sexta-feira, 1 de dezembro de 2017

OPINIÃO | Gratidão | MARGARIDA VERÍSSIMO

De acordo com um dicionário, gratidão significa o sentimento de lembrança e agradecimento por um bem recebido em relação ao autor, gratidão é sinónima de reconhecimento. Gratidão é daquelas palavras sonantes, que enchem a boca… enche também a alma de quem a recebe e engrandece quem a sente e a demonstra.

Perdidos, ocupados e distraídos nos nossos pensamentos e com os afazeres diários, quantas vezes não reconhecemos o que nos é oferecido, o que nos é dado, pequenas coisas insignificantes do quotidiano, míseras dádivas não pedidas, perdidas em gestos, em ações sem retribuição. Seria tão simples como um olhar, um sorriso, uma palavra, um carinho, uma atenção. Nada que requeresse um muito obrigada ou eternamente grata.

A gratidão é um passo a caminho da felicidade, da realização pessoal e interpessoal. Sentirmo-nos gratos implica reconhecermos e apreciarmos as dádivas, grandes e insignificantes, que a vida nos oferece. Seja em forma de um sol radioso no dia do nosso aniversário, seja na torrada preparada com carinho numa manhã fria de inverno, na boleia que nos poupou bastante tempo num dia atarefado, ou num trabalho que alguém nos ajudou a fazer ou fez por nós, as dádivas aparecem a cada momento, a cada virar de direção, a cada passo dado. A capacidade que temos de as reconhecer e de ficarmos gratos reflete-se no nosso bem-estar, no prazer de viver.

Porém, não estamos sozinhos neste mundo, só seremos verdadeiramente felizes se a nossa gratidão for partilhada, demonstrada. Sem reconhecimento e demonstração de agradecimento não há o verdadeiro sentido de gratidão, torna-se um sentimento infrutífero. A ingratidão morrerá estéril.

Por todos os olhares, gestos, sorrisos, palavras que deixei estéreis dentro de mim, peço desculpa! Agradeço a vida e tudo o que a vida me tem dado: os pais, os irmãos, a família, os amores da minha vida, os amigos, o desconhecido que me sorri… Agradeço o sol e a terra molhada, o mar e a areia, as flores que tornam os dias coloridos e as plantas que temperam a vida de sabor, os animais e as conchas do mar. Agradeço a saúde e a capacidade de ultrapassar a doença, agradeço a ciência e toda a tecnologia, a arte que me faz sonhar e o desporto que me faz superar. Agradeço todos os conhecimentos que me transmitiram, todos os desafios que me propuseram e experiências que me proporcionaram e agradeço todo o amor dado e recebido que me eleva a uma dimensão superior. Agradeço aquela palavra, aquela ajuda, aquele gesto quando mais precisava e agradeço todos os gestos, todas as palavras, todos os sorrisos e todos os carinhos gratuitos que me adoçam os dias e tornam a minha existência maravilhosa!



















Margarida Veríssimo







1 comentário:

  1. Aquele que agradece, nunca será esquecido. Será amado e reconhecido, por todos aqueles com caráter e respeito agradecem a esse ser maior. Obrigada

    ResponderEliminar