quinta-feira, 23 de dezembro de 2021

BOAS FESTAS | FERNANDO TEIXEIRA









É a segunda vez que acontece. Em anos consecutivos. À semelhança do que aconteceu na época natalícia de 2020, também este ano, e devido a uma questão de saúde pública, com a Covid-19 ainda numa situação de carácter pandémico, na perspectiva de uma quinta onda viral, pede-se aos cidadãos e respectivas famílias que se contenham na organização desta época festiva e evitem encontros familiares alargados. Uma vez mais, e a bem da saúde de todos! Então, ainda que não em presença física como gostaríamos, que aqueles que não possam estar presentes à nossa mesa possam estar perto do coração, em pensamentos e em atitudes de concórdia, harmonia e paz. O Natal é também isso. Feliz Natal 2021!

 

Três sugestões de leitura:

“Levantado do Chão”, de José Saramago, 1980.

O primeiro livro que li do nosso Prémio Nobel da Literatura e que me fez compreender e apaixonar pela estética elaborada e pelo seu estilo de escrita, ao ponto de, depois, ter lido quase toda a sua bibliografia. Um pungente retrato sobre classes sociais e as condições de vida dos trabalhadores do Alentejo, nos últimos anos do Estado Novo até ao 25 de Abril de 1974, e da sua luta contra o antigo regime político.


“Debaixo de Algum Céu”, de Nuno Camarneiro, 2012.

Este livro, Prémio Leya 2012, narra a vida e a interacção dos condóminos de um prédio, entre o fim de um ano e o começo de outro. Esta obra revelou-me um autor com um estilo de escrita muito agradável e elegante, subtil na articulação das ideias e do enredo.

 

“Madrugada Suja”, de Miguel Sousa Tavares, 2013.

Entre a vida singela numa pacata aldeia e uma mudança para uma cidade do litoral, este romance relata como um acontecimento nefasto do passado enreda as personagens numa teia de chantagens emocionais e de corrupção política, mostrando como a ficção literária tantas vezes se confunde com a realidade.

Sem comentários:

Enviar um comentário