quinta-feira, 22 de setembro de 2022

DIVULGAÇÃO | A CONSPIRAÇÃO PARA MATAR LOURENÇO DE MÉDICIS, de ERIC FRATTINI | BERTRAND EDITORA


Desde 1435, os Médicis, uma família florentina odiada, atacada e vilipendiada por muitos e vangloriada e louvada por outros, dirigiram a política dos estados italianos por meio de intrigas, política, diplomacia, negócios, sequestros, torturas e assassínios.

No dia 26 de abril de 1478, um grupo de conspiradores tentou pôr fim à vida de Lourenço de Médicis e do seu irmão Juliano na catedral de Florença. Teriam de ser mortos ao mesmo tempo para evitar qualquer tipo de represália, mas o plano dos assassinos falhou e abateu-se sobre eles uma atroz onda de vingança.

Os protagonistas desta história são Lourenço de Médicis, o duque de Urbino e o papa Sisto IV; os papéis secundários são desempenhados por Leonardo da Vinci, Sandro Botticelli, Piero della Francesca e Angelo Poliziano.

Os autores deste conluio nunca foram identificados com absoluta certeza. Mas passados 526 anos, um professor de História descobrirá quem foi o verdadeiro cérebro por detrás da conspiração ao decifrar o «Código Simonetta».

Sem comentários:

Enviar um comentário