segunda-feira, 5 de julho de 2021

CRÍTICA LITERÁRIA | " Noites de Paixão", de Cheryl Holt | Quinta Essência - Grupo LeYa


Texto: Isabel de Almeida | Jornalista | Crítica Literária

Foto: Direitos Reservados | Grupo LeYa


"Noites de Paixão", de Cheryl Holt, é um romance histórico sensual, cuja acção decorre na Cidade de Londres, em 1813, levando-nos aos salões de festas e às alcovas da alta sociedade Britânica do século XIX.

As personagens centrais desta narrativa são: Kate Duncan [uma aristocrata que caiu em desgraça devido a segredos escandalosos de família e que vive agora como dama de companhia e tutora da sua prima afastada Lady Melanie Lewis] e Marcus Pelham, Conde de Stamford, arrogante, sedutor inveterado, arrogante e carregando secretamente algumas mágoas do passado que levam a que se entregue aos prazeres da carne, sem que se consiga envolver emocionalmente...até ao momento em que uma misteriosa poção de amor o faz ser surpreendido por Kate, que o observa em pleno acto sexual com Lady Pamela [ a madrasta viúva de Marcus, pela qual este fora em tempos completamente apaixonado, mas que o viria a trocar pelo pai].

Outras personagens com bastante relevo na acção, embora não merecedoras de tanto destaque quanto Kate e Marcus [o principal par amoroso da trama] são a imatura, maldosa e snob Lady Melanie Lewis, filha da pérfida matrona Regina Lewis, que controla os filhos com mãos de ferro, hostiliza e humilha Kate, a quem  trata como uma simples criada, embora esta seja filha do falecido Conde de Doncaster e prima afastada do seu falecido marido]. Christopher Lewis, herdou o título nobiliárquico do falecido pai de Kate, sendo o único verdadeiro amigo da jovem. Lady Pamela é a sensual e perversa madrasta de Marcus, uma caçadora de fortunas que vive a expensas do enteado, em busca de um novo marido que lhe permita manter o elevado nível de vida que mantém na alta sociedade de Londres, e ansiando casar o Enteado com Lady Melanie Lewis, por interesses meramente materiais.

O romance apresenta uma estrutura bastante elaborada, numa construção bastante harmoniosa de um complexo enredo, que vai mantendo o leitor preso às páginas do livro, em constante suspense, vão sendo revelados segredos escondidos, e existem reviravoltas surpreendentes na parte final da obra, toda ela imbuída de evidente dinamismo narrativo.

A linguagem é bastante acessível e dotada de fluidez e elegância, conseguindo transmitir o mundo interno das personagens, os seus estados de alma, e naturalmente empatizamos com os bons e antipatizamos com os maus, muito pela forma como Cheryl nos vai descrevendo pensamentos e atitudes.

Marcus e Kate vivem um tórrido romance, encontrando-se secretamente durante a noite, e a jovem e inocente Kate descobre em si instintos básicos que desconhecia possuir, e que a deixam paradoxalmente dividida entre o prazer que começa a descobrir e a culpa que advém do código moral bastante estrito em relação à condição feminina, na época em que decorre a acção [Século XIX]. O romance apresenta em perfeito equilíbrio cenas com forte carga sexual, mas descritas de forma bastante elegante e que não choca, embora seja claramente um romance para adultos,  mas às peripécias amorosas das várias personagensnão são alheios uns toques de magia [uma poção do amor que Kate e outras personagens irão beber no decurso da história, e que constitui um detalhe bastante original que dá à história momentos de mistério e até de alguma comicidade], romantismo e amor.

Sairá Kate ilesa emocionalmente do relacionamento com Marcus? Irão ambos encontrar o caminho para o futuro juntos ou em separado? As vilãs Pamela e Regina levarão a bom porto os seus intentos maquiavélicos?  e os jovens irmãos Melanie e Christopher conseguirão com sucesso libertar-se da tirania materna?

 "Noites de Paixão" transporta-nos para saudáveis momentos de diversão, ficamos totalmente presos pela magia da poção de amor que arrasta as personagens para o seu destino, e que as leva a viver momentos verdadeiramente escaldantes. Esta poção de amor contém ingredientes como mistério, magia, sensualidade ao rubro. Instale-se no seu local preferido, pegue neste livro e deixe-se levar pelos caminhos da sedução! Se gosta de romances de época com um toque de erotismo vai adorar, se ainda não nada deste género literário, talvez tenha chegado o momento de ler algo diferente, alertamos para o risco de ficar seriamente viciada nesta autora e neste género literário.

FICHA TÉCNICA DO LIVRO:

Autora: Cheryl Holt
 
Título: "Noites de Paixão"
 
Título Original: "Further than Passion"
 
Editora: Quinta Essência [Grupo LeYa]
 
3ª Edição: Outubro de 2011
 
Páginas: 295

Em breve daremos a conhecer a mais recente obra desta autora publicada em Portugal - A Orfã e o Fidalgo.
 

Sem comentários:

Enviar um comentário