domingo, 20 de junho de 2021

DIVULGAÇÃO | ALTERAÇÕES CLIMÁTICAS, DE FILIPE DUARTE SANTOS | FUNDAÇÃO FRANCISCO MANUEL DOS SANTOS - BOOKTAILORS

As alterações climáticas são uma realidade e uma preocupação para cada cidadão contemporâneo. Mas como compreender o que se está a passar e contribuir de modo esclarecido para a sua mitigação?


O ensaio 
Alterações Climáticas é uma súmula do conhecimento científico atual sobre as alterações climáticas derivadas da ação humana, e das respostas e desafios que estas colocam hoje e no futuro. As alterações climáticas são explicadas de forma simples, mas rigorosa, esclarecendo-se noções básicas de meteorologia, climatologia e balanço energético na atmosfera. Mostra ainda que as alterações climáticas resultam sobretudo da dependência global dos combustíveis fósseis, cujo agravamento gera um risco crescente. E lança um alerta: para garantir a sustentabilidade da civilização humana, é necessário cumprir os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável, incluindo a descarbonização da economia mundial.

O autor

Filipe Duarte Santos é professor catedrático jubilado da Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa. Dedicou-se ao ensino e à actividade de investigação em física nuclear teórica, astrofísica e, desde 1987, nas ciências do ambiente, alterações globais e sustentabilidade, sendo actualmente presidente do Conselho Nacional do Ambiente e do Desenvolvimento Sustentável. O seu livro mais recente é Time, Progress, Growth and Technology.

Sem comentários:

Enviar um comentário