sexta-feira, 9 de abril de 2021

DIVULGAÇÃO | QUARENTENA - UMA HISTÓRIA DE AMOR, de JOSÉ GARDEAZABAL

Quarentena, uma história de amor é o novo romance de José Gardeazabal, que tem sido assinalado como uma nova e importante voz na literatura contemporânea.

O novo livro do autor, que a Companhia das Letras lança a 23 de Março, concentra-se num casal decidido a separar-se mas que, por força da chegada de uma pandemia, se vê obrigado a conviver nos 40 dias que durará a quarentena obrigatória.

 

Este é o terceiro romance de José Gardeazabal, depois de Meio Homem, Metade Baleia, finalista do Prémio Oceanos 2019, e de A Melhor Máquina Viva, um dos livros do ano 2020 para o Expresso e Público («vem confirmá-lo como uma das grandes vozes da literatura portuguesa»).


SINOPSE

 

Um casal, decidido a separar-se e de malas feitas, é obrigado pelas autoridades de saúde a uma quarentena. O seu apartamento transforma-se numa arena de proximidade física e distâncias calculadas, onde os restos da vida amorosa e o trautear televisivo de uma pandemia mudam o mundo por dentro e por fora. Ali, sob o regime forçado de uma intimidade perdida, percebemos como, entre antigos amantes, vizinhos e desconhecidos, a saudade das multidões e dos sentimentos sempre estiveram à altura de nos resgatar do peso do presente.   

Um olhar provocador sobre uma experiência coletiva. Uma introspeção inesperada, à porta fechada, sobre o que é o amor, onde começa, acaba e recomeça.  Uma história de amor em 40 dias.


Sobre o autor: 


José Gardeazabal nasceu em Lisboa, onde vive atualmente. Viveu, trabalhou e estudou em Luanda, Aveiro, Boston e Los Angeles. Recipiente do Prémio INCM/Vasco Graça Moura, pelo seu livro de poesia história do século vinte, em 2016, publica nesse mesmo ano Dicionário de ideias feitas em literatura. No ano seguinte, lança-se na dramaturgia com a publicação de Trilogia do olhar. Em 2018, a Companhia das letras lança o seu primeiro romance, Meio homem metade baleia, e dois anos depois é publicado A Melhor Máquina VivaQuarentena, uma história de amor é o seu terceiro romance. 







Sem comentários:

Enviar um comentário