quinta-feira, 14 de abril de 2016

[Cultura - Divulgação Literária] Joana Bouza Serrano lança novo Romance Histórico " A Duquesa de Mântua", com Chancela Esfera dos Livros

Eis uma notícia que, certamente, será do agrado de todos os adeptos do romance histórico, a partir de amanhã - dia 15 de Abril, estará disponível nas livrarias de todo o país o mais recente romance histórico de Joana Bouza Serrano, com chancela da Esfera dos Livros, sob o título "A Duquesa de Mântua".

O livro dá-nos a conhecer o universo de Margarida de Mântua, a princesa Italiana que chegou a ser Vice-Rainha de Portugal, em tempos conturbados que antecederam a Restauração da Independência Nacional de 1 de Dezembro de 1640.

[Sinopse da Obra]:

No dia 1 de Dezembro de 1640, por entre as armas dos fidalgos e a exaltação popular, a Duquesa de Mântua assoma corajosamente à varanda do Palácio Real, em Lisboa, tentando travar o golpe de Estado que estava em vias de pôr fim a seis décadas de domínio Castelhano. Margarida de Mântua chegara a Lisboa em 1634, com a incumbência de governar o reino em nome de Filipe IV de Espanha. Nesse período conturbado, marcado por revoltas populares contra o aumento dos impostos e pelos constantes ataques ao Império Colonial Português por parte dos inimigos da Monarquia Hispânica, Filipe IV e os seus conselheiros haviam decidido enviar para Lisboa alguém cuja lealdade não pudesse ser posta em causa: uma princesa de sangue real, prima do monarca e bisneta de duas infantas portuguesas, que crescera na corte de Saboia, embalada pelo mito do avô espanhol, o poderoso Filipe II, que reinara sobre o maior Império que jamais existira. Em A Duquesa de Mântua, Joana Bouza Serrano, historiadora e autora de As Avis, dá-nos a conhecer a vida atribulada desta altiva e determinada princesa que foi vice-rainha de Portugal.

[A Autora]:

Joana Bouza Serrano


Joana Bouza Serrano é licenciada em História e mestre em História Moderna e dos Descobrimentos pela Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa. Em 2009, publicou "As Avis", também com a Esfera dos Livros.


Texto: Isabel de Almeida/Nova Gazeta com Esfera dos Livros
Fotos: Gentilmente Cedidas por Esfera dos Livros


Sem comentários:

Enviar um comentário