sábado, 8 de outubro de 2022

DIVULGAÇÃO | A VALSA DO ADEUS, de MILAN KUNDERA | DOM QUIXOTE


No fundo de um bonito valezinho fica uma pitoresca estância termal onde mulheres que não podem ter filhos esperam que as águas as tornem fecundas. Aí, oito personagens em busca da felicidade envolvem-se e afastam-se ao ritmo de uma «valsa» orquestrada por Milan Kundera com o seu habitual humor: Ruzena, uma bonita enfermeira, e o seu namorado, um jovem mecânico; Klima, um célebre trompetista de jazz, e a sua bela, obsessiva e ciumenta mulher; o doutor Skreta, o excêntrico diretor dos serviços de ginecologia das termas; Bertlef, um americano rico, ao mesmo tempo santo e Dom Juan; Jakub, um exprisioneiro político desiludido que está prestes a deixar o país, e Olga, a sua jovem pupila.

Partindo de um telefonema que Ruzena faz a Klima para o informar de que está grávida, esta comédia de humor negro irá desenrolarse durante cinco loucos dias a uma velocidade cada vez maior. Um romance magistral, fruto de uma rara capacidade de síntese e do forte poder inventivo que caracterizam as obras do autor.

Talvez o mais brilhante e divertido dos romances de Kundera, A Valsa do Adeus coloca as questões mais sérias com uma leveza blasfema que nos faz ver que o mundo moderno nos privou até do direito à tragédia.

Sem comentários:

Enviar um comentário