terça-feira, 27 de abril de 2021

DIVULGAÇÃO | UM PLANETA DE VÍRUS, de CARL ZIMMER

Durante anos, os cientistas avisaram-nos de que uma pandemia era inevitável. Tinham razão. E agora todos temos muito a aprender

Os vírus dominam o planeta e transformam as nossas vidas. Estamos mais familiarizados com o vírus da gripe, e agora com o responsável pela COVID-19, mas os vírus são responsáveis por muitas outras doenças. Estão presentes na nossa vida há tanto tempo que, neste momento, o genoma humano contém mais ADN de vírus do que dos nossos próprios genes. Para onde quer que olhem, os cientistas descobrem novos vírus: no solo, no oceano, e até em grutas a quilómetros de profundidade. Um Planeta de Vírus desvenda o mundo escondido dos vírus, incluindo o responsável pela disseminação da COVID-19. Apresenta as últimas investigações sobre como os vírus dominam a nossa vida e a nossa biosfera, como estão a produzir novas doenças, como podemos aproveitá-los para nosso benefício e como irão continuar a controlar o nosso destino durante séculos. Uma viagem fascinante a um mundo que todos devemos compreender melhor.

CARL ZIMMER é colunista do The New York Times, escreve para a Atlantic e outras revistas, e é autor de várias obras sobre ciência. É professor adjunto no Departamento de Biofísica e Bioquímica Molecular da Universidade de Yale, onde leciona sobre ciência. Pode consultar a página do autor em https://carlzimmer.com/