sábado, 23 de abril de 2022

Esquina das Palavras | Dia Mundial Do Livro e dos Direitos de Autor | Isabel de Almeida


Assinala-se hoje o dia mundial do livro e dos direitos de autor e descobrimos recentemente que os Portugueses não são grandes leitores.

As perdas de hábitos como a leitura vão  sendo imteriorizadas pelos mais jovens, porque salvo honrosas excepções,  filhos cujos pais não lêem terão mais tendência para não ler.

Os mais jovens encaram o objecto livro como " uma grande seca!" e convenhamos que o modo antiquado como os curriculos escolares impõem rigidamente livros do Plano Nacional de Leitura, de facto não haverá grande motivação para ler. Era importante dinamizar leituras na escola, desde o primeiro ciclo e criar programas que permitissem validar a leitura de obras de acordo com o leque de interesses dos alunos.

As tecnologias podem e devem ser usadas para chegar mais perto e conquistar novos leitores e futuros escritores. Escrita criativa, oficinas de escrita, dramatização de excertos literários, construção colectiva de narrativas.É importante começar, desde já, a fomentar o gosto pela leitura e pela escrita. Está já demonstrado cientificamente que a leitura é a actividade mais estimulante e enriquecedora para o desenvolvimento cognitivo dos jovens.

E se o papel não for bem aceite, que alternativ as? E-readers podem ser uma boa solução,  são tecnológicos,  poupam espaço fisico, e podem ser mais estimulantes do que o papel para as futuras gerações. 

Já nós, leitores da era analógica continuamos a deliciar-nos com o cheiro de um livro novo, com o calor de um gato ao colo e com uma chávena de chá ou chocolate, esta é, pois, a receita mágica para criar memórias literárias, mas temos o dever de adaptação contínua a novos contextos, por isso urge fazer alguma coisa para manter os livros enquanto companheiros dos momentos de lazer, a sós ou em familia ou amigos ( porque não clubes de leitura?)

Vamos salvar os livros?

Foto com citação Bertrand Livreiros via Facebook 

Texto: Isabel de Almeida 


Sem comentários:

Enviar um comentário