sábado, 5 de dezembro de 2020

CRÍTICA LITERÁRIA | "Lua de Mel em Paris", um romance agora inserido numa Colectânea "Entre Nós", de Elizabeth Adler | QUINTA ESSÊNCIA - GRUPO LEYA


 Isabel de Almeida

 | Crítica Literária | Jornalista | Editora

Elizabeth Adler é bem conhecida das leitoras de romance contemporâneo e há muito habituou as suas seguidoras a histórias leves, com um toque de romantismo, por vezes algum mistério e tendo por aspecto distintivo dominante o facto de transportar os leitores para os locais paradisíacos onde decorrem as suas histórias, numa verdadeira viagem pelos caminhos da imaginação literária.

Ao longo dos anos vêm sendo publicados diversos romances, e este ano foram reunidos três romances numa verdadeira edição de coleccionador a que não irão resistir as fãs da autora, mesmo as que tenham os livros em formato individual, obra esta editada sob o título sugestivo "Entre Nós" que inclui os livros "Romance na Toscana", "Lua de Mel em Paris" e "Encontro na Provença"

Para aguçar o apetite, aqui deixamos a crítica literária respeitante ao livro "Lua de Mel em Paris".

Com Lua de Mel em Paris Elizabeth Adler traz-nos um Romance bastante leve, de fácil, rápida e envolvente leitura, mas que, ainda assim, nos dá a oportunidade para uma reflexão acerca do sentido da vida e das consequências mais ou menos positivas que podem advir das opções que tomamos.

   Apresentando um núcleo bastante reduzido de personagens, a acção decorre de modo bastante dinâmico, o que torna o livro bastante viciante.

  A personagem central - Lara Lewis - é uma mulher de meia-idade [45 anos], da classe média alta, casada com um agora conceituado Pediatra - Bill Lewis - é mãe de dois filhos jovens adultos, casada há 25 anos, defronta-se com o fantasma de um casamento em crise.

   Ao saber que Bill mantém um romance extra-conjugal com a sua bela Assistente - Melissa Kenney - Lara teme pelo fim do casamento e pelo desmoranar do seu projecto de vida, enquanto mãe de família e esposa dedicada do Dr. Bill Lewis, reconhecendo que deixou para trás as suas hipóteses de construção de uma carreira, tendo-se anulado enquanto ser humano com identidade e projectos pessoais próprios.

  Bill, arrogante, prepotente, snob, workaholic e, mais recentemete, infiel, adia a viagem de segunda Lua de Mel em França, recusando-se a acompanhar Lara, e viajando para Pequim com a amante e Assistente Melissa.

   É no seu refúgio de Praia, na Costa de Carmel, que Lara irá conhecer o construtor civil Daniel Holland, com o qual se irá envolver e, numa decisão impulsiva, convida-o para a acompanhar a França na viagem em que, sem que o jovem amante saiba, irá repetir dentro do possível a Lua de Mel que havia tido com Bill, há 25 anos atrás, e que recorda como mágica e romântica.

   Nesta volta de 180 graus que vê a sua vida dar, Lara conta com o apoio incondicional das suas amigas de sempre, Delia, Susie e Vannie, que a incentivam a ir para França, e que não se mostram chocadas com o aparecimento de Daniel Holland na vida de Lara, dando a sua aprovação ao romance.

   E assim, Lara e Daniel partem numa aventura romântica em direcção a Paris e a várias  outras regiões de França, enfrentando alguns contratempos, à medida que Lara tenta redescobrir o seu "eu" perdido, numa viagem introspectiva, que os leitores vão acompanhando a par e passo.

   Nesta sua viagem de (re)descoberta, Lara procura enfrentar a dura realidade que a espera, quando regressar a casa, e reconhece que a sua vida pode não ter passado de uma questão de aparências, com base no que se entende ser socialmente correcto.

   Aos 45 anos, com algum peso a mais, uma certa ingenuidade, e após uma vida inteira de regras e convenções sociais e inibições, estará Lara à altura de se descobrir a si mesma, e se reconstruir, assumindo, finalmente, o papel de protagonista da sua própria vida?

   E Daniel Holland, um jovem, belo e modesto construtor Civil, que ajudou a criar os seus irmãos como de filhos se tratassem, estará verdadeiramente apaixonado por Lara e disposto a ajudá-la neste novo percurso de vida, ou tudo não passará de uma paixão forte mais passageira? Irão ambos saber conciliar as divergências decorrentes das suas histórias de vida e diferença geracional?

  A resposta a esta e outras perguntas caberá às leitoras descobrir, enquanto vão desvendando as maravilhas gastronómicas e paisagísticas de França, que Adler tão bem sabe descrever, transportando mentalmente o leitor para os locais onde se encontram as personagens.

  Escolhas, traição, romance, aventura, introspecção e redescoberta, a que se somam as belas paisagens de França e todo um modo de vida tão típico deste país. Uma boa proposta para presente de Natal, que lhe trará umas boas horas de descontracção.

 Recomendamos esta leitura!

FICHA TÉCNICA DA OBRA:

Título: Entre Nós 

(Inclui "Romance na Toscana", "Lua de Mel em Paris" e "Encontro na Provença")

Autora: Elizabeth Adler

Edição: Setembro de 2020

Editora: Quinta Essência | Grupo LeYa

Páginas: 912



Sem comentários:

Publicar um comentário