quinta-feira, 1 de junho de 2023

DIVULGAÇÃO | POR ONDE IRÁ A HISTÓRIA, de MIGUEL MONJARDINO | CLUBE DO AUTOR

 

Uma análise lúcida e fundamentada sobre a geopolítica internacional por um dos comentadores políticos mais respeitados do país.

A guerra continua a ser possível na Europa. O poder é o que sempre foi a força mais importante. O que está a acontecer no mundo? Porquê?

Partindo do passado para a exploração do presente e dos possíveis futuros, Miguel Monjardino, especialista em geopolítica e geoestratégica, explica as razões do desequilíbrio do sistema internacional, analisa os mais importantes factos da geopolítica e antecipa o que se pode esperar em Portugal e no mundo.

Por onde irá então a história? A fixação no presente e a desvalorização do passado é, hoje em dia, um dos principais obstáculos intelectuais à compreensão do nosso tempo. Acreditamos que vivemos um momento único na história. Na realidade, Portugal e os países europeus já viveram períodos semelhantes. Assim, o conhecimento do passado histórico é crucial para a escolha e decisão sobre possíveis futuros. Precisamos de um novo mapa conceptual para avaliarmos os acontecimentos internacionais.

Sem comentários:

Enviar um comentário