segunda-feira, 24 de abril de 2023

DIVULGAÇÃO | RUI PINTO: O HACKER QUE ABALOU O MUNDO DO FUTEBOL, de NUNO TIAGO PINTO | OBJECTIVA

 

Das origens do Football Leaks à detenção do famoso hacker na Hungria, esta é a história de um dos maiores roubos de informação da história contada por quem soube ser o primeiro a juntar as peças do puzzle.

Entre 2015 e 2019, o mundo do futebol foi abalado por um terramoto mediático. Clubes, agentes e jogadores viviam com uma espada sobre a cabeça, sem saber se seriam as próximas vítimas do misterioso Football Leaks. Documentos confidenciais da indústria futebolística, obtidos através do acesso ilegítimo ao correio eletrónico de responsáveis desportivos e advogados, expunham, para quem quisesse ler, os segredos de um universo opaco e muitas vezes nas fronteiras da legalidade. Por trás deste projeto estava Rui Pinto, um português a viver em Budapeste, com um passado igualmente sombrio, marcado pelo desvio de dinheiro de um banco nas ilhas Caimão.

Mas como o fez?
E com que objetivo?
Quem foram as suas vítimas?

Através do cruzamento de milhares de documentos judiciais espalhados por vários inquéritos-crime portugueses e estrangeiros, Nuno Tiago Pinto reconstrói o percurso do pirata informático, explica ao pormenor o processo que levou à sua detenção, aborda as origens dos casos Football Leaks e Luanda Leaks e revela, ainda, as novas suspeitas que recaem sobre o hacker que abalou o mundo do futebol.

Sem comentários:

Enviar um comentário