quarta-feira, 4 de agosto de 2021

DIVULGAÇÃO | Alfredo da Silva, Biografia, de Miguel Figueira de Faria | Dom Quixote - Grupo LeYA


 Livro publicado nos 150 anos do nascimento do histórico industrial.


ALFREDO DA SILVA E A I REPÚBLICA


Novo livro sobre Alfredo da Silva nas livrarias a 13 de julho, formando, com «Alfredo da Silva: Biografia» e «Alfredo da Silva e Salazar», agora reeditadas, uma valiosa trilogia comemorativa do 150.º aniversário do nascimento de uma das mais importantes figuras da nossa História económica e empresarial.


A LeYa e a Dom Quixote publicam, no próximo dia 13 de julho, conjuntamente com a Fundação Amélia da Silva de Mello, o livro «Alfredo da Silva e a I República», volume que fecha o conjunto de estudos dedicados ao histórico industrial português ao longo de mais de duas décadas de investigação conduzida por Miguel Figueira de Faria. O livro trata, como o título indica, a cronologia inerente ao período republicano, etapa intermédia decisiva na definição do projecto empresarial da CUF.


É durante este período, entre o final do regime monárquico e o colapso da I República, que Alfredo da Silva põe em marcha o seu projecto para a CUF e lhe dá a configuração de um grupo económico de expressão internacional. Este percurso alicerçou-se em três eixos fundamentais: a emancipação empresarial, através da metamorfose de um pequeno accionista no grande patrão da CUF; a revolução industrial tardia, que introduziu em Portugal, ao nível do modelo fabril, das tecnologias e dos métodos de trabalho em contraciclo com o despertar dos movimentos sindicais e do operariado em tempo da implantação da República e da Revolução Russa; e o lançamento do triângulo de referência de um conglomerado com incidência na indústria, nos transportes e na banca, que constituiria a base do crescimento futuro do Grupo CUF.


Apesar de ser o último a chegar às livrarias, em termos cronológicos «Alfredo da Silva e a I República» antecede «Alfredo da Silva e Salazar» - originalmente publicado em 2009 e agora reeditado pela Dom Quixote - sobre o relacionamento do industrial com Salazar, no período da ditadura militar e do Estado Novo, onde se aprofundou o desenvolvimento do Grupo CUF, que, pela sua singularidade, constitui hoje um reconhecido caso de estudo no contexto nacional, objecto comum a historiadores, economistas e sociólogos, e a todos os interessados pelo conhecimento da nossa época contemporânea.


Fundamental para conhecer Alfredo da Silva, cujo projecto económico e financeiro ainda hoje perdura por mão dos seus descendentes, é «Alfredo da Silva: Biografia - 1871-1942», agora também reeditado pela Dom Quixote, depois de vários anos indisponível nas livrarias. Trata-se do primeiro volume da trilogia comemorativa do 150.º aniversário do nascimento de Alfredo da Silva. Esta nova edição mantém intacta a actualidade, encontrando-se particularmente focado na genealogia familiar, infância, juventude e formação, até ao início da vida activa e consequente afirmação no universo empresarial do período final do regime monárquico, incluindo a constituição da nova CUF e a sua primeira década de desenvolvimento.


Sobre o autor


Miguel Figueira de Faria é professor Catedrático do Departamento de História, Artes e Humanidades da Universidade Autónoma de Lisboa (DHAH-UAL). Investigador do Instituto de História da Arte (IHA FCSH-NOVA) e do Centro de Investigação em Ciências Históricas (CICH-UAL). Tem obras publicadas nas áreas de História da Arte e da Imagem, Urbanismo, Património, Estudos Olisiponenses, História do Livro e da Edição, História do Brasil Colonial e História Empresarial e do   Empreendedorismo. Neste último domínio, dando sequência a trabalhos de investigação iniciados no final da década de 1980, funda, no ano 2000, o Centro de Estudos de História Empresarial (CEHE), unidade orientada para a investigação aplicada, do qual é director. Nesta área publicou e coordenou, entre outros, os seguintes títulos: Marconi: da TSF às  Comunicações Globais, Banco Comercial Português: a Primeira Década 1985-1995, Lisnave: Contributos para a História da Indústria Naval em Portugal.


Vol. 1 «Alfredo da Silva: Biografia» (nova edição)


PVP 16,90€

Sem comentários:

Enviar um comentário