sexta-feira, 3 de junho de 2022

DIVULGAÇÃO | UM DETALHE MENOR, de ADANIA SHIBLI | DOM QUIXOTE

 

No verão de 1949 – um ano depois da Nakba, a catástrofe que expulsou mais de 700 mil palestinianos das suas terras, e que os israelitas celebram como a Guerra da Independência –, uma unidade de soldados israelitas, destacada para patrulhar a fronteira do recém-criado Estado de Israel com o vizinho Egito, ataca um grupo de beduínos no deserto do Negueve, dizimando-o.

Entre as vítimas encontra-se uma adolescente que sobrevive ao massacre. É capturada e violada, e depois assassinada e enterrada na areia. É a manhã de 13 de agosto de 1949.

Muitos anos mais tarde, quase na atualidade, uma jovem mulher em Ramallah descobre acidentalmente uma breve menção a esse crime brutal. Obcecada com o assunto, não só devido à natureza macabra do caso, mas também devido ao «detalhe menor» de ter acontecido precisamente vinte e cinco anos antes de ela nascer, irá embarcar numa viagem para tentar desvendar alguns dos detalhes que envolvem o crime.

Adania Shibli sobrepõe magistralmente estas duas narrativas translúcidas para evocar um presente para sempre assombrado pelo passado.


Sem comentários:

Enviar um comentário