quarta-feira, 5 de abril de 2023

AUTORES NACIONAIS | NATÁLIA CORREIA

 

Natália Correia | Crédito Foto: wook.pt 

   Natália Correia nasceu na Fajã de Baixo, São Miguel, Açores, a 13 de setembro de 1923. Poetisa, ficcionista, contista, dramaturga, ensaísta, editora, jornalista, cooperativista, deputada à Assembleia da República (primeiro pelo PSD, depois como independente pelo PRD), foi uma das vozes mais proeminentes da literatura e da cultura portuguesas na segunda metade do século xx, tendo resistido energicamente ao Estado Novo e aos radicalismos do pós-25 de Abril.

 Ecuménica e eclética, filantropa e idealista, anteviu um novo tempo, que garantisse a paz, a dignidade humana, a justiça social e o direito à diferença como raízes indeléveis da democracia. Morreu em Lisboa, a 16 de março de 1993.

 Encontra-se já nas livrarias a biografia de Natália Correia da autoria de Filipa Martins, sob o título "O dever de deslumbrar", com chancela Contraponto (Grupo Bertrand-Círculo), obra esta lançada em Março de 2023, ano em que assinala o trigésimo aniversário da morte da escritora, figura polémica mas incontornável e marcante no panorama cultural Português.

Fonte: site wook.pt

Texto: fonte com redacção

Sem comentários:

Enviar um comentário