domingo, 15 de fevereiro de 2026

FOI O PRETO, de ÂNGELO DELGADO | DOM QUIXOTE

Logo após um jogo de futebol do clube que apoia, José Lima é surpreendido nos arredores do estádio pela polícia e por um grupo de civis, que o acusam de ter participado em desacatos com os adeptos da equipa adversária.

Meses mais tarde, o que então parecera um equívoco lamentável transformar-se-á num calvário. José é detido em casa, suspeito da tentativa de homicídio, e levado para a prisão por um crime que não cometeu.
 

sábado, 14 de fevereiro de 2026

A EDUCAÇÃO FÍSICA, de ROSARIO VILLAJOS | DOM QUIXOTE

 

Catalina, com dezasseis anos acabados de fazer, foge de casa da sua melhor amiga, nos arredores da cidade onde vive, depois de ter passado por uma experiência traumática. Sem forma de voltar para casa e profundamente abalada, conclui que só lhe resta pedir boleia; como todas as raparigas da sua idade, tem horror a entrar no carro de um desconhecido, mas não tanto como o que imagina que a espera se não cumprir o horário imposto pelos pais.

Enquanto aguarda na estrada e vê o tempo a passar, Catalina tenta compreender o que acabou de acontecer-lhe e, ao mesmo tempo, recorda uma vida marcada desde cedo por uma relação difícil com o próprio corpo, pela ignorância de tudo o que diga respeito a sexo e pela raiva em relação a um mundo que parece empenhado em culpá-la só por ser mulher.

Passado no início dos anos 1990, A Educação Física é um romance torrencial e perturbador que põe em evidência as narrativas e os espartilhos sobre os quais se construíram os valores de toda uma geração.

sexta-feira, 13 de fevereiro de 2026

A MONTANHA MÁGICA, de THOMAS MANN | DOM QUIXOTE

História mágica ou filosófica, romance histórico ou de formação, narrativa sobre o tempo ou viagem interior de um jovem alemão honrado e ávido de experiências, este romance envolve e enreda o leitor em teias mágicas que não mais o libertarão, entre a sátira e a seriedade, o humor e a ironia, a luz e o niilismo, numa sinfonia contrapontística em que liberalismo e conservadorismo, decadência e sublimação, doença e saúde, espírito e natureza, morte e vida, honra e volúpia se sucedem num torvelinho que só a Primeira Guerra Mundial conseguirá dissipar.
Quando as fundações da Terra e da montanha mágica começam a tremer, quando o mundo hermético feito de tédio, torpor e exasperação começa a abalar, por ação do trovão e do enxofre, das baionetas e dos canhões, é que o arganaz adormecido esfrega os olhos e começa a endireitar-se, saindo da sua tenaz hibernação, expulso do seu reino e dos seus sonhos, salvo e liberto, depois de quebrado tão longo e mágico encanto.
 

quinta-feira, 12 de fevereiro de 2026

TARÂNTULA, de EDUARDO HALFON | DOM QUIXOTE

Em finais de 1984, dois jovens irmãos, exilados há anos nos Estados Unidos, regressam à Guatemala para participar num acampamento de crianças judias, num bosque perdido nas montanhas do altiplano. Pouco sabem do seu país natal e quase não falam espanhol, mas os pais fizeram questão de que passassem uns dias no acampamento a fim de aprenderem não só formas de sobrevivência na natureza, como também formas de sobrevivência na natureza para crianças judias. O que não é a mesma coisa, disseram-lhes.

Tudo corre tranquilamente até que, uma manhã, as crianças são acordadas aos gritos por uma figura aterradora, fardada de preto e com uma enorme tarântula a caminhar no braço esquerdo. Depressa descobrem que o acampamento se transformou em algo muito mais sinistro: agora, cada um terá de encontrar a sua própria forma de sobreviver.

Neste livro, o autor regressa a um acontecimento da sua infância na Guatemala complexa e violenta do conflito armado, cujos motivos e ramificações só principiarão a esclarecer-se umas décadas mais tarde, durante reencontros fortuitos em Paris e em Berlim com alguns dos seus enigmáticos protagonistas. Uma nova peça do romance em movimento que é a obra de Eduardo Halfon, um dos projetos literários mais relevantes do panorama atual.
 

quarta-feira, 11 de fevereiro de 2026

A CORTINA, de MILAN KUNDERA | DOM QUIXOTE

 

O mundo é-nos sempre ocultado por uma «cortina» de interpretações preconcebidas, de imagens falaciosas, de representações enganadoras. A função do romance é precisamente rasgar essa «cortina» para revelar algum aspeto até então desconhecido da nossa existência… os fragmentos de verdade a que só os autênticos romancistas podem fazer-nos aceder.

Em A Cortina, Kundera descreve habilmente como os melhores romances fazem isso mesmo.

terça-feira, 10 de fevereiro de 2026

MÁRIO E O MÁGICO, de THOMAS MANN | DOM QUIXOTE

Um pai conta-nos o conturbado início de férias da sua família numa estância balnear italiana, em finais dos anos 1920. Desde que chegaram que repara serem tratados de forma desagradável devido à sua condição de estrangeiros, observando o ambiente oprimente e de crescente nacionalismo que os rodeia. Antes de terminarem a sua estada, um mágico chega à pequena localidade, anunciando o seu espetáculo. Este parece ser uma boa oportunidade de divertimento para as crianças, que se mostram entusiasmadas com a ideia. Mas o suposto entretenimento de leve não tem nada. Porém, este não é um mágico vulgar mas uma espécie de hipnotizador – ele tem a capacidade de manipular e humilhar as pessoas apenas com a força da sua vontade, sendo o poder e controlo que exerce sobre o seu pequeno público comparável ao dos ditadores sobre as massas.
 

segunda-feira, 9 de fevereiro de 2026

CORAÇÃO SEM MEDO, de ITAMAR VIEIRA JUNIOR | DOM QUIXOTE

 

Rita Preta, caixa num supermercado e mãe de três rapazes, vê a sua vida virada do avesso quando Cid, o mais velho, foge de casa depois de uma discussão acalorada e não volta a ser visto na comunidade. Inicialmente convencida de que se tratou apenas de um desentendimento passageiro, Rita acabará por perceber que o que aconteceu a Cid foi muito mais grave e que terá de ser ela a agir para recuperar o primogénito, mesmo correndo o risco de perder o emprego, o amante e até a vida, ameaçada por grupos violentos envolvidos no desaparecimento de muitos jovens em Salvador e também pela própria Polícia.

Mas Rita descende diretamente de algumas personagens da fazenda Água Negra, onde decorria a ação de Torto Arado, e é como elas forte e obstinada, não desistirá. Assim, enquanto tenta lidar com uma culpa que carrega desde a infância, Rita lutará até ao fim pela justiça e pela verdade – e fará história, a mesma que um dia escreverá Cainho, o seu filho do meio, uma espécie de alter ego do autor, que descobre nas histórias do seu povo a matéria-prima da criação literária.

Este é o romance que fecha a Trilogia da Terra, iniciada com o multipremiado Torto Arado e continuada com Salvar o Fogo. Um texto magistral sobre a injustiça e a desigualdade, mas também sobre a coragem inquebrantável de uma mãe em busca do seu filho.

domingo, 8 de fevereiro de 2026


 Primeira edição na Caminho l Nas livrarias a 3 fevereiro

Nesta edição de «Versos Quase Matemáticos uns menos e outros mais», que a Caminho agora publica, o texto poético de João Pedro Mésseder, com a originalidade e a criatividade que o caracterizam, alia-se às ilustrações de Ricardo Abreu dando nova vida a este livro em que as palavras e os algarismos, os números e as contas andam de mãos dadas.


Sobre o livro:


– Há candeeiros de iluminação pública no jardim da Matemática?


– Sim, mas quase só se acendem de dia e nem todos os que passam estão atentos a essa luz e usufruem dela. Sem palavras é difícil viver. Sem algarismos e números também é. As tabuadas, por exemplo, não se assemelham a versos escritos para cantar?


Sobre os autores:


João Pedro Mésseder (Porto, 1957) é autor de numerosos livros para crianças e também poeta. Foi distinguido por diversas vezes: Nomeação para a Lista de Honra do IBBY em 2000, 2006 e 2025; Menção do Júri do Prémio Compostela para álbuns infantis em 2010; Prémio Bissaya Barreto de Literatura para a Infância 2014; Prémio Autores da SPA para o melhor livro de literatura para a infância de 2016. Publicou o livro Porto, Maneira de Olhar – crónicas e memórias, tendo sido distinguido com uma Medalha de Mérito da Cidade do Porto em 2023. Tem livros traduzidos para Castelhano, Galego e outros idiomas. Versos Quase Matemáticos, uns menos e outros mais foi selecionado para as listas do Plano Nacional de Leitura, tal como outros livros do autor.


Ricardo Abreu (Porto, 1979) é ilustrador e tem trabalhado, sobretudo em parceria com diversos autores, em cartazes, produtos, livros, edições independentes, mostras e exposições. Com as ilustrações para Versos quase Matemáticos, uns menos e outros mais, foi um dos artistas selecionados para o Prémio Nacional BIG, da 4.ª Bienal de Ilustração de Guimarães (2023).


Ficha do Livro:


Título: Versos quase Matemáticos, uns menos e outros mais l ISBN: 9789722133876 l PVP C/ IVA: 14,90 €

sábado, 7 de fevereiro de 2026

AUTORA INTERNACIONAL | Trisha Sakhlecha | SINGULAR, | GRUPO PORTO EDITORA

 

Crédito Foto: Alexandra Sokolova (site da autora)


Trisha Sakhlecha nasceu em Nova Deli e vive em Londres. Apaixonada por moda e escrita, estudou na prestigiada Faber Academy e já trabalhou como designer, consultora de tendências e professora.

 O seu romance de estreia, Your Truth or Mine?, conquistou leitores e crítica. A Herança, um thriller psicológico,  confirma-a como uma voz irresistível do suspense psicológico, género muito em voga encontra-se editado em Portugal pela chancela Singular do Grupo Porto Editora.

sexta-feira, 6 de fevereiro de 2026

AUTOR INTERNACIONAL | Matt Beane

Crédito foto: University of California | Santa Barbara



 Matt Beane é licenciado em  filosofia a e possui um doutoramento em administração de empresas pelo MIT. Professor no Departamento de Gestão Tecnlógica da Universidade da Califórnia, em Santa Bárbara, é investigador de economia digital e tecnologia em Stanford e no MIT. Investiga o trabalho aliado à robótica e à IA tendo como objectivo identificar exeções positivas sistemáticas que possam ser aplicadas ao vasto universo laboral. Publicou em conceituadas revistas de gestão e fez uma produção no palco da TED sobre inteligência artificial e o novo mundo do trabalho. Suspendeu durante dois anos os estudos de doutoramento para ajudar a fundar e financiar a Humatics, uma startup de base tecnológica ligada ao MIT.

A Chancela Casa das Letras, do Grupo LeYA, vai lançar em Portugal o livro " O Código das Competências", onde o autor fornece pistas para enfrentar o mundo do trabalho na era da Inteligência Artificial.

quinta-feira, 5 de fevereiro de 2026

LANÇAMENTO | "O Código das Competências", de Matt Beane | CASA DAS LETRAS | GRUPO LEYA


 A Casa das Letras edita na próxima terça-feira, 10 de fevereiro, "O Código das Competências", do professor e investigador norte-americano do MIT, Matt Beane, um guia que nos ajuda a evoluir no trabalho num mundo dominado pela tecnologia, explicando como o potencial humano nos tornará indispensávis na era de máquinas inteligentes. 

Referência mundial, Matt Beane passou  uma década a estudar contextos tão diversos como armazéns e salas de cirurgia para identificar os três elementos fundamentais no desenvolvimento de competências: competição, complexidade e conexão — os «três C’s» e investiga o trabalho aliado à robótica e à IA tendo para identificar exceções que possam ser aplicadas ao vasto universo do trabalho. Mostra também como aprender e ensinar melhor e transformar tecnologias inteligentes numa parte da solução, e não do problema.  

Inspirador e prático, este livro é um guia essencial para quem deseja preservar o que temos de mais humano: a capacidade de aprender, imaginar e evoluir continuamente em um mundo em constante transformação. Como iremos trabalhar e desenvolver talento e riqueza no século XXI — não apenas para sobreviver, mas para prosperar.


quarta-feira, 4 de fevereiro de 2026

Biblioteca Pública Municipal de Setúbal dedica o mês de fevereiro a Charles Dickens | Atualidade Literária

Crédito:  Câmara Municipal de Setúbal - Direitos Reservados

 

A Biblioteca Pública Municipal de Setúbal dedica o mês de fevereiro a Charles Dickens, no âmbito do ciclo Autor do Mês, com uma exposição bibliográfica que destaca a atualidade e a influência de um dos maiores nomes da literatura ocidental.


A iniciativa, promovida pela Câmara Municipal de Setúbal, apresenta uma mostra composta por obras do escritor britânico expostas em vitrines, permitindo um contacto direto com diferentes fases da produção literária


A exposição integra ainda uma biografia e uma bibliografia selecionada, que contextualizam o percurso de Dickens e evidenciam o impacte da obra na leitura da sociedade inglesa do século XIX, marcada por profundas transformações sociais e económicas decorrentes da Revolução Industrial.

Nascido em 1812, em Portsmouth, no Reino Unido, Charles Dickens é considerado um dos principais romancistas da era vitoriana.

Ao longo da carreira publicou 15 romances e numerosos contos, nos quais abordou de forma crítica temas como a pobreza, a exploração do trabalho infantil, a desigualdade social e o funcionamento das instituições.


A mostra pode ser visitada até ao final do mês de fevereiro, de segunda a sexta-feira, das 09h00 às 19h00, e aos sábados, das 14h00 às 19h00, na Biblioteca Pública Municipal de Setúbal, 


Os leitores têm, assim, a oportunidade de revisitar ou descobrir um dos grandes autores da literatura clássica britânica, com projeção mundial, sendo Dickens famoso pela sua caracterização detalhada das dificuldades vivenciadas pelas classes menos favorecidas da época Vitoriana.


Fonte e Créditos Fotográficos: Município de Setúbal

terça-feira, 3 de fevereiro de 2026

A Herança, de Trisha Sakhlecha | SINGULAR



SINOPSE:


Os Agarwal reúnem-se numa ilha privada e luxuosa, ao largo da costa escocesa, para celebrar um encontro há muito esperado.


Raj, o patriarca e magnata dos negócios, prepara-se para anunciar o plano de sucessão da sua empresa multimilionária. Shalini, a matriarca, sonha finalmente ter o marido só para si, depois de anos de sacrifícios. Myra, a filha prodígio e anfitriã, esconde um segredo que ameaça levá-la à ruína. Aseem, o herdeiro esperado, divide-se entre o dever e o amor pela mulher. Aisha, a caçula rebelde, não perde uma oportunidade de criar o caos. E Zoe, a outsider de vida #InstaPerfeita, sabe melhor do que ninguém que nem tudo é o que parece.


Todos escondem segredos capazes de os destruir. Mas só um está disposto a matar para os proteger.


CRÍTICAS DE IMPRENSA

«Um thriller intenso… uma história densa, multifacetada e sombria que se desenvolve lentamente.»

WOMAN & HOME MAGAZINE

«Uma bomba… se achaste que a série Succession era uma exposição chocante dos segredos obscuros de uma família, prepara-te: este livro vai deixar-te boquiaberto.»

PETERBOROUGH TELEGRAPH

«Deliciosamente sombrio, com personagens arrepiantes e um cenário brilhante. Um thriller rápido e viciante.»

SARAH PEARSE, autora de O Sanatório

O thriller glamoroso de Sakhlecha retrata uma família disfuncional a fazer coisas desprezíveis em nome do amor.


WASHINGTON POST

Um retrato elegante de disfunção familiar e um whodunnit cheio de ritmo e suspense — A Herança prende-te até à última página.


INEWS

A fazer lembrar Succession e The White Lotus… Sakhlecha revela um talento digno de Agatha Christie.


THE SUNDAY TIMES


Ficha Técnica:


A Herança

de Trisha Sakhlecha

ISBN: 978-989-789-316-2

Edição/reimpressão: Janeiro de 2026


 

segunda-feira, 2 de fevereiro de 2026

TERRA DESOLADA, de ROBERT D. KAPLAN | CLUBE DO AUTOR

Robert D. Kaplan, um dos mais perspicazes autores de geopolítica, analisa os grandes problemas do nosso mundo.

Neste novo livro, Kaplan liga o panorama geopolítico a fenómenos sociais contemporâneos, baseando-se em obras fundamentais da filosofia, da política e da literatura, incluindo o poema que deu origem ao título da obra.

Enquanto a obra de T. S. Eliot, publicada após a Primeira Guerra Mundial, abordava a rutura e o colapso da civilização, Kaplan defende que o mundo pós-Guerra Fria tem girado em torno da auto-obsessão.

Uma reflexão incontornável sobre uma sociedade em crise, em que cada desastre regional ameaça tornar-se um conflito global.

Um livro abrangente, provocatório e pertinente. Essencial para todos os que se preocupam com o futuro do nosso mundo.
 

domingo, 1 de fevereiro de 2026

VEM ABRIR A PORTA À NOITE, de PEDRO ABRUNHOSA | CONTRAPONTO EDITORES

Quando editou o álbum Viagens, Pedro Abrunhosa provocou uma revolução na palavra cantada. Sem pudor, rasgou estereótipos e trouxe, como tão bem define Lídia Jorge no prefácio, um «tu feminino, parceira de uma batalha carnal e de um jogo de vontades em pleno filme de sedução e desgarre» e um «amor em carne viva» que se entranhou em canções interpretadas por tantos ao longo dos anos.

Dando nome a um caleidoscópio emocional que se reflete em letras que se tornaram hinos intemporais, «o trovador do Porto» - e voltamos nós à tão sábia leitura de Lídia Jorge - tornou-se porta-voz da palavra que se canta e nos conta, ponto de partida e de chegada para tantas criações das quais nos apropriámos, «melodias que se entranham na intimidade como se fossem compostas para cada um de nós individualmente, e palavras que substituem o que temos para dizer no momento ao mundo que nos rodeia», como nos recorda Lídia.

Para o papel escrito, este Escritor de Canções também traz diversas geografias e vozes, que dão corpo a causas que nos toldam o olhar e aprofundam a razão em «hits que se tornam bandeiras sociais e humanas por muito tempo», assim se lê no prefácio.

Revisitando três décadas de criação literária, este livro é o testemunho precioso de um pensamento, sensibilidade e originalidade absolutamente ímpares, no qual Pedro Abrunhosa se assume, por direito e talento próprios, o senhor da palavra.
 

sábado, 31 de janeiro de 2026

UM MISTÉRIO COM AROMA A CANELA, de R. L. KILLMORE | SINGULAR

 

Depois de um fim de namoro desastroso, Nia só quer desaparecer do mapa – e onde melhor do que em Cinnamon Falls, a pacata cidade na qual cresceu e em que nada de emocionante acontece?

O que Nia esperava ser uma temporada tranquila transforma-se num pesadelo: a cidade está em alvoroço com os preparativos para o tradicional Festival de Outono, uma festividade repleta de concursos de tartes, esculturas de abóboras e a tão aguardada coroação do Rei e da Rainha de Cinnamon.

Porém, a poucos dias do início do evento, um corpo é encontrado no restaurante local com um bilhete arrepiante: «Quem será a seguir?»

Nia vê-se no centro de uma investigação criminal e terá de contar com a ajuda dos habitantes de Cinnamon Falls para desvendar o mistério – entre eles Jesse, o seu ex-namorado do secundário, agora ainda mais charmoso…

Conseguirão eles descobrir a verdade antes que o assassino volte a atacar?

Um Mistério com Aroma a Canela é uma história aconchegante, perfeita para os fãs de Gilmore GirlsPretty Little LiarsThe Pumpkin Spice Cafe e rolinhos de canela!

sexta-feira, 30 de janeiro de 2026

HOLIDAY EVER AFTER, de HANNAH GRACE | BERTRAND EDITORA


Clara Davenport quer resolver o maior problema de Fraser Falls.

Mas, segundo Jack Kelly, Clara é o maior problema de Fraser Falls.
Descobre o novo e muito aguardado romance de Hannah Grace.

Tudo o que Clara Davenport sempre quis foi chegar ao topo da Davenport Innovation Creative, o negócio de brinquedos da família. E tudo estava a correr conforme planeara, até a empresa ser acusada de roubar o design de uma boneca a um fabricante de brinquedos independente, e isto gerar uma onda brutal de má publicidade. Com a promessa de ser promovida, Clara é então encarregada de conquistar os habitantes da pequena cidade de Frase Falls, não importa como nem por que meios - desde que aquele pesadelo de relações públicas fique mesmo resolvido.

Jack Kelly só queria nunca mais voltar a ouvir o nome Davenport. Menos de um ano depois de lhe aparecer um homem bem vestido à sua porta, cheio de promessas e bem-falante, a empresa que lhe ofereceu trabalho e o abandonou depois é agora a mesma que lhe roubou o design de uma boneca. Por isso, quando Clara chega à cidade e quer convencer tudo e todos de que o negócio da sua família não é o inimigo, Jack tem a certeza de que não vai ser enganado pelos Davenport outra vez.

Clara tem um plano para ganhar a simpatia daquela comunidade, mas o que ela não imagina é que por detrás da frieza de Jack se esconde a chave para o coração daquela cidade - e, bem, talvez também a chave para o coração de… Clara.

Viciante, envolvente e com reviravoltas incríveis, Holiday Ever After é um romance que nos conquista nas primeiras páginas e promete surpreender-nos até ao fim.

quinta-feira, 29 de janeiro de 2026

CONTOS COMPLETOS, de ERNEST HEMINGWAY | LIVROS DO BRASIL


Nesta compilação dos contos de Ernest Hemingway encontram-se perto de oitenta histórias breves criadas por este que é um dos nomes cimeiros da literatura norte-americana, distinguido com o Prémio Nobel em 1954. Dos lagos e florestas do norte do Michigan da sua infância ao calor de Cuba que o acompanharia nas últimas duas décadas da sua vida, os cenários que são palco destas narrativas confundem-se com a história de um autor que viveu apaixonada e engajadamente: aqui se encontram retratos de uma Europa em guerra, de caçadas e pescarias numa América dividida, de safáris em África e touradas em Espanha, e em especial de relações humanas reveladas em toda a sua complexidade. Além de títulos famosos como «Os Assassinos», «Montes como Elefantes Brancos» ou «As Neves do Kilimanjaro», são incluídos neste volume mais de três dezenas de contos até agora inéditos em Portugal, alguns dos quais publicados apenas postumamente. Uma edição preciosa para os fãs de Hemingway.


Quando vamos aonde temos de ir, e fazemos o que temos de fazer, e vemos o que temos de ver, estamos a tirar a graça e a embotar a ferramenta com que escrevemos. Mas prefiro tê-la torta e embotada e saber que tenho de voltar a afiá-la na pedra de amolar, e saber que tenho qualquer coisa sobre que escrever, a tê-la a brilhar e reluzir e não ter nada para dizer, ou tê-la no armário polida e bem oleada, mas sem lhe dar uso.

quarta-feira, 28 de janeiro de 2026

CAUGHT UP, de LIZ TOMFORDE | CULTURA EDITORA

O terceiro livro da série que conquistou o coração dos leitores.

Kai
Sou a estrela da equipa de basebol de Chicago.

Estou no auge da fama.

Sou, também, pai solteiro, e não consigo equilibrar a carreira com os cuidados do meu filho. Além disso, não confio em ninguém para tomar conta dele, e qualquer babysitter que encontro acaba despedida.

Até que o treinador da minha equipa contrata alguém para me ajudar, alguém que não posso despedir: a filha dele, Miller. Ela parece-me a última pessoa a quem confiaria o meu filho: selvagem, demasiado jovem. E solteira.

Miller
Como chefe de pastelaria que venceu recentemente um prestigiado prémio internacional, ando desesperada por provar, também a mim própria, que realmente mereço esse reconhecimento. Porém, com um novo título vem mais pressão, e não sei se serei capaz.

Devia estar concentrada na cozinha, mas, em vez disso, deixo que o meu pai me convença a usar o meu tempo livre como babysitter do filho da estrela da sua equipa...

O Kai Rhodes é um homem que se esqueceu do que é divertir-se, e eu estou ansiosa por lhe avivar a memória.
 

terça-feira, 27 de janeiro de 2026

A FIBRA DAS NOSSAS ALMAS, de K. M. MORONOVA | EUFORIA

Este livro é para todos os que já sofreram... e precisam de algo sombrio, cruel, e, ainda assim, estranhamente belo.

Tenho 26 anos e quero morrer. Mas, em vez disso, acordo num hospital. O meu irmão chora ao meu lado. À minha frente, um enfermeiro com um olhar impiedoso observa-me como se pudesse ver todos os meus segredos. Antes que me aperceba, sou enviada para Harlow Sanctum, uma clínica de reabilitação pouco convencional, onde os pacientes são colocados em quartos de acordo com os seus tratamentos. E o meu companheiro de quarto é precisamente o homem com os olhos cruéis que conheci no dia anterior… que afinal também é um paciente.

Eu anseio pela morte.
Ele agarra-se à vida com todas as forças.
Podem duas almas perturbadas, presas entre a dor e a esperança, salvar-se?
Ou irão afundar-se ainda mais?

A fibra das nossas almas, de K.M. Moronova, é o dark romance viral do tiktok que te vai partir (e talvez remendar) o coração.

 

segunda-feira, 26 de janeiro de 2026

SEGREDOS NO EMPIRE STATE, de ROSA LUCAS | ALMA DOS LIVROS

 

Mais cedo ou mais tarde, o karma acaba por chegar. Enganei o playboy bilionário mais famoso de Nova Iorque. E agora… parece que a desforra está prestes a chegar.

Sempre fui a rapariga certinha, fiel às regras. Nunca traí ninguém. Mas quando a vida te encosta à parede, às vezes tens de arriscar. Mesmo sem teres a certeza de qual é a decisão mais correta.

Nenhum homem merece as tuas lágrimas, e os que merecem nunca te farão chorar.

Achei que nunca o voltaria a ver depois daquela noite. Enganei-me. O destino tem um sentido de humor cruel. Voltei a cruzar-me com ele numa sala de reuniões. Agora, é um cliente muito importante com o qual tenho de lidar. E ele não esqueceu... nem perdoou...

Os seus olhos ardem de cólera e desejo de retaliação. Não há maneira de isto acabar bem para o meu lado. Ele só vai descansar quando conseguir vingança. E, certamente, pretende saborear cada segundo. Aquela que já foi a sua pequena rosa vai arrepender-se amargamente do dia em que o enganou.

Mas há uma coisa que ele não espera: pode ser perigosamente irresistível e estar furioso… mas eu não vou cair sem lutar.

domingo, 25 de janeiro de 2026

O SÍMBOLO PERDIDO, de DAN BROWN | PLANETA


Robert Langdon, o prestigiado simbologista de Harvard, recebe um súbito convite para dar uma palestra no Capitólio, em Washington. Contudo, os seus planos são interrompidos quando um artefacto perturbador - encriptado com cinco símbolos - é descoberto no edifício. Langdon recebe nele um convite ancestral destinado a conduzir o seu portador para um mundo perdido de sabedoria esotérica, potencialmente perigosa.

Quando o seu mentor, Peter Solomon - um preeminente maçom e filantropo -, é raptado, Langdon percebe que a única forma de o salvar é aceitar esse convite místico e mergulhar num mundo clandestino de segredos maçónicos, história oculta e locais nunca antes revelados. Tudo parece arrastá-lo em direção a uma única e inconcebível verdade… sob o olhar atento de um inimigo aterrador.

sábado, 24 de janeiro de 2026

NO AMOR E NA GUERRA, de ILDEFONSO FALCONES | SUMA DE LETRAS

Ano de 1442. Arnau Estanyol, neto do protagonista de a Catedral do Mar, serve com devoção o rei de Aragão na conquista de Nápoles quando os eternos inimigos da família aproveitam a sua ausência para invadir o seu palácio e atacar a sua enteada, a jovem Marina, com consequências devastadoras para todos.

Assim começa um romance épico deslumbrante que percorre a segunda metade do século XV, anos que marcaram o fim do obscurantismo medieval e o início de um período mais luminoso, o Renascimento.

Arnau Estanyol, herdeiro desses tempos sombrios, verá como o mundo se transforma à sua volta, como a arte da guerra muda e como o amor é capaz de enternecer o coração mais endurecido.

No Amor e na Guerra é o terceiro volume de uma saga imprescindível para todos os amantes dos melhores romances históricos, pela mão de um autor com mais de 11 milhões de exemplares vendidos.
 

sexta-feira, 23 de janeiro de 2026

UMA ALDEIA NO TERCEIRO REICH, de JULIA BOYD & ANGELIKA PATEL | DOM QUIXOTE

 

Oberstdorf é uma bela aldeia no alto dos Alpes Bávaros, um lugar onde, durante centenas de anos, as pessoas viveram vidas simples enquanto a história era feita em outros lugares. No entanto, mesmo aqui, ninguém conseguiu escapar ao terrível domínio do regime nazi.

quinta-feira, 22 de janeiro de 2026

UM LAÇO REFEITO, de BAILEY HANNAH | TOPSELLER

Durante mais de uma década, Blair Hart evitou o regresso a Wells Canyon. Porém, quando o estado de saúde da mãe se agrava, ela não tem outra alternativa a não ser voltar e enfrentar os fantasmas do passado. Numa cidade tão pequena, Blair sabe que será impossível não se cruzar com Denver Wells, o cowboy que lhe partiu o coração tantos anos antes, mas isso não significa que esteja preparada para a forma como ele parece ser capaz de fazer o tempo voltar atrás apenas com um sorriso.

Em treze anos, Denver conseguiu arranjar maneira de manter afastados os seus demónios pessoais, mas tudo muda com o regresso de Blair, que literalmente o derruba da sua sela. Contudo, para poder sonhar sequer em reconquistá-la, ele terá de provar que é capaz de ser o homem de que ela precisa, o homem que em tempos ela amou.

Dedicada de corpo e alma à assistência à mãe, Blair não parece disponível para reviver a relação complicada que tiveram. E Denver vai precisar de muito mais do que o seu habitual charme de cowboy para a convencer a mudar de ideias e refazer o laço entre eles.
 

quarta-feira, 21 de janeiro de 2026

DEUS DA DOR, de RINA KENT | EDIÇÕES CHÁ DAS CINCO

Um dark romance ardente e viciante…

Annika Volkov é uma princesa da máfia. Sabe que o seu destino está traçado e que do futuro pode apenas esperar um casamento de conveniência que sirva os interesses da Bratva de Nova Iorque. Mas o seu coração deseja quem não pode ter…

Creighton King é um arruaceiro com um aspeto deslumbrante. Silencioso, sombrio e emocionalmente distante, ele sabe que se deve manter afastado de Annika, pois as suas necessidades são demasiado negras para uma beleza tão pura.

Quando Annika comete um erro terrível e Creighton descobre a verdade sobre o seu passado, ambos entram numa rota de colisão que os poderá destruir. Conseguirão ultrapassar o peso do passado, ou serão as feridas que os afastam demasiado profundas para os unir?
 

terça-feira, 20 de janeiro de 2026

O MISTERIOSO CASO DA ESCRITORA DESAPARECIDA, de RAGNAR JÓNASSON | TOPSELLER


Numa noite de inverno, a autora bestseller de livros policiais, Elín S. Jónsdóttir, desaparece.

Não há quaisquer pistas sobre o seu desaparecimento, e cabe ao jovem inspetor Helgi Reykdal desvendar o caso antes que este chegue às mãos da imprensa.

Ao entrevistar as pessoas que lhe são mais próximas — uma editora, um contabilista, uma juíza reformada — percebe que a vida de Elín não era o que parecia. Na verdade, o seu passado é ainda mais estranho do que a sua ficção.

À medida que o caso da escritora de policiais desaparecida se torna mais misterioso a cada hora que passa, Helgi tem de descobrir os segredos inesperados de uma vida, antes que seja tarde demais…

segunda-feira, 19 de janeiro de 2026

KILL SWITCH, de PENELOPE DOUGLAS | QUINTA ESSÊNCIA

Winter
Mandá-lo para a prisão foi a pior coisa que já fiz. Não importava que ele tivesse cometido um crime e que eu só o quisesse ver morto. Eu achava mesmo que teria tempo suficiente para desaparecer antes de ele sair em liberdade, ou que ele se acalmaria na cadeia. Mas estava errada. Três anos passaram depressa demais, e ele agora está pior do que nunca. A prisão deu-lhe tempo para elaborar um plano. E apesar de ter antecipado a sua vingança, não esperava isto. Ele não me queria apenas magoar. Queria acabar com tudo.

Damon
Primeiro, vou acabar com o pai dela. Foi ele que disse que eu a obriguei. Disse que a sua filha era uma vítima, mas eu também era um miúdo e ele desejava-o tanto como eu. Segundo... vou acabar com qualquer possibilidade de fuga para ela, a irmã e a mãe. As mulheres Ashby agora estão sozinhas, e desesperadas por um cavaleiro andante. Mas não vão ter essa sorte. Está na hora de assumir o controle do meu futuro e que todos saibam que a minha única ambição é tornar-me no pesadelo das suas vidas. A começar pela Winter.

Depois de Corrupt e de Hideaway, chega o terceiro livro da série Devil’s Night. Entra neste universo viciante cheio de jogos perigosos.
 

domingo, 18 de janeiro de 2026

O DIA EM QUE A NOITE CAIU, de SAMANTHA SHANNON | DESROTINA

 

Tunuva Melim é irmã do Priorado. Durante cinquenta anos treinou para caçar os wyrms — mas nenhum reapareceu desde o Inominável, e as gerações mais jovens começam a duvidar da razão de ser do Priorado.

A norte, no Rainhado de Inys, Sabran, a Ambiciosa, casou-se com o novo rei de Hróth, salvando ambos os reinos da ruína iminente. A sua filha, Glorian, mantém-se na sombra dos pais — exatamente onde deseja estar.

No Oriente, os dragões dormem há séculos. Dumai dedica a vida num templo montanhoso seiikine a despertar os deuses do seu longo sono. Agora, alguém do passado da mãe vai alterar o curso do seu destino. Quando o Monte do Pavor entra em erupção, deixando um rasto de terror e violência, estas mulheres terão de encontrar forças para proteger a humanidade de uma ameaça devastadora.

Intrincado e épico, O Dia em que a Noite Caiu transporta-nos de volta ao universo de O Priorado da Laranjeira, mostrando os acontecimentos que moldaram esse mundo durante gerações.

Antes do Priorado, houve um dia que mudou tudo.

sábado, 17 de janeiro de 2026

ENCHANTRA, de KAYLIE SMITH | DESROTINA

 

Bem-vinda a Enchantra: nunca confies no teu coração.

Quando a mãe de Genevieve Grimm morre, ela fica com perguntas às quais ninguém consegue responder… até receber um convite para Enchantra — um palácio amaldiçoado em Itália, congelado no tempo e envolto numa estranha fruta.

Rowin Silver, arrogante e perigosamente sedutor, encontra-a à porta e recusa-se a deixá-la entrar. Mas Genevieve não aceita ser mandada embora. Entra à força… e rapidamente percebe o seu erro.

Enchantra é um labirinto tortuoso de mármore e roseiras espinhosas, onde Rowin e os seus irmãos estão presos para sempre num jogo mortal, sob o olhar de um diabo cruel e de espectadores horríveis. Só um residente da casa pode sobreviver. Agora Genevieve tem de vencer… ou morrer.

Enquanto lutam pela sobrevivência, Genevieve e Rowin têm de convencer toda a gente de que estão apaixonados, mesmo sabendo Genevieve que não pode confiar em Rowin — nem pode ignorar o desejo ardente que parece acender entre eles.

Até porque foi Rowin quem lhe ensinou a primeira regra de Enchantra… nunca, em circunstância alguma, confies no teu coração.

Uma romantasy sombria repleta de reviravoltas.

sexta-feira, 16 de janeiro de 2026

O CAVALEIRO DA MARIPOSA, de RACHEL GILLIG | KATHARTIKA

 

Durante nove anos, Sybil Delling serviu como Vidente na catedral de Aisling, recebendo em sonhos as revelações dos Oráculos — seres sobrenaturais que lhe permitem prever desgraças antes de elas acontecerem.

À medida que o fim do seu serviço se avizinha, um cavaleiro misterioso irrompe na catedral. Rodrick é rude, herético e perigosamente atraente — e não demonstra qualquer respeito pelos Oráculos. Mas quando as outras Videntes começam a desaparecer, Sybil não tem alternativa senão pedir-lhe ajuda.

Juntos, embarcam numa viagem por um mundo repleto de magia e segredos enterrados por deuses silenciosos. E quanto mais Sybil se aproxima da verdade, mais percebe que talvez nem os seus sonhos a possam salvar.

O Cavaleiro e a Mariposa marca o início da nova duologia de Rachel Gillig. Uma história envolvente que combina mistério, romance, magia e segredos numa jornada eletrizante e viciante.

quinta-feira, 15 de janeiro de 2026

PALAZO, de DANIELLE STEEL | BERTRAND EDITORA


Em Palazzo, Danielle Steel conta-nos uma extraordinária história sobre família, raízes, ruína e novos começos.

Depois de ver os pais morrerem num trágico acidente, Cosima Saverio assume a liderança da marca de alta costura italiana detida pela família. Enquanto enfrenta os desafios de gerir uma empresa aos 23 anos, Cosima tem também de cuidar do palazzo com mais de quatrocentos anos que a família tem, em Veneza, e olhar pelos seus irmãos mais novos: Alegra, que sobreviveu à tragédia que matou os pais, com várias cicatrizes e uma lesão na coluna, e Luca, que tem uma tendência para grandes festas, mulheres bonitas e mesas de póquer.

Cosima vive os desafios pessoais e profissionais com uma inteligência rara para quem tem 23 anos, mas o seu sucesso tem um preço: as suas necessidades vêm sempre em segundo lugar. Na verdade, casou-se com o negócio da família, e o tempo que lhe sobra é dedicado àqueles que mais precisam dela… Mas isso termina quando ela conhece Olivier Bayard, o fundador da empresa de malas de mulher mais bem-sucedida em França. Uma breve conversa no terraço do palazzo rapidamente se transforma num tour pelo ateliê Saverio, e, quinze anos depois da morte dos pais, Cosima encontra o seu confidente.

Agora, o negócio da família está financeiramente estável e permite que os Saverio vivam confortavelmente. Porém, quando Luca perde uma grande quantia no casino, e a dívida tem de ser paga com dinheiro ou com a própria vida, Cosima vê-se forçada a fazer uma escolha impossível: pôr o palazzo à venda, vender um terço do negócio da família ou deixar que Luca resolva o seu próprio problema. Haverá outra maneira de salvar tudo, antes que aquilo pelo que lutou se destrua por completo?

quarta-feira, 14 de janeiro de 2026

MUNDO PÁRA QUIETO, de RICARDO ARAÚJO PEREIRA | TINTA DA CHINA

Crónicas inéditas em Portugal, selecionadas entre todas as que o humorista escreveu entre 2020 e 2025 para o jornal Folha de S. Paulo.

«O Papa não só não queria repreender-nos como leu um discurso em que dizia que era possível rir de tudo, até de Deus. Olhei para a Guarda Suíça. Os guardas nem se mexeram. Nenhuma vontade de castigar aquela heresia. Ao que tudo indicava, não era uma heresia. Olhei para cima. Nos tetos ricamente pintados vi o Céu. Uma pessoa que eu conheço está lá. Teria ela ouvido o Papa a dizer que é lícito rir de tudo? É que eu levei algumas chineladas no rabo por ela ter a opinião contrária. Receio que esteja arrependida. Não precisa. Tudo está perdoado. Sempre esteve.»


terça-feira, 13 de janeiro de 2026

A POUSADA CINNAMON SPICE, de HARPER GRAHAM | BERTRAND EDITORA

 

Uma rapariga da cidade, apaixonada por café e cheia de energia. Um rapaz faz-tudo, descontraído e com olhos cor de avelã irresistíveis. Será esta a receita para o desastre?! Descubra neste romance totalmente aconchegante e viciante - e tudo na pequena cidade dos seus sonhos!

Viciada em café assumida e crítica gastronómica, Madison convenceu-se de que o seu lugar era em Nova Iorque. Isto até ser chamada de volta à pequena cidade de Maple Falls para recuperar a casa da sua infância, a Pousada Cinnamon Spice. Ela NÃO está ansiosa por reencontrar Zach, o seu ex, que agora é um faz-tudo barbudo e sexy que sabe exatamente como mexer com ela. Mas ela não se vai deixar afetar por distrações… certo?

Zach sente-se frustrado quando se vê frente a frente com a rapariga que lhe roubou o coração - e fugiu. Mas concordou em renovar a pousada da família dela e é um homem de palavra. A última coisa que quer é trabalhar lado a lado com aquela mulher teimosa, irritante e… esbelta e linda de morrer.

As faíscas estão prestes a saltar, mas será que Madison vai mesmo conseguir salvar a Pousada Cinnamon Spice e experimentar uma segunda oportunidade no amor?

segunda-feira, 12 de janeiro de 2026

CORREU BEM, MIÚDO, de ANTHONY HOPKINS | LUA DE PAPEL

 

Para os colegas, era o "Cabeça de Elefante", um miúdo estranho, apático, que não se interessava por nada. Os pais, gente remediada de uma aldeia industrial do País de Gales, viam com aflição o filho desajeitado, mau aluno, que inscreveram num colégio interno na esperança de que se emendasse.

Não aconteceu: durante anos opôs-se aos professores com uma insolência feroz, invariavelmente punida com castigos corporais. Porém, uma série de momentos fortuitos começou a empurrá-lo para o palco. Primeiro viu o filme Hamlet e ficou deslumbrado; pouco depois, a deambular pela escola, deparou-se com o ensaio de uma peça de teatro - onde acabaria por se estrear.

Na verdade, já desde pequeno que revelava inclinações artísticas, fosse a desenhar, a tocar piano ou a recitar poemas. Dotado de uma memória prodigiosa, viria a tornar-se um dos mais conhecidos e premiados atores da sua geração - vencedor de dois Óscares, atingiu o pico da fama ao interpretar Hannibal Lecter em O Silêncio dos Inocentes. Mas foi por um triz que esse Anthony Hopkins, que conhecemos das passadeiras vermelhas de Hollywood, não se perdeu. Nesta autobiografia, de uma honestidade notável, recorda o seu tortuoso caminho para o estrelato. Vemos como se foi isolando, como se tornou dependente do álcool, como destruiu o primeiro casamento e alienou para sempre a única filha.

Correu Bem, Miúdo, que inclui fotografias do álbum pessoal do ator, é uma memória crua e apaixonada de um homem que cativou audiências em todo o mundo ao longo de mais de 60 anos. E que agora, em hora de balanço, se reconcilia com o passado.