domingo, 19 de fevereiro de 2023

APRESENTAÇÃO DO LIVRO "A MAIS BREVE HISTÓRIA DA RÚSSIA, de JOSÉ MILHAZES | CÂMARA MUNICIPAL DA LOURINHÃ

 









Nem só de folia vive o Homem!

Sábado à noite nas ruas praticamente desertas da Lourinhã, onde só se ouvia o som de passos caminhando aparentemente sem rumo, até pararem à porta do Auditório Dr. Afonso Rodrigues Pereira. Um prédio antigo, renovado, com um anfiteatro suficientemente grande para o evento a que se destinava. Fileiras de cadeiras, o ar condicionado ligado, convidativo, para quem deixava para trás o frio da noite e nas caras dos responsáveis pela organização uma expressão de incerteza, seria o público suficiente para preencher a sala? O dia escolhido para a apresentação do livro: “A Mais Breve História da Rússia”, de José Milhazes, era uma aposta arriscada quando a vizinha Torres Vedras estava com o Carnaval ao rubro. O evento da noite era uma versão do Oeste de David contra Golias.

Foi num piscar de olhos, que a angústia sobre a possibilidade de uma sala vazia se transformou num pesadelo logístico, os lugares deixaram de ser suficientes para acomodar tanta gente. Prontamente foram colocadas cadeiras de apoio dos dois lados de cada fila, houve ainda quem se encostasse às paredes ou até mesmo se sentasse no chão, as portas deixadas abertas permitiam que todos os que já não tinham lugar no interior pudessem assistir ainda que do lado de fora.

Sentiu-se no ar um entusiasmo vibrante quando José Milhazes entrou, a assistência com o seu livro recém-adquirido aguardava expectante para o escutar. Ficámos a saber o motivo pelo qual escreveu o livro, quando o tinha feito, falou com emoção sobre todo o percurso que tem pautado a sua vida, como poveiro, filho de pescadores, marido, pai, avô, o motivo que o fez viver na URSS, as circunstâncias que o fizeram deixar a atual Federação Russa, como todos os momentos da sua vida que o moldaram, fortaleceram, o tornaram no homem admirado e admirável que é.

Às inúmeras perguntas que lhe foram colocadas respondeu sempre com conhecimento, humor e “sem papas na língua”, possivelmente, das suas características, aquela que mais apreciamos.

Passava da meia-noite quando terminou, mas não se foi embora, não sem antes falar individualmente com todos aqueles que não se quiseram despedir, sem levar uma dedicatória sua como lembrança, de um serão tão bem passado.

Obrigada José Milhazes.

Também lhe tenho muita estima e consideração.










Texto: Madalena Condado

Fotos: Pavel Kolomytsev


Sem comentários:

Enviar um comentário