segunda-feira, 9 de agosto de 2021

CRÍTICA LITERÁRIA | A rapariga no Comboio, de Paula Hawkins | Topseller - Grupo 20|20


Texto: Cláudia  de Andrade | Colaboradora Nova Gazeta

Foto: D.R.


Presa no remoinho do dia-a-dia, vivendo cada dia de uma forma automática como se fosse passageira no próprio corpo, amaldiçoada a viver os dias sempre iguais… Como se a vida não fosse mais do que uma longa e melosa espera pela morte… Esta é Rachel, a personagem principal.


Quando o seu casamento acaba, Rachel passa a viver dormente. Assombrada pela nova vida idílica do ex-marido, com a sua nova esposa perfeita e bebé recém-nascida… Rachel parece o contraste total, desfeita pela separação e pela morte do sonho de uma vida ao seu lado. 


Entregue ao álcool, após perder o emprego, com o dinheiro a acabar e a viver no quarto de uma amiga a quem ainda nem teve coragem de contar que está desempregada, Rachel continua a apanhar todos os dias o comboio para Londres, como se este facto a mantivesse agarrada a uma ténue normalidade.


Durante a viagem vai imaginando a vida das pessoas que vê pela janela, em especial a de um casal que mora na sua antiga rua… em particular da mulher da casa, da qual aguarda ansiosa um vislumbre… a quem imagina um nome, uma profissão, confabulando uma vida de sonho. A vida que talvez, num passado distante, tenha imaginado para si mesma.


Numa manhã nota algo errado com o casal que observara há tanto, algo breve, quase ininteligível… e mais tarde vem a saber que a mulher que preenchia o seu imaginário está desaparecida…


Embrenhada na bruma do álcool, Rachel vê-se arrastada para uma investigação em que passa de pessoa de interesse, a suspeita, a bêbeda obcecada… a incómodo não relevante.


Mas a verdade é que Rachel viu mais do que pensa…sabe mais do que imagina e está mais ligada ao que aconteceu do que se permite aceitar...


Os pontos começam-se a unir… 


Mas será que pode confiar em si mesma?


Venha descobrir os mistérios com A Rapariga no Comboio, uma edição da Topseller, Grupo 20|20


Nota de Redacção -  9 Agosto de 2021

Já transposto para o cinema é uma obra de sucesso reconhecida internacionalmente. Dia 31 Chega às Livrarias o mais recente thriller da autora - Um fogo lento, que estamos a ler na redacção já em avanço. Se ainda não conhece, eis uma nova autora a desvendar para quem gosta de thrillers psicológicos de verdadeira qualidade literária.

Sem comentários:

Enviar um comentário