domingo, 24 de abril de 2022

Sugestão de Leitura | Constança, de Isabel Machado | Manuscrito Editora


 Com chancela Manuscrito Editora  chegou às livrarias o mais recente romance histórico da autora Isabel Machado, onde surge como protagonista D. Constança, a esposa traída na célebre história dos amores de D. Pedro e Inês de Castro. O livro aborda o outro lado desta história. 

Quis trazer aos leitores uma perspectiva completamente nova, centrando o romance em quem ficou esquecido pela História: D. Constança Manuel, a mulher de D. Pedro.

A autora, Isabel Machado, aprensenta assim a sua obra:

"O seu sofrimento com a traição do marido e da sua aia, Inês de Castro, é referido nas fontes históricas, e até Luís de Camões lhe dedica umas belíssimas palavras. 

É através dos olhos e da percepção de D. Constança que o leitor é conduzido através da sua vida tumultuosa desde cedo, em Castela, e também pela figura de Inês de Castro e pelos amores mais conhecidos da nossa História. 

Quis ainda dar voz a quem ficou amaldiçoado na memória de muitos portugueses: o rei D. Afonso IV, pai de D. Pedro. Teria sido mesmo simplesmente o vilão que prevalece em algumas narrativas? Que sentimentos tinha e como se relacionou com D. Constança?

O pai de D. Constança, D. Juan Manuel, praticamente desconhecido dos portugueses, é uma figura fascinante e determinante neste casamento e é outra personagem importante no romance.

Todos têm os seus motivos, não há personagens a preto e branco, inteiramente boas ou inteiramente más. Todas são, de alguma forma, vítimas das suas circunstâncias.

O século XIV é um tempo duro, as mulheres são instrumentos nas ambições da família, e as conspirações, vinganças, rivalidades e guerras entre os reinos ibéricos marcam o enredo, com D. Constança como peão, apesar das ligações familiares que os unem a todos. 

Trabalhei bastante a linguagem; tanto é cortante e fria, própria da época, como se torna emotiva, reflexiva e intensa, em momentos mais íntimos, de esperança, amor, frustração, aflição ou desespero, sobretudo pela voz da personagem principal, Constança, que fala muitas vezes na primeira pessoa.

É um romance de densidade psicológica acima de tudo, sem respostas simples, centrado na complexidade da condição humana: as ambições, as expectativas, os medos e as inseguranças, mas também a necessidade de amor."

Imperdível para os adeptos dos romances históricos. 


Foto capa: Manuscrito Editora

Texto:  Redacção com selecção de apresentação do livro em post da escritora Isabel Machado recolhido na página oficial da autora no Facebook. 


Sem comentários:

Enviar um comentário