terça-feira, 13 de junho de 2017

LITERATURA | Juva Batella | NUVEM DE TINTA

O autor brasileiro Juva Batella estará em Lisboa de 16 de Junho a 2 de Julho, para apresentar o romance juvenil A Língua de Fora


Juva Batella nasceu em 1970, falou a primeira palavra em 1972, escreveu o primeiro caderno de caligrafia em 1976 e aprendeu a andar de bicicleta em 1980. Depois cresceu a sério e estudou. Fez um Doutoramento no Rio de Janeiro e um Pós-Doutoramento em Lisboa. Publicou vários livros no Brasil e, em 2009, publicou em Portugal, o seu romance O verso da língua. A língua de fora foi selecionado para o PNBE 2013 (Programa Nacional Biblioteca da Escola). Morou em Portugal por nove anos e voltou a morar no Brasil, onde trabalha na Rede Globo.




Era uma vez, num reino longínquo, um rei tirano, uma princesa prisioneira e um jovem revolucionário.

À partida, este parece um romance como tantos outros. No entanto, quando a princesa prisioneira é a Língua Portuguesa, o rei tirano é o Verbo e o jovem revolucionário é o Tom Coloquial, é legítimo desconfiarmos de que esta não é uma história de encantar vulgar. No Reino das Palavras Contadas, a luta pela libertação da língua e pela liberdade de expressão é real – e literal! Pelo meio — como em todas as histórias —, nasce uma paixão eterna, rebenta uma guerra civil e decide-se o futuro de um idioma.

Se tens dificuldade em perceber o quem é quem da gramática portuguesa, distinguir as Gírias das Metáforas, o Purismo do Preciosismo e o Pleonasmo do Eufemismo, depois de leres A Língua de Fora tudo te parecerá, pleonástica e metaforicamente, claro como água.

Esta fábula sobre a formação e a evolução da língua portuguesa prende-nos à leitura, desde a primeira página, pela insuperável originalidade e pelo insólito humor do texto. Porém, mais do que isso, mostra-nos a importância da resistência à opressão; mostra-nos o valor de todas as formas de liberdade; o valor da união. Esta narrativa é uma lição — gramatical e de vida — de que nunca mais irás esquecer.


Sem comentários:

Publicar um comentário