domingo, 4 de abril de 2021

DIVULGAÇÃO | A ARTE DE COMUNICAR COM SUCESSO, de DALE CARNEGIE

Um livro fundamental para aprender a comunicar com eficácia e alcançar os resultados que deseja.

 

O acto de comunicar é uma das características mais importantes do ser humano, aquilo que lhe permite viver em comunidade e evoluir – no sentido de vivermos melhor, de sermos melhores, de nos anteciparmos ao pior.

 

Ao longo da nossa vida, uma comunicação eficaz poderá fazer a diferença entre o sucesso e o insucesso, no limite, até entre a vida e a morte. Desenvolver essa habilidade inata é, assim, das coisas mais importantes que pode fazer por si.  Dale Carnegie, um dos escritores mais bem-sucedidos do século XX, autor de mais de 50 títulos e de alguns dos livros mais vendidos e influentes de sempre, sabe como ajudá-lo nessa missão.

 

Do livro:

 

«A comunicação não é uma via de sentido único. Não se trata apenas de quem comunica  enviar uma mensagem a outra parte. Para ser eficaz tem de ser uma auto-estrada de dois sentidos, com o feedback a fluir continuamente de um lado para o outro. O emissor da mensagem deve procurar e receber feedback do receptor. O comunicador tem de ter sempre a certeza de que aquilo que envia é entendido e aceite pelo destinatário. Para isso, o emissor deve fazer perguntas, observar o que é observável e, se houver mal-entendidos, corrigi-los e certificar-se de que as correcções são compreendidas. Com este livro, vai aprender algumas estratégias para melhorar tanto a sua comunicação oral como escrita — passos  fundamentais para se tornar mais bem-sucedido no trabalho e em todos os aspectos da sua vida. Aprenderá como aperfeiçoar as técnicas de comunicação oral, desde a experiência diária de falar directamente com outra pessoa — a arte da conversação — até discursar em público para uma grande audiência ou apresentar um relatório a membros de um grupo ou de uma comissão. Aprenderá a escutar realmente o que a outra pessoa está a dizer de modo a compreender a mensagem por completo. Aprenderá como a linguagem corporal melhora, ou desvaloriza, a sua mensagem, e como interpretar a linguagem corporal dos seus interlocutores. Também aprenderá como tornar as comunicações escritas — quer sejam cartas, memorandos, e-mails ou mensagens de texto — claras, concisas, completas e mais apelativas para o leitor.»

 

 


Sem comentários:

Enviar um comentário