segunda-feira, 31 de janeiro de 2022

AUTOR NACIONAL | Pedro Strecht | Grupo Bertrand Círculo

 


Pedro Strecht nasceu em 1966. Terminou o curso de Medicina em 1989. É especialista em Psiquiatria da Infância e Adolescência (Pedopsiquiatria) desde 1995 e autor de mais de trinta livros. Exerceu diversas funções ao longo da sua vida profissional: foi professor do ensino secundário e do ensino superior; médico no Hospital de Dona Estefânia, no Chapitô, nos Centros Educativos da Bela Vista e de Padre António de Oliveira, no Centro Dr. João dos Santos – Casa da Praia e na Cooperativa A Torre; supervisor do Projeto de Apoio à Família e à Criança Maltratada; colunista da revista Pais e Filhos e do jornal Público; e coordenador da Equipa de Intervenção Psicossocial do Gabinete de Reconversão do Casal Ventoso e também a Equipa de Intervenção em Crise da Casa Pia de Lisboa.


Actualmente, trabalha em consulta privada, na ART – Associação de Respostas Terapêuticas e num lar de infância e juventude especializado, GPS. Lidera a Comissão Independente para o Estudo dos Abusos de Menores na Igreja. Distribui o seu trabalho de base ao longo de quatro dias da semana, durante dez meses do ano. Tem como outros interesses fundamentais a música, a literatura, a escrita e a natureza. Não usa relógio e ainda não se adaptou aos telemóveis de última geração. Não tem e não acede a redes sociais.


A melhor definição de tempo que ouviu até à presente data foi-lhe transmitida por uma criança de 7 anos: «O tempo é uma bola redonda que ainda não parou de andar.»


O autor é já uma referência para todos quantos se movem no universo próprio das crianças e adolescentes e do relacionamento destes com os adultos e com os seus pares. Sendo incontornável o seu contributo na área da saúde mental.


Texto: redacção com Contraponto

Foto: D.R. em Wook.pt 


Sem comentários:

Enviar um comentário