quinta-feira, 10 de fevereiro de 2022

NEUROCIÊNCIA | Sete Lições e Meia sobre o Cérebro, de Lisa Feldman Barrett| Temas e Debates - Grupo Bertrand Círculo





Sete breves ensaios e uma pequena história sobre o modo como os cérebros evoluíram. Reconhecido pela Amazon como um dos melhores livros de 2020 e como Melhor Livro Científico, também em 2020, pela Barnes and Noble, Sete Lições e Meia Sobre o Cérebro chega hoje às livrarias nacionais. 

Sete Lições e Meia Sobre o Cérebro desmistifica a grande massa cinzenta que temos entre as orelhas. A linguagem informal, com humor, faz-se acompanhar por ilustrações simples mas que podem ajudar o leitor a visualizar e a compreender como se originaram os cérebros, de que maneira se estruturam (e por que é importante essa estrutura) e de que modo o nosso cérebro trabalha em conjunto com os outros cérebros para criar tudo o que experienciamos. Pelo caminho, também ficaremos a saber porque devemos rejeitar mitos tão generalizados como os do «cérebro de lagarto» ou da suposta batalha entre pensamentos e emoções – ou entre a natureza e a educação – que determinaria o nosso comportamento.

Apelativo tanto para leigos como para especialistas, eis um livro cheio de surpresas, humor e conclusões importantes sobre a natureza humana – que quererá saborear uma e outra vez, como se de uma guloseima se tratasse.

Com recurso a uma linguagem acessível, Lisa Feldman Barrett responde a várias dúvidas que existem sobre o cérebro. Uma obra sucinta, agradável e acessível, com lições oriundas da linha da frente da investigação da neurociência. 

Sete Lições e Meia Sobre o Cérebro foi já alvo das seguintes críticas internacionais:

«Uma escrita belíssima e revelações sublimes que lhe causarão assombro. Se procura uma síntese sobre o cérebro e a sua magia, este é o livro ideal para si.» David Eagleman, neurocientista, Universidade de Stanford

Sinopse:

Em sete breves lições (e ainda uma pequena história sobre o modo como os cérebros evoluíram), esta obra acessível apresenta-nos as descobertas mais recentes da neurociência, entre as quais: como se originaram os cérebros, como se estruturam e de que modo trabalham em conjunto com os outros cérebros para criar todas as nossas experiências.

Sobre a autora:

A neurocientista Lisa Feldman Barrett, nascida em 1963 em Toronto, no Canadá, pertence ao 1% dos cientistas mais citados no mundo pela sua investigação revolucionária em psicologia e neurociência. É University Distinguished Professor na Universidade Northeastern e consultora do Massachusetts General Hospital e da Harvard Medical School.
Em 2019, recebeu uma Guggenheim Fellowship em neurociência e é membro da American Academy of Arts and Sciences e da Royal Society do Canadá. É também autora de How Emotions Are Made.

Redacção com Grupo Bertrand Círculo

Sem comentários:

Enviar um comentário