quinta-feira, 3 de novembro de 2022

DIVULGAÇÃO | A CASA OCUPADA, de GRAÇA VIDEIRA LOPES | DOM QUIXOTE

 

Um brasileiro torna-viagem mandou construir um palacete à Junqueira, em Lisboa, em 1889, para nele instalar a numerosa prole que não cessou também de aumentar fora de casa. O edifício – abandonado pelos anos 1950 e ocupado na sequência da revolução de abril de 1974 – está hoje transformado num condomínio de luxo onde moram Júlia e Pedro, um jovem casal de economistas.

É pela voz de Júlia – curiosa sobre o passado da casa –, mas também da sua cunhada Sofia, do namorado desta e de outros narradores, que vamos conhecendo não só as histórias das próprias personagens, mas também as que elas vão gradualmente descobrindo: a do republicano José Anastácio, o primeiro proprietário do palacete; e a do pai de Pedro e de Sofia, maoista em tempos da Revolução de 1974 e empresário de sucesso muitos anos depois.

Inteligente, divertido e cheio de surpresas, este romance – finalista do Prémio LeYa em 2021 – toma as décadas anteriores à implantação da República, os anos da Revolução de Abril e os tempos atuais como contexto e cenário, para nos oferecer um retrato breve e irónico de algumas elites portuguesas, desde finais do século XIX até aos nossos dias.

Sem comentários:

Enviar um comentário