sexta-feira, 4 de novembro de 2022

DIVULGAÇÃO | A TRILOGIA DE COPENHAGA, de TOVE DITLEVSEN | DOM QUIXOTE

 

Considerada uma obra-prima, A Trilogia de Copenhaga (1967-71) reúne num único volume Infância, Juventude e Relações Tóxicas,

os três livros fundamentais de Tove Ditlevsen, aclamada como uma das vozes mais importantes e singulares da literatura dinamarquesa do século XX. Uma obra corajosa e honesta que representa um exercício pioneiro no campo da escrita confessional, explorando temas como a família, o sexo, a maternidade, a toxicodependência e as dificuldades da mulher para ser artista. Infância conta a história de uma criança inadaptada e da sua determinação em tornar-se poeta; Juventude descreve as suas primeiras experiências sexuais, o contacto com o mundo do trabalho e a descoberta da independência; e Relações Tóxicas abrange, sobretudo, os vários casamentos da autora e a sua horrível queda no vício da droga, facilitada pelo seu sinistro marido-médico.

Embora baseado nas experiências de Ditlevsen, este é um livro que se lê como a ficção mais empolgante, sendo notável pela sua intensidade e descrição imersiva de um mundo de complexas amizades femininas, relações familiares e literatura.

Com a sua escrita sensível, sofisticada e de uma integridade e ironia corajosas, Ditlevsen consegue transformar em arte as experiências da vida pessoal, sendo por isso vista como uma precursora de escritores confessionais como Karl Ove Knausgård, Annie Ernaux, Rachel Cusk e Deborah Levy.

Sem comentários:

Enviar um comentário