segunda-feira, 29 de janeiro de 2018

LITERATURA| "ENIGMA DA MENTIRA" de PAULO DA COSTA GONÇALVES | CLÁUDIA DE ANDRADE


Foi no Café Literário da Chiado Editora, que tive o prazer de apresentar a mais recente aventura do Inspector Alexandre Melo – “Enigma da Mentira”, e o autor, o meu caro colega e amigo Paulo Costa Gonçalves.

Foi uma sessão relaxada, informal, que facilitou grandemente a minha apresentação pois assumiu um ritmo de partilha e de conversa casual, em que todos os presentes colocaram as suas questões ao autor acerca da sua inspiração, quer do livro alvo do presente lançamento como a ambos os que o antecederam e de planos futuros.
Paulo Costa Gonçalves é formado em Sociologia, tendo vindo a desenvolver trabalho na área da investigação, e a sua motivação principal para este, que o próprio intitula de hobby, vem da necessidade que o autor sentiu de encontrar um tipo de leitura fácil, leve, mas com uma velocidade e uma cadência narrativa fluída que permitisse algumas horas de diversão despreocupada, mas que prendesse o leitor ao “enigma” a resolver.
O “Enigma da Mentira”, o seu terceiro livro, é isso mesmo, um livro que se lê de uma forma quase cinematográfica, em que não existem pausas, nem momentos mortos, em que oscilamos de suspeito em suspeito, tentando enquadrar o facto histórico que inicia a narrativa, no móbil que levaria algum deles ao homicídio.
Um desaparecimento a bordo vem exigir a intervenção do inspector da polícia judiciária Alexandre Melo, durante a sua lua-de-mel. Só ao mesmo são apresentadas evidências de que se poderá tratar de um homicídio, mas inconscientemente ele sabe que nada é tão fácil nem tão óbvio como aquilo que as pistas parecem apontar.
Será que se investiga um desaparecimento ou um homicídio? Será que o motivo sofre contornos sobrenaturais, percorrendo as eras, enterrado fundo nas malhas do passado, ou, pelo oposto, tratar-se-á de uma razão bem mais terrena e banal? É isso que o convidamos a descobrir no “Enigma da Mentira”.


Fotos: Cláudia de Andrade


Sem comentários:

Enviar um comentário