terça-feira, 27 de junho de 2023

DIVULGAÇÃO | UMA FAMÍLIA MONÁRQUICA NA GUERRA DA REPÚBLICA, de LÍVIA FRANCO | DOM QUIXOTE

 

Portugal, início do século XX. A Belle Époque é interrompida abruptamente pela implantação da República e pela Primeira Guerra Mundial. Um novo mundo paira no horizonte. Ao contrário de outros monárquicos da sua geração, os irmãos João e Manuel de Mello (Cartaxo) cumprem o seu dever patriótico e partem para a frente de batalha sem saberem ao que vão. Um deles redige um diário de campanha na Flandres, o outro escreve para casa sobre a drôle de guerre portuguesa em Inglaterra.

Em Lisboa, aguardando o seu regresso, os familiares experimentam o fim da Primeira República, o consulado Sidonista e o sonho impossível do regresso da monarquia.

Mais de um século depois, Lívia Franco, bisneta de João de Mello, recupera os testemunhos de guerra dos dois irmãos.

Uma Família Monárquica na Guerra da República apoia-se em documentos históricos inéditos. Recupera pessoas, histórias, sensibilidades e ambientes desses tempos desafiantes e contextualiza-os num país e num mundo em convulsão. Um contributo fundamental para a historiografia de uma época ainda por conhecer, e uma crónica de costumes da alta sociedade portuguesa de então.


Sem comentários:

Enviar um comentário