domingo, 16 de janeiro de 2022

DIVULGAÇÃO | Otimismo e Saúde, de Luis Rojas Marcos | Pergaminho - Grupo Bertrand-Círculo

 

Redacção com Grupo Bertrand-Círculo

Foto: D.R.

Depois de quase dois anos a viver uma pandemia mundial, todos devíamos ler Otimismo e Saúde, do psiquiatra e autor de bestsellers Luis Rojas Marcos. Neste livro, o autor demonstra como sentir e pensar positivo é um investimento extremamente rentável para desenvolver a nossa capacidade de sermos felizes e saudáveis.

«A confiança nas nossas capacidades para gerir situações imprevistas ou perigosas é um ingrediente importante para a resiliência. Graças a estas funções executivas podemos regular as emoções e gerir as circunstâncias, incluindo procurar informação clara e fiável que nos ajude a estabelecer prioridades e manter os pés assentes na terra. Especialmente importante nesses momentos é a esperança que nos anima a confiar nas nossas capacidades e nos dá o alento de que necessitamos para neutralizar o fatalismo e não desistirmos. Como disse, com razão, em tempos remotos um mestre da medicina: podemos viver três dias sem beber água, sete minutos sem ar mas apenas poucos segundos sem esperança. No mesmo sentido, um conhecido explorador, a quem mencionei o projeto de escrever este livro, disse-me: “Olha, Luis, para sobreviver perdido nas montanhas ou na neve tem grande influência a boa preparação e ter um bom equipamento. Mas na hora da verdade, o que com frequência separa os vivos dos mortos não é o que levam na mochila, mas sim na mente.”», partilha o autor.

Com mais de 300 mil exemplares vendidos, Otimismo e Saúde ensina, sobretudo, que otimismo não é ver o copo meio cheio, é acreditar que temos capacidades para encher o copo até cima – e as forças para desenvolver essas capacidades.

Sem comentários:

Enviar um comentário