentes. Nelas encontramos relações intrafamiliares, caricaturas de políticos, quadros do quotidiano docente e da intelectualidade em geral, ou a simples história da viagem de um casal, em lua de mel, às nove ilhas açorianas, apresentadas como revelação essencial.

De salientar «O Tríptico dos Barcos», o conto mais longo deste livro - podendo mesmo considerar-se uma novela curta -, que nos dá a perspetiva de três elementos de uma família lisboeta sobre o fim do nosso ciclo colonial africano e o evoluir do processo português posterior à descolonização.

No ano em que comemora cinquenta anos de vida literária, a intenção do autor ao reunir aqui estas histórias foi a de disponibilizar uma autoantologia das suas ficções curtas, duas delas ainda inéditas em livro, e as demais escolhidas dos dois primeiros volumes de contos que publicou, mas todas reescritas com o propósito de estabelecer a sua edição definitiva. Esta que o leitor tem agora em mãos.
 

sexta-feira, 15 de agosto de 2025

UMA HISTÓRIA DO MUNDO EM 47 FRONTEIRAS, de JOHN ELLEDGE | DESASSOSSEGO

Desde que existem mapas que as linhas neles desenhadas marcam as fronteiras, geográfica ou totalmente arbitrárias, que dividem territórios, povos, culturas ou identidades políticas, e que se podem tornar intemporais, mesmo depois de terem desaparecido. Estas linhas poderiam ser bastante diferentes se uma guerra, um tratado ou as decisões de alguns europeus tivessem sido outras.
Ao contar as histórias destas fronteiras, podemos aprender muito sobre a vaidade e loucura humanas, e ver como aquilo que parece óbvio e permanente num século parecerá aleatório ou ridículo noutro. Estas histórias mostram-nos como decisões tomadas por razões de curto prazo podem ter efeitos de longo prazo no mundo real, durante as décadas ou os séculos vindouros.
Das tentativas romanas de definir os limites da civilização, ao acordo secreto britânico-francês para dividir o Império Otomano durante a Primeira Guerra Mundial, até à razão pela qual a Bolívia, sem acesso à costa, ainda mantém uma marinha, esta obra apresenta uma visão fascinante, engenhosa e surpreendente da história do mundo contada através das suas fronteiras.
 

quinta-feira, 14 de agosto de 2025

SOBRE DEMOCRACIAS E CULTOS DE MORTE, de DOUGLAS MURRAY | DESASSOSSEGO

 

Neste seu novo livro, Douglas Murray confronta a questão mais urgente do nosso tempo: porque é que os apoiantes ocidentais da Palestina estão, inadvertidamente, alinhados com um império maligno?
O autor argumenta que o conflito não é uma simples história de opressor contra oprimido, mas um choque entre uma democracia multirracial próspera e um culto da morte determinado a destruí-la. Baseado numa extensa investigação no território de Israel, em Gaza e no Líbano, Murray apresenta um argumento convincente que contextualiza a violência mais recente e leva os leitores numa cruciante jornada do pós-massacre de 7 de outubro, combinando relatos exclusivos de vítimas, sobreviventes e até dos terroristas responsáveis pelas
atrocidades.
Sobre Democracias e Cultos de Morte ilustra como a concordância do estado de Israel para com os valores fundamentais do Ocidente — capitalismo, direitos individuais, democracia e razão — o tornou num farol de progresso numa região dominada pelo autoritarismo e extremismo. Murray contrasta os princípios de Israel com a ideologia do Hamas, que proclama abertamente o seu amor pela morte ao invés da vida.
Fundamentado, esclarecedor e baseado em factos, esta é uma leitura essencial para quem procura compreender as complexidades do conflito israelo-palestiniano e as suas implicações para o futuro da democracia no mundo.

quarta-feira, 13 de agosto de 2025

PENSAMENTOS MALIGNOS, de NORA ROBERTS | CHÁ DAS CINCO


Thea Fox tem a vida que sempre desejou. Tornou-se uma famosa criadora de videojogos, uma profissão que lhe permite mudar-se para Redbud Hollow, a sua terra de infância. Fica então a viver num acolhedor chalé, perto da sua adorada avó e da casa onde cresceu. E quando descobre que o seu vizinho é a sua paixão da adolescência, parece que a vida não lhe podia correr melhor.

Mas nem tudo foi um mar de rosas. Thea carrega o fardo de um dom especial, que partilha com a sua avó. Ambas conseguem perscrutar as mentes e as almas das pessoas. Por vezes, conseguem até ver o futuro. A avó chama-lhe um dom, mas desde que Thea viu num sonho os seus pais serem assassinados, parece-lhe mais uma maldição. Graças à sua visão, a polícia apanhou o homem que os matou e colocou-o atrás das grades.

No entanto, por mais longe que o assassino se encontre, Thea consegue escutar os seus pensamentos doentios e testemunhar as suas ações perversas. Ele sabe disso porque também consegue perscrutar a mente dela ― e a derradeira vingança tornou-se a missão da sua vida.

terça-feira, 12 de agosto de 2025

A MANSÃO DOS SEGREDOS, de MARY ELLEN TAYLOR | CHÁ DAS CINCO

De luto pela perda da mãe, Lucy Kincaid deixa Nashville e parte em busca da casa que herdou em Cape Hudson, Virgínia. Esta herança é simultaneamente um mistério e um raio de esperança: talvez agora ela possa encontrar as respostas para as intermináveis questões sobre o passado da mãe… incluindo quem é o seu pai biológico. Contudo, em vez da casa em ruínas que esperava encontrar, Lucy descobre uma grande propriedade com muitos esconderijos – suficientemente grande para albergar um século de segredos, paixões e traições. E, a somar à propriedade, há igualmente um enigmático estranho que quer reivindicar a herança de Lucy… Enquanto Lucy explora o passado e o legado secreto da propriedade, descobre tanto sobre a história da sua família quanto sobre si mesma. E, nesta busca, poderá finalmente encontrar a única coisa que nunca teve: um lar.
 

segunda-feira, 11 de agosto de 2025

SEGREDOS DE FAMÍLIA, de MARY ELLEN TAYLOR | CHÁ DAS CINCO


Grávida e ainda a fazer o luto pela morte do noivo, Megan Buchanan decide seguir o seu sonho de devolver o esplendor original à emblemática casa de campo construída pelo trisavô na Virgínia. Com a ajuda do melhor amigo do noivo, ela espera atrair o tão necessário turismo de que a cidade de Cape Hudson necessita.

Porém, para Megan, é a pequena residência do caseiro que se encontra na propriedade que guarda a história mais intrigante. Ao descobrir um conjunto escondido de cartas antigas, ela mergulha na fascinante vida de uma jovem que, há um século, partiu numa aventura. A cada carta, Megan desvenda o universo daquela mulher e todos os seus segredos. Mas Megan também tem os seus próprios segredos.
À medida que o passado daquela mulher se revela em cada carta, Megan irá descobrir mais sobre si mesma e sobre as tormentas emocionais da família, que podem ser enfrentadas ao lado de quem mais amamos e em quem mais confiamos…

domingo, 10 de agosto de 2025

A PROFECIA DOS DOIS LOBOS, de TERESA BETTENCOURT DE NORONHA | SAÍDA DE EMERGÊNCIA

Numa terra onde os feiticeiros são perseguidos e purificados pelo fogo para devolver o poder a Aesther, a Deusa Enganada, Kathryn, uma jovem cuja mente fervilha de sonhos e anseios por uma aventura grandiosa, luta pelo direito de poder fazer as suas escolhas.
O seu destino é abruptamente alterado quando se vê prisioneira de um mestre feiticeiro num castelo deserto. Com o passar do tempo, Kathryn dá por si cada vez mais apaixonada, quer pelo mundo que lhe é desvendado, onde os feiticeiros tentam sobreviver a uma religião implacável e cruel, quer pelo castelo onde agora vive e pelo que, ou quem, este encerra.
Tudo parece piorar quando descobre que uma terrível profecia paira sobre o jovem feiticeiro cujo olhar, cheio de sombras e mistério, não lhe sai do pensamento nem do coração. Kathryn está decidida a não deixar que a profecia se realize, mas o que poderá fazer uma rapariga sem qualquer magia, quando todos parecem mais fortes e poderosos?
Numa história repleta de coragem, descoberta, escolhas e sacrifício, onde a magia fervilha na ponta dos dedos dos herdeiros do Trapaceiro, começam a tecer-se as Crónicas de Naznir.

«Do Nada eu criei Naznir e ao Nada Naznir voltará, se os meus poderes não me forem restituídos. Purificai a Prole do Trapaceiro pelas chamas que vos concedo
AESTHER, SENHORA DO FIRMAMENTO

 

sábado, 9 de agosto de 2025

AUTORES INTERNACIONAIS | SÁNDOR MÁRAI

Sándor Márai nasceu em 1900, em Kassa, uma pequena cidade húngara que hoje pertence à Eslováquia. Passou um período de exílio voluntário na Alemanha e em França durante o regime de Horthy, nos anos 1920, até que abandonou definitivamente o seu país, em 1948, com a chegada do regime comunista, tendo emigrado para os Estados Unidos. A subsequente proibição da sua obra na Hungria fez cair no esquecimento quem nesse momento era considerado um dos escritores mais importantes da literatura centro-europeia. Foi preciso esperar várias décadas, até à queda do regime comunista, para que este extraordinário escritor fosse redescoberto no seu país e no mundo inteiro. Sándor Márai suicidou-se em 1989, em San Diego, na Califórnia, poucos meses antes da queda do muro de Berlim.
 

sexta-feira, 8 de agosto de 2025

AS VELAS ARDEM ATÉ AO FIM, de SÁNDOR MÁRAI | DOM QUIXOTE

Um pequeno castelo de caça na Hungria, onde outrora se celebravam elegantes saraus e cujos salões decorados ao estilo francês se enchiam com a música de Chopin, mudou radicalmente de aspeto. O esplendor de então já não existe, tudo anuncia o final de uma época.

Dois homens, amigos inseparáveis na juventude, sentam-se a jantar depois de quarenta e um anos sem se verem. Um passou muito tempo no Extremo Oriente, o outro, ao contrário, permaneceu na sua propriedade. Mas ambos viveram à espera deste momento, pois entre eles interpõe-se um segredo de uma força singular...

Críticas de imprensa
«Um romance notável... com uma poderosa atmosfera de suspense e uma estrutura elegantemente tecida de argumentos morais e metafísicos... Triunfante.»
The New York Times Book Review

 

quinta-feira, 7 de agosto de 2025

AUTORES INTERNACIONAIS | SAMUEL BJORK

Samuel Bjørk é um pseudónimo do romancista norueguês, autor de peças de teatro e cantor e compositor Frode Sander Øien. Já lançou seis álbuns, exibiu várias obras de arte em diversas galerias e traduziu Shakespeare. Viajo Sozinha é a sua primeira obra como autor de thrillers noirs, está publicado em mais de trinta e um países e é um bestseller internacional com milhões de livros vendidos em todo o mundo. Samuel Bjørk é muitas vezes referenciado como semelhante a autores como Stieg Larsson ou Jo Nesbø. Samuel Bjørk nasceu em 1969 e atualmente reside e trabalha em Trondheim, na Noruega.
 

quarta-feira, 6 de agosto de 2025

A ILHA MORTAL, de SAMUEL BJORK | DOM QUIXOTE

Depois dos horrores que viveu como investigadora, Mia Krüger refugiou-se na isolada ilha de Hitra, em busca de paz. Mas a tranquilidade é quebrada quando uma menina de 11 anos a aborda com um pedido simples e aterrador: «Ajude-me a encontrar o meu amigo desaparecido».

Jonathan desapareceu há três anos. Sem pistas. Sem respostas. Mas agora, uma adolescente é encontrada brutalmente assassinada... com o nome de Jonathan escrito com o seu sangue.

Mia sente que o pesadelo apenas começou. E para enfrentá-lo, chama o único homem em quem confia: Holger Munch.

À medida que corpos surgem e segredos antigos vêm à tona, os dois mergulham numa teia de mentiras, dor e violência. O que parecia uma vila pacata esconde uma verdade obscura e alguém está disposto a matar para mantê-la enterrada.

Críticas de imprensa
«Soberbo e genuinamente emocionante,»
Daily Mail

 

terça-feira, 5 de agosto de 2025

AUTORES INTERNACIOANIS | ARNE DAHL

Arne Dahl (1963), escritor, crítico e editor sueco, é considerado um dos melhores autores de policiais nórdicos. Os seus livros encontram-se traduzidos em 32 países, com vendas de mais de cinco milhões de exemplares, e uma das suas séries foi adaptada a televisão, com imenso sucesso, pela BBC.
Pela qualidade da sua escrita, recebeu os mais prestigiados prémios de literatura policial da Suécia, Alemanha e Dinamarca.
Em 2016 iniciou a série que tem como protagonistas os detetives Sam Berger e Molly Blom; uma série altamente aclamada que conta com três livros publicados em Portugal pela Dom Quixote: Areias MovediçasPerseguidos e O Próximo És Tu.
No Centro do Círculo é o primeiro volume da série do Grupo Nova.

 

segunda-feira, 4 de agosto de 2025

NO CENTRO DO CÍRCULO, de ARNE DAHL | DOM QUIXOTE


Quando um quadro de uma empresa siderúrgica é encontrado morto no interior de um BMW devorado pelo fogo, a sua morte é atribuída a um acidente trágico. Contudo, depois de outro acidente quase idêntico, a inspetora-chefe Eva Nyman recebe uma carta em que se revelam pormenores de um ataque, muito mais grave, ainda por ocorrer, e tudo indica que está perante uma série de assassínios e, eventualmente, até de um caso de terrorismo climático.

Nessa carta, Eva reconhece uma expressão que era muitas vezes usada por Lukas Frisell, o seu antigo chefe caído em desgraça, que saiu da polícia depois de ter cometido um erro fatal durante a investigação de um rapto. Eva não quer acreditar que Frisell seja responsável por aqueles crimes, mas as provas apontam na sua direção. E, enquanto a sua nova equipa - o Grupo Nova - se esforça por descobrir o assassino antes que morra mais gente, Eva sente relutância em revelar as suspeitas que tem em relação ao antigo chefe.

Quando começam a ocorrer novos atentados, agora em lugares públicos, inúmeras vidas passam a depender da capacidade do Grupo Nova para pôr termo ao horror. Mas as únicas pistas que têm são uma carta enigmática e um símbolo estranho que aparece em todo o lado: um círculo no centro de um círculo.

domingo, 3 de agosto de 2025

AUTORES INTERNACIONAIS | MIGUEL BONNEFOY

Miguel Bonnefoy nasceu em França, em 1986, filho de mãe venezuelana e de pai chileno. Cresceu na Venezuela e em Portugal, onde frequentou o Liceu Francês. Em 2013, foi galardoado com o Prix du Jeune Écrivain, pelo livro Icare et autres nouvelles. É autor de vários romances premiados, e está traduzido em mais de vinte línguas.

Uma Herança (2020) recebeu o Prémio dos Livreiros Franceses e foi finalista dos prémios GoncourtGoncourt des LycéensFeminaFemina des Lycéens e Grande Prémio da Academia Francesa.
O Sonho do Jaguar (2024) foi aclamado pela crítica, tendo sido vencedor do Prémio Femina e do Grande Prémio de Romance da Academia Francesa, e finalista dos prémios MédicisRenaudot e Jean Giono.

sábado, 2 de agosto de 2025

O SONHO DO JAGUAR, de MIGUEL BONNEFOY | DOM QUIXOTE

Grande Prémio de Romance da Academia Francesa 2024

Prémio Femina 2024
Finalista do Prémio Médicis 2024
Finalista do Prémio Renaudot 2024
Finalista do Prémio Jean Giono 2024

Quando uma pedinte muda de Maracaíbo, na Venezuela, encontra um recém-nascido abandonado nos degraus de uma igreja, nem imagina o destino invulgar que o pequeno órfão virá a ter. Criado na miséria, Antonio será sucessivamente vendedor de cigarros, carregador nos cais, empregado num bordel, até se tornar, graças à sua fervilhante energia, um dos mais ilustres cirurgiões do seu país. Uma companheira excecional será a sua inspiração. Ana Maria irá ficar conhecida como a primeira médica da região. Terão uma filha, a quem darão o nome do próprio país: Venezuela. Ligada tanto pelo nome como pelas suas origens à América do Sul, só pensa, porém, em ir para Paris. Mas ninguém consegue alguma vez deixar verdadeiramente os seus. E será nos cadernos de Cristóbal, o último elo da corrente familiar, que as mil histórias desta espantosa linhagem poderão finalmente ancorar.

Nesta vibrante saga de personagens inesquecíveis, com um estilo flamejante, Miguel Bonnefoy pinta o retrato, inspirado nos seus próprios antepassados, de uma família extraordinária cuja história se entrelaça com a da Venezuela.

sexta-feira, 1 de agosto de 2025

AUTORES NACIONAIS | JOÃO DE MELO

João de Melo nasceu nos Açores, em 1949. Licenciou-se em Filologia Românica pela Faculdade de Letras de Lisboa e foi professor nos ensinos secundário e superior. Entre 2001 e 2010, desempenhou o cargo de conselheiro cultural na embaixada de Portugal em Madrid. Com mais de trinta livros publicados (ensaio, antologia, poesia, romance e conto), tem obras traduzidas em Espanha, França, Itália, Holanda, Roménia, Bulgária, Alemanha, Estados Unidos, México e Croácia.
Ao seu romance Gente Feliz com Lágrimas foram atribuídos cinco importantes prémios literários: Grande Prémio de Romance e Novela da APE, Prémio Fernando Namora, Eça de Queiroz, Livro do Ano Antena Um e o Prémio Internacional Cristóvão Colombo (Lima, Peru). Foi ainda adaptado a televisão para a RTP, numa série de cinco episódios dirigida por José Medeiros, e ao teatro por João Brites para o grupo «O Bando».
Livro de Vozes e Sombras venceu o Grande Prémio de Literatura dst 2021 e o Prémio de Novela e Romance Urbano Tavares Rodrigues 2021, instituído pela FENPROF.
Em 2016, João de Melo recebeu o Prémio Vergílio Ferreira, consagrando a sua carreira literária. Pelo conjunto da obra, foi-lhe também atribuído o Prémio Tributo de Consagração Fundação Inês de Castro 2020.
 

quinta-feira, 31 de julho de 2025

A NUVEM NO OLHAR, de JOÃO DE MELO | DOM QUIXOTE

A Nuvem no Olhar reúne dez histórias bastante distintas entre si, onde nos são propostas diversas abordagens de cariz social que não se limitam a expor críticas a usos e costumes, antes refletem sobre as ideologias e mentalidades que lhes estão subjacentes. Nelas encontramos relações intrafamiliares, caricaturas de políticos, quadros do quotidiano docente e da intelectualidade em geral, ou a simples história da viagem de um casal, em lua de mel, às nove ilhas açorianas, apresentadas como revelação essencial.

De salientar «O Tríptico dos Barcos», o conto mais longo deste livro - podendo mesmo considerar-se uma novela curta -, que nos dá a perspetiva de três elementos de uma família lisboeta sobre o fim do nosso ciclo colonial africano e o evoluir do processo português posterior à descolonização.

No ano em que comemora cinquenta anos de vida literária, a intenção do autor ao reunir aqui estas histórias foi a de disponibilizar uma autoantologia das suas ficções curtas, duas delas ainda inéditas em livro, e as demais escolhidas dos dois primeiros volumes de contos que publicou, mas todas reescritas com o propósito de estabelecer a sua edição definitiva. Esta que o leitor tem agora em mãos.
 

quarta-feira, 30 de julho de 2025

AUTORES NACIONAIS | VERA RODRIGUES

VERA RODRIGUES é licenciada em Comunicação e Relações Públicas e mestre em Língua, Literatura e Cultura Inglesa. Vimaranense de gema, divide o tempo pelas suas grandes paixões: a sua cara-metade e a sua patuda, amigos, escrita e os Bombeiros. Atualmente trabalha como assistente comercial numa agência têxtil. Os livros são o seu grande vício. Tem mais do que
aqueles que algum dia será capaz de ler, mas como a  perseverança é uma das suas qualidades, vai continuar a comprar, porque acredita que vai ter oportunidade de os ler todos. Iniciou-se no mundo da escrita há muito tempo, mas só em 2023 publicou o seu primeiro conto infantil. Foi também nesse ano que perdeu praticamente toda a visão devido a uma doença na retina, no entanto, não será a falta de visão que a impedirá de continuar a fazer o que realmente gosta, porque se há coisa que aprendeu, é que não é só com os olhos que se consegue ver o mundo.
 

terça-feira, 29 de julho de 2025

LAÇOS DE CULPA, de VERA RODRIGUES | CHÁ DAS CINCO

Marisol passou a vida a ouvir a mãe dizer-lhe que era gorda e feia. Quando comia algo que a mãe não aprovava, era prontamente castigada, e isso fez com que a comida passasse a ser o seu pior inimigo. Quando a mãe teve um AVC e ficou presa à cama, a jovem decidiu cuidar dela, até ao dia terrível em que a casa pegou fogo. A mãe morreu e Marisol nunca se perdoou.
Alex adora mulheres, poder e luxo, vivendo, sem pudor, às custas de Luísa, a sua meia-irmã. No meio de uma discussão entre os dois, esta sente-se mal e tem de ser hospitalizada de urgência. Não morre, mas fica num coma que deixa Alex destruído pela culpa. O caminho de Marisol e Alex cruza-se quando ela vai trabalhar para ele, como cuidadora da irmã.
Eles não podiam ser mais diferentes, mas rapidamente percebem que estão unidos pelos laços da culpa. Daqui nascerá uma história de amor única e invulgar, mas será essa relação capaz de sobreviver ao maior dos vilões — a culpa?
 

segunda-feira, 28 de julho de 2025

AUTORES INTERNACIONAIS | DEANA BARROQUEIRO

DEANA BARROQUEIRO nasceu nos EUA e emigrou para Portugal aos dois anos. Licenciou-se em Filologia Românica, na Faculdade de Letras de Lisboa, a que se seguiram 35 anos a leccionar Língua e Literatura Portuguesa e Francesa. Entre a sua obra publicada inclui-se: Cruzeiro do Sul; Contos Eróticos e Novos Contos Eróticos do Velho Testamento; D. Sebastião e o Vidente e 1640; O Navegador da Passagem — Bartolomeu Dias, O Espião de D. João II — Pêro da Covilhã, O Corsário dos Sete Mares — Fernão Mendes Pinto; Rascunhos Secretos — Fernão de Magalhães. A sua obra de não-fi cção História dos Paladares em 3 volumes conquistou o Gourmand Best in the World Awards — Series 2021–2022, assim como os Gourmand World Awards 2021–2022 nas Categorias «História da Culinária» e «Séries». O seu último romance, O Cozinheiro da Rainha Adúltera, já conquistou nos Gourmand World Awards — 2025 um dos raros Special Award.
 

domingo, 27 de julho de 2025

O COZINHEIRO DA RAINHA ADÚLTERA, de DEANA BARROQUEIRO | EDIÇÕES SAÍDA DE EMERGÊNCIA

O Cozinheiro da Rainha Adúltera revela-nos a conjura para a usurpação do trono de D. Afonso VI pelo seu irmão, D. Pedro, recorrendo a um vergonhoso julgamento da nulidade do seu matrimónio por impotência, a pedido da esposa
francesa.
Esta é uma trama de traições, adultério e incesto, descoberta pelo cozinheiro-mor Domingos Rodrigues e a sua rede de espiões espalhados pelo Paço, com acesso a conversas, cartas e outros documentos oficiais.
Mas também pelas notícias avulsas, boatos e escritos satíricos impressos em folhas volantes, recolhidos pelas personagens e transcritos no romance.
Com o cozinheiro Domingos Rodrigues, o leitor percorrerá as ruas de Lisboa do século XVII, enojado pelo mau cheiro e sujidade, mas deslumbrado com
a sua beleza. Vai parar nos mercados para comprar especiarias e na zona do Malcozinhado da Ribeira, para comer um petisco, ouvindo ler as notícias pelos pregoeiros da capital. Assistirá ainda aos banquetes e festividades do casamento real, às touradas e torneios, admirando o fausto dos trajos, perucas e jóias.
 

sábado, 26 de julho de 2025

AUTORES NACIONAIS | NUNO JÚDICE

Nuno Júdice (1949-2024) nasceu no Algarve. Professor universitário, assumiu em 2009 a direção da revista Colóquio-Letras da Fundação Calouste Gulbenkian. Publicou o primeiro livro em 1972 e foi um dos mais importantes nomes da poesia contemporânea. Recebeu os mais importantes prémios de literários nacionais e internacionais, entre os quais: Pen Clube (1985), Prémio D. Dinis da Fundação da Casa de Mateus (1990), da Associação Portuguesa de Escritores (1995), Bordalo da Casa da Imprensa (1999), Cesário Verde e Ana Hatherly (2003) e Fernando Namora (2004). Em 2013, foi distinguido com o XXII Prémio Rainha Sofia de Poesia Ibero-Americana (Espanha); em 2014, com o Prémio de Poesia Poetas del Mundo Latino Víctor Sandoval (México); em 2015, com o Prémio Argana de Poesia, da Maison de la Poésie de Marrocos e o Prémio Literário Fundação Inês de Castro – Tributo de Consagração; e, em 2016, com o El Ojo Crítico Iberoamericano de Radio Nacional de Espanha.