domingo, 19 de junho de 2022

DIVULGAÇÃO | SEGREDOS DE GUERRA, de SVENJA O'DONNELL | PENGUIN RANDOM HOUSE

 

Inge, a reservada avó da autora, Svenja O’Donnell, nunca falou sobre o seu passado. Tudo o que a família sabia é que ela crescera numa cidade que já não existe — Königsberg, na Prússia Oriental, hoje um lugar praticamente desconhecido —, de onde fugiu com a família perto do fim da Segunda Guerra Mundial, para nunca mais voltar.

Mas tudo muda quando Svenja decide visitar essa localidade, agora conhecida como Kaliningrado, e telefona à avó. Nesse momento, algo faz quebrar a reserva de Inge, que começa finalmente a falar. Svenja reconstrói então a notável vida da avó, desde a ascensão nazi até aos brutais anos do pós-guerra, revelando uma história de amor, traição, terror, fuga, fome e violência. E, finalmente, descobre um terrível segredo com mais de 60 anos.

Segredos de Guerra ouve as vozes que muitas vezes faltam na nossa narrativa histórica — as de mulheres que enfrentaram terríveis desafios na guerra e que se remeteram ao silêncio. É um livro que nos faz igualmente refletir sobre a identidade alemã e o trauma herdado após a Segunda Guerra Mundial.

Sem comentários:

Enviar um comentário