quinta-feira, 5 de agosto de 2021

DIVULGAÇÃO LITERÁRIA | The Shining, de Stephen King | Bertrand Editora


 Foto: D.R:

Texto: Redacção com Bertrand Editora


Para escrever The Shining, Stephen King

inspirou-se numa curta estadia num hotel, grandioso e antigo, onde ele e a sua mulher, Tabitha King, eram os únicos hóspedes. Depois de percorrer os corredores desertos do hotel durante o dia, e após acordar sobressaltado com um pesadelo durante a noite, King sabia o que fazer: «Levantei-me, acendi um cigarro e sentei-me na cadeira, observando as Montanhas Rochosas através da janela. Quando terminei o cigarro, a estrutura do romance estava já perfeitamente definida na minha cabeça. 

Escrito originalmente em 1977, The Shining rasgou os limites de um genéro literário e é hoje considerado um dos grandes clássicos da moderna narrativa americana. A Bertrand Editora – que já tinha publicado uma edição de bolso pela chancela 11x17 – faz agora chegar às livrarias, no dia 5 de agosto, a sua versão trade.

Stephen King concilia inquietação, entretenimento e qualidade literária como nenhum outro escritor,

particularmente neste que é o seu livro de culto. As personagens de The Shining perduram para lá do romance e fazem já parte do imaginário de todos nós.


Sinopse

Jack Torrance, a sua mulher Wendy e o filho de ambos, Danny, mudam-se temporariamente para o luxuoso e remoto Hotel Overlook, onde Jack assumirá em breve as funções de guarda de inverno. Jack encara o Overlookcomo uma oportunidade redentora para combater o alcoolismo e os acessos de fúria, um isolamento que lhe permitirá concentrar-se na escrita da sua peça de teatro; Wendy imagina-o como um refúgio desejado e a possibilidade de preservação da família, afastando a nuvem do divórcio que paira na cabeça de ambos; e Danny? A Danny serão reveladas visões aterradoras, para lá da compreensão de uma criança. Foi agraciado, ou amaldiçoado, com o dom de ver o que os outros não veem, o brilho, coisas que vão acontecer e coisas que já aconteceram – ele brilha mais do que qualquer outra pessoa. Forças malignas habitam o Overlook, e os seus quartos e corredoresaparentemente vazios cobiçam o pequeno Danny e o seu dom especial. Há no hotel um mal que aguardava pelostrês.

Romance com claros ecos biográficos, The Shining rasgou os limites de um género literário e é hoje considerado um dos grandes clássicos da moderna narrativa americana.


Sobre Stephen King

Nasceu em 1947 em Portland, no Maine. Iniciou os estudos secundários na Lisbon Falls High School, onde começou a escrever contos, ao mesmo tempo que fazia parte de um grupo amador de rock. No ano de 1960, Stephen King submeteu o seu primeiro manuscrito para publicação, o qual seria rejeitado. Entretanto, editava o jornal do liceu,

The Drum, e escrevia para o jornal local, o Lisbon Weekly Enterprise. Publicou o seu primeiro conto, In a Half-World of Terror, num fanzine de terror.

Em 1970, licenciou-se pela Universidade do Maine e, de 1971 a 1974, deu aulas numa escola secundária, até publicar o seu primeiro romance, Carrie (1974), a história de uma rapariga com poderes telecinéticos. Atirou as primeiras páginas do trabalho ao lixo, mas foram resgatadas pela esposa, que o encorajou a continuar. A obra teve carreira multipremiada e de incontestável valor literário – destacam-se nela a National Book Foundation Medal for Distinguished Contribution to American Letters, atribuída em 2003, e a National Medal of Arts, em 2014. um sucesso modesto, mas, depois da sua adaptação ao cinema e com a publicação do romance A Hora do Vampiro – ’Salem’s Lot (1976), Stephen King conseguiu afirmar-se como um importante escritor.

Sem comentários:

Enviar um comentário