quinta-feira, 19 de agosto de 2021

DIVULGAÇÃO | RENEGADOS, NASCIDOS NOS EUA, de BARACK OBAMA e BRUCE SPRINGSTEEN | OBJECTIVA

 



RENEGADOS: nascidos nos EUA regista a conversa que Obama e Springsteen iniciaram no podcast homónimo co-produzido pelo Spotify e que se tornou o mais ouvido de sempre, a nível global, nesta plataforma. Durante estas conversas íntimas, partilham histórias exclusivas e considerações acerca da vida, da música e do seu amor pelos Estados Unidos, com todos os desafios e contradições que isso implica. Num formato de álbum, RENEGADOS inclui ainda fotografias raras e exclusivas das colecções privadas dos autores, bem como material de arquivo inédito, incluindo algumas letras de músicas manuscritas de Springsteen e discursos anotados de Obama, oferecendo um retrato envolvente e belissimamente ilustrado de dois forasteiros — um negro e um branco — que ajudaram a escrever a história dos Estados Unidos.

Ao longo de vários dias, o presidente Barack Obama e Bruce Springsteen sentaram-se à conversa.  Com origens e experiências de vida muito diferentes, pareciam ter pouco em comum. No entanto, segundo as palavras do presidente Obama nas páginas iniciais de RENEGADOS: 

«Ao longo dos anos, descobrimos que temos uma sensibilidade comum. Sobre o trabalho, sobre a família e sobre os Estados Unidos. Cada um à sua maneira, eu e o Bruce temos feito uma viagem paralela na tentativa de perceber este país que tanto deu a ambos. Pretendemos contar a história deste povo, procurando uma forma de unir as nossas buscas individuais por sentido, verdade e noção de comunidade com a História dos Estados Unidos.»

Em RENEGADOS: nascidos nos EUA, os leitores são convidados a juntar-se, num estúdio de gravação apinhado de guitarras, a estes dois amigos de longa data e, pelo menos numa ocasião, a acompanhá-los numa viagem de Corvette, enquanto falam de casamento, parentalidade, raça e masculinidade, do apelo de uma estrada por desbravar e do chamamento do regresso a casa, de alguns dos mais inspiradores heróis americanos de todos os tempos, de música... Fala-se bastante sobre música.

Pelo caminho, revelam a sua paixão — e o preço que, por vezes, pagam — por, ao longo das suas carreiras, contar uma história maior, mais verdadeira, sobre a América e examinam a forma como um país fracturado pode voltar a encontrar um caminho de regresso à união.

Nas palavras de Springsteen, na sua introdução a RENEGADOS:

«Tivemos conversas muito sérias sobre o destino do país, sobre a sorte dos seus cidadãos e sobre as forças corruptas, destrutivas e terríveis que gostariam de deitar tudo isto a perder. Este é um momento de vigilância, quando a nossa identidade é posta à prova. Conversas difíceis sobre o que somos e o que queremos ser podem, talvez, servir de guia para alguns dos nossos concidadãos.

Este é um momento em que temos de pensar seriamente sobre o que desejamos ser e sobre o país que vamos deixar aos nossos filhos. Vamos permitir que o melhor daquilo que somos nos escape por entre os dedos ou vamos unir-nos para enfrentar o problema? Não encontrará respostas a estas perguntas neste livro, mas irá com certeza encontrar dois exploradores que dão o seu melhor para nos levar a fazer melhores perguntas.»

Como descreve o presidente Obama, «as conversas que eu e o Bruce tivemos em 2020 têm hoje a mesma urgência que já então tinham. São um exemplo do nosso esforço contínuo para perceber como chegámos aqui e como podemos contar uma história mais aglutinadora que comece a sanar o fosso entre os ideais americanos e a realidade do país».


Sem comentários:

Enviar um comentário