terça-feira, 5 de outubro de 2021

AUTORES NACIONAIS | VANESSA LOURENÇO

 


Vanessa Lourenço é uma autora portuguesa independente, com formação em psicologia clínica, que dedica o presente momento do seu percurso literário à literatura fantástica na vertente inspiracional, recorrendo ao reino animal aliado aos nossos desafios de todos os dias para inspirar e motivar o público a questionar percursos de vida e despertar consciências. Os seus livros assentam em duas premissas fundamentais: a de que todos temos dentro de nós uma mensagem que merece ser partilhada com o mundo, e a de que a nossa verdade individual deve ser despertada, e potenciada. Basta que para isso procuremos dentro de nós o palco que melhor se adapta à personalidade de cada um, e que estejamos dispostos a ultrapassar a barreira do desmerecimento e do julgamento alheio. No fundo, que sejamos o máximo possível fiéis à nossa natureza.

Publicou o seu primeiro livro em 2015, A cria negra de Felis Mal’ak, o primeiro de uma trilogia onde a espécie felina assume a responsabilidade de nos introduzir a uma aventura onde a gestão de emoções, da perda, a transposição de obstáculos pessoais e confrontação com as nossas próprias limitações, assumem o papel principal, por intermédio de um discurso acessível a todas as idades. É também uma história onde valores como a amizade, o misticismo e a capacidade de nos colocarmos no lugar do outro, assumem posições de relevo.

Em 2016 surge o segundo volume da trilogia, A Batalha de Sekmet, assente na temática do caminho do herói, e onde se explora a fundo a dualidade bem/ mal que existe em cada um de nós com recurso a um personagem de natureza divina com raízes egípcias: Bastet/ Sekhmet. É um livro que culmina com uma batalha que não implica exércitos e que fala de união, e da capacidade de lutar por um objectivo comum: a salvação de toda uma espécie.

No final de 2018, e após publicação (em 2017) da edição inglesa de A cria negra de Felis Mal’ak, surge o livro A vida aos olhos de um gato, uma pequena edição artesanal de pequenos textos inspiradores narrados por gatos, criada em parceria com o estúdio de tipografia tradicional Quadratim Letterpress: de tiragem limitada, cada livro foi criado e construído manualmente, e com recurso a máquinas tipográficas centenárias.

No início de 2019, surge o livro Palavras de uma alma Errante, baseado nos pequenos textos inspiradores partilhados pela autora nas redes sociais ao longo do tempo, e que se traduz numa compilação de cerca de 90 textos inspiradores que abordam temas como o amor, a amizade e a esperança, entre outros temas de elevada pertinência na nossa vida de todos os dias.

Encontra-se de momento a trabalhar no terceiro e último volume da trilogia, e na tradução para inglês do segundo volume, A batalha de Sekmet. 


Sem comentários:

Enviar um comentário