quarta-feira, 30 de junho de 2021

AUTORES NACIONAIS EM FOCO | ANTÓNIO LOBO ANTUNES OFERECE A LISBOA O SEU ESPÓLIO LITERÁRIO | DOM QUIXOTE - GRUPO LEYA


Texto: Redacção c/ Comunicação Grupo Leya

Foto/Créditos D.R.: Goodreads

O escritor António Lobo Antunes, cuja obra é publicada pela Dom Quixote, decidiu doar o seu espólio literário à cidade de Lisboa que, na sequência de um protocolo recentemente assinado com a Câmara Municipal, ficará albergado numa nova Biblioteca, em Benfica, que vai ter o nome daquele que é hoje considerado o maior escritor português vivo.

O espólio de Lobo Antunes é constituído por diplomas de prémios e condecorações que lhe foram sendo atribuídos ao longo de uma vida dedicada ao ofício de escritor, por alguns manuscritos originais e naturalmente por livros, cerca de 20 mil volumes, os da sua biblioteca pessoal, muitos deles anotados ou marcados pelo próprio ou com dedicatórias dos respectivos autores. Fazem igualmente parte do espólio, como não podia deixar de ser, as primeiras edições dos livros de sua autoria, editados em Portugal e um pouco por esse mundo fora, cujos manuscritos, nas suas diversas versões, constituem um elemento essencial para a compreensão do processo criativo de António Lobo Antunes.

Um acervo que sem dúvida alguma permitirá aos estudiosos aprofundar o seu conhecimento da obra de Lobo Antunes, que tem sido e continuará a ser objecto de estudo por parte de investigadores de todo o mundo.

Na Biblioteca António Lobo Antunes, que será instalada no edifício da antiga Fábrica Simões, em Benfica, neste momento em processo de reabilitação, existirá também um espaço para a realização de conferências, seminários e exposições.

Prevê a autarquia lisboeta que a Biblioteca esteja concluída e pronta a ser inaugurada durante o ano de 2022.

Segundo a Dom Quixote, por outro lado, que está em preparação a edição de um novo livro de António Lobo Antunes – As Crónicas – em cujas páginas, mais de 600, o leitor será confrontado com uma selecção de algumas das crónicas publicadas anteriormente noutros volumes. Um livro que será prefaciado pelo Presidente da República – Marcelo Rebelo de Sousa.

Para além desse, chegará brevemente às livrarias, nos primeiros dias de Agosto, uma nova edição de O Esplendor de Portugal, publicado pela primeira vez em 1997.

Sem comentários:

Enviar um comentário