sexta-feira, 1 de setembro de 2017

ESCAPADINHAS | Cruzeiro no rio Sado - Setúbal a Alcácer do Sal

Cruzeiro no rio Sado - Setúbal a Alcácer do Sal



75€
EVENTO: Cruzeiro no rio Sado - Setúbal a Alcácer do Sal

DATA DE REALIZAÇÃO: 2 de Setembro 2017

DESCRIÇÃO DO EVENTO:

Programa

Esta proposta de evento consiste num agradável Passeio de Barco entre a Doca das Fontaínhas em Setúbal e Alcácer do Sal, ao longo do curso do rio Sado. Neste cruzeiro teremos ocasião para ficar a conhecer as margens do rio Sado, com um tempo de paragem de 1 hora em Alcácer, que poderá ser utilizado para percorrer a sua zona ribeirinha ou petiscar algo antes do embarque que nos trará de regresso até ao nosso ponto de partida. Mais um evento a não perder. Os lugares são limitadas, inscreva-se já e garanta o seu!

10h00 - Passeio de barco, para subida do rio Sado desde a baía de Setúbal até Alcácer do Sal, navegando junto às margens pela histórica "Rota do Sal".

13h00 - Chegada a Alcácer do Sal

Paragem em Alcácer para almoço (não incluído) - Duração 1 hora aprox.

14h30 - Regresso à embarcação e regresso a Setúbal navegando na descida do rio.

17h30 - Chegada a Setúbal

O rio Sado

O Sado (antigamente chamado Sádão) é um rio português, que nasce a 230m de altitude, na Serra da Vigia e percorre 180 quilómetros até desaguar no oceano Atlântico perto de Setúbal.
No seu percurso passa por Alvalade e por Alcácer do Sal, sendo o seu estuário a separar Setúbal, na margem norte, de Tróia a sul. É dos poucos rios da Europa que corre de Sul para Norte, tal como o Rio Mira (Odemira, Alentejo), que é de menor dimensão.
No estuário do Sado habita uma população de golfinhos que tem resistido à invasão do seu habitat pelo homem (tráfego marítimo para os estaleiros da Mitrena, para o porto de Setúbal e decorrente da pesca e da doca de recreio, além do ferry-boat de ligação entre margens).
O rio Sado não tem um grande caudal devido a vários factores, destacando-se dois: o clima mais árido do Alentejo, onde se encontra a sua nascente e o desnível, pequeno, entre a altitude da nascente e a altitude da foz.
A bacia hidrográfica do rio Sado tem uma área de 7640 km². O estuário ocupa uma área de aproximadamente 160 km², com uma profundidade média de 8m sendo a máxima de 50m. O escoamento é forçado principalmente pela maré.

LOCAL E HORA DO ENCONTRO: Setúbal (Doca das Fontaínhas)

Latitude:  38°31\'18.01"N
Longitude:   8°53\'7.16"W
Cais de Embarque dos Ferrys em Setúbal

Hora do Encontro: 9h50 (o barco parte às 10h)
Hora prevista para o final: 17h30

Equipamento: Calçado e roupa adequada

Valor da inscrição: 75€ - Por transferência bancária para o NIB: 0036.0442.9910.60004034.6 - Destinatário: José Rodrigues

AS INSCRIÇÕES SÃO EFECTUADAS EM WWW.CAMINHANDO.PT ATRAVÉS DO FORMULÁRIO DE RESERVA. OBRIGADO

O envio do comprovativo de pagamento deve ser enviado para: inscricoes@caminhando.pt 

Observações: As vagas serão preenchidas de acordo com o envio do comprovativo de pagamento. Apenas se existirem lugares poderemos aceitar inscrições mais perto da data do evento.


Sem comentários:

Enviar um comentário