quarta-feira, 7 de junho de 2017

LITERATURA | Robert Service | DESASSOSSEGO - GRUPO SAÍDA DE EMERGÊNCIA



Robert Service é um académico britânico e historiador da Rússia moderna e da União Soviética. É professor de História Russa na Universidade de Oxford e o autor de várias obras muito aclamadas sobre o passado e o presente da Rússia, com destaque paraLenin: A BiographyA History of Twentieth-Century RussiaRussia: Experiment with a People e Stalin: A BiographyO Último dos Czares: Nicolau II e a Revolução Russa é a sua mais recente obra. Vive em Londres com a esposa e quatro filhos.



Um dos primeiros livros da chancela Desassossego intitula-se O Último dos Czares. Nicolau II e a Revolução Russa do historiador Robert Service. Para assinalar os 100 anos da revolução russa convidámos o autor para vir a Lisboa nos dias 8 e 9 de junho.


Com acesso a documentos nunca antes investigados, incluindo os diários pessoais do próprio Czar, Robert Service, um dos mais respeitados especialistas na História russa, lança uma nova luz sobre os últimos meses da vida de Nicolau, entre a abdicação e o assassinato de toda a família a sangue-frio. O Último dos Czares é uma investigação admirável de um homem apanhado desprevenido pela História, e revela-nos o cenário social, económico e político que fermentava na Rússia após a tomada de poder bolchevique e no início da República Soviética de Lenine.

Em março de 1917, Nicolau II, o último Czar da Rússia, abdicou e a dinastia que governara o império por mais de três séculos foi forçada a ceder o poder aos revolucionários bolcheviques. Com acesso a documentos nunca antes investigados, incluindo os diários pessoais do próprio Czar, Robert Service, um dos mais respeitados especialistas na História russa, lança uma nova luz sobre os últimos meses da vida de Nicolau, entre a abdicação e o assassinato de toda a família a sangue-frio. O Último dos Czares é uma investigação admirável de um homem apanhado desprevenido pela História. E revela-nos o cenário social, económico e político que fermentava na Rússia após a tomada de poder bolchevique e no início da República Soviética de Lenine.

Sem comentários:

Publicar um comentário