sexta-feira, 31 de dezembro de 2021

CRÍTICA LITERÁRIA | "Não de Conto o meu Segredo", de Samantha Young | Lua de Papel - Grupo LeYa


 Texto: Isabel de Almeida | Crítica Literária | Jornalista

Foto: D.R.


Não te conto o meu segredo é muito mais do que um romance com notas de erotismo, as expectativas eram bastante altas, mas o que esperava encontrar era apenas mais um romance estritamente erótico, ou essencialmente erótico, género literário do qual sou assumidamente apreciadora. Mas este livro é um romance erótico, mas vai bem mais além dessa categoria, que pode até considerar-se redutora para esta obra.  

   A autora apresenta uma escrita bastante acessível, correcta sob os pontos de vista gramatical e sintáctico, mas muito emotiva, imbuída de uma forte carga psicológica ao longo de toda a obra, e verdadeiramente viciante.

   Neste livro encontrei das personagens mais densas e profundas com que já me havia deparado numa obra deste género literário, que de tão banalizado no mercado livreiro Português, leva já alguns leitores a equacionar que é apenas mais um romance erótico, muito colado a outros livros e autores que têm feito furor.

    Joss Butler, uma jovem Norte Americana, filha de mãe Escocesa, procura refugiar-se na Escócia, com o intuito de se esconder de um passado trágico que a atormenta. Joss perdeu os pais e a irmã mais nova aos 14 anos, e ainda não conseguiu fazer o luto destas perdas trágicas.

  Há também um segredo no seu passado, na sequência da morte dos familiares, que acaba por assombrá-la e causar um forte sentimento de culpabilização, ainda que irracional.

  Esta pesada carga psicológica mal resolvida acaba por, obviamente e de modo bastante realista, condicionar a forma como Joss se envolve com novas amizades e potenciais parceiros românticos, optando por não se entregar às emoções e relações inter-pessoais, como mecanismo de defesa, receando sofrer novamente. Há pedaços de si mesma aos quais nem a melhor amiga da idade adulta pode aceder.

  Em Edimburgo Joss instala-se como Hóspede em casa de Ellie, e trava conhecimento com o atraente e protector irmão desta - Braden Carmichael, um executivo bastante dinâmico, nascendo entre ambos uma irresistível atracção, à qual Joss vai resistir até ao limite, procurando não se envolver emocionalmente.

  Sentindo-se insegura, assumindo as suas fragilidades, Joss dedica-se à escrita, trabalha num Bar, e acaba por procurar a ajuda profissional de uma Psicóloga [Dra Prichard].

  O confronto consigo mesma, com os seus traumas, o facto de se sentir acarinhada por Ellie, com a qual vê nascer a contragosto uma sólida amizade, e desejada por Braden, leva Joss a reenquadrar toda a sua existência e a sua postura na vida.

  Braden, também marcado por um trauma amoroso, é um homem forte, bem sucedido na vida, extremamente protector da meia-irmã Ellie, e que adopta para si mesmo a família de Ellie [os dois irmãos adolescentes - Declan e Hannah, a mae Elodie e o padrasto Clark]. O jovem terá pela frente o difícil desafio de quebrar as barreiras de defesa de Joss.

   Um twist final irá ser decisivo para determinar o futuro dos dois protagonistas, bem como das personagens secundárias que compõem o núcleo relacional destes.

  Irá Joss enfrentar em pleno os fantasmas do passado? Será Braden a pessoa capaz de inverter a rigidez emocional da jovem? As respostas para estas perguntas podem ser encontradas entre as páginas deste livro.

   Uma narrativa complexa, bem construída, com twists surpreendentes, personagens bastante realistas e com personalidade bem vincada. Cenas de profundo erotismo pontuam a trama, mas não nos parece que se trate de um romance erótico tout court, é isso e muito mais.

  Tragédia, luto, emoção, dramas pessoais, acontecimentos inesperados que podem mudar todo o curso da história para o melhor ou o pior, decisões e consequências, tudo está em jogo.

  Leia este livro, o único risco que corre é ficar seriamente viciada, ao ponto de querer ler rapidamente os livros seguintes da série.

Admirável a maturidade que encontramos na escrita desta jovem autora Escocesa de apenas 27 anos de idade!

Uma sugestão de leitura ideal enquanto aguardamos pelas novidades literárias do novo ano que já estão em plena rampa de lançamento!

FICHA TÉCNICA:


Título: Não te Conto o Meu Segredo

Autora: Samantha Young

Edição: Junho de 2013

Editora: Lua de Papel [Grupo Leya]

Páginas: 415

Género: Romance Erótico/Romance



Sem comentários:

Enviar um comentário