terça-feira, 12 de dezembro de 2017

ACTUALIDADE | Alunos Baptizam Golfinhos do Estuário do Sado | SETÚBAL


Texto: Isabel de Almeida | Colaboradora Nova Gazeta | Jornalista Diário do Distrito

Foto: Câmara Municipal de Setúbal | Direitos Reservados


   Os alunos do Agrupamento de Escolas Luísa Todi escolheram os nomes de Bolinhas, Sereia e Lua para baptizar três crias de golfinhos que nasceram este ano no Estuário do Sado. A iniciativa decorreu na tarde da passada Segunda-Feira no auditório da Escola Básica Luísa Todi, em Setúbal.

   Coube à Presidente do Município de Setúbal - Maria das Dores Meira - proceder ao anúncio dos nomes seleccionados, na sequência de votação levada a efeito por mais de seis dezenas de crianças dos 3º e 4º anos de Escolaridade tendo por base listagem de nomes facultada pelo ICNF - Instituto de Conservação da Natureza e das Florestas.

   A Presidente do Município Sadino lançou às crianças uma importante questão: “Vocês são os padrinhos destes três novos residentes do Sado. A responsabilidade é muito grande! O que é que não podem fazer na água?”, à qual as crianças prontamente responderam de forma entusiasta "poluir !"

   Esta actividade foi organizada pelo ICNF numa parceria firmada com a Câmara Municipal de Setúbal, e contou também com uma apresentação cuja dinamização esteve a cargo de Ana Cristina Falcão, Técnica que integra a equipa de monitorização dos Roazes do Sado da Reserva Natural do Estuário do Sado, a qual referiu “Em 2015, o ICNF decidiu que as crias de golfinhos serão sempre baptizadas nas escolas. Por isso, estamos aqui hoje”

   Destacando a importância da protecção ambiental, a Presidente da autarquia afirmou “Desde muito cedo temos de ensinar as crianças que elas são peça fundamental no futuro, para a mudança de mentalidades e para a preservação do ambiente. É para nós motivo de grande alegria e orgulho que sejam elas a escolher os nomes das novas crias.”

   Neste evento marcaram ainda presença o Vereador responsável pelo Pelouro da Educação, Ricardo Oliveira e a jovem Setubalense Filipa Barroso, Miss Portugal e antiga aluna daquele agrupamento escolar. 

   Para concluir o evento, o Vereador Ricardo Oliveira e Ana Cristina Falcão ( do ICNF) entregaram às crianças diverso material informativo e ludo-pedagógico, tendo havido lugar ainda a um apontamento musical a cargo do Grupo de Bombos da Escola Básica Luísa Todi.


Sem comentários:

Enviar um comentário