quarta-feira, 11 de outubro de 2017

ANIMAIS | GNU DE CAUDA PRETA

Blue Wildebeest, Ngorongoro.jpggnu-de-cauda-preta (Connochaetes taurinus) ou boi-cavalo-de-cauda-preta (em inglês, blue wildebeest, "gnu-azul") é uma das duas espécies de gnu, encontrada no Leste e Sul da África e contando com pelagem cinzenta, mas face e a cauda negras.

O gnu-de-cauda-preta foi descrito pela primeira vez pelo naturalista inglês William John Burchell em 1823, tendo sido ele a dar-lhe o nome científico Connochaetes taurinus.

Compartilha o género Connochaetes com o gnu-preto (C. gnou), e é colocado na família dos bovídeos, ruminantes com cascos fendidos. O nome genérico Connochaetes deriva das palavras gregas κόννος, konnos, "barba", e χαίτη, khaite, "cabelos soltos", "juba". O nome específico taurinus tem origem na palavra grega tauros, que significa um touro ou boi. O nome comum "gnu-de-cauda-preta" refere-se ao notável brilho, azul-prateado do casaco, enquanto o nome alternativo "gnu" origina do nome para estes animais usados ​​pelo povo Khoikhoi, uma tribo de pastores nativo do sudoeste da África.

Embora o gnu-de-cauda-preta e o preto estejam atualmente classificados no mesmo gênero, o primeiro foi previamente colocado em um gênero separado, Gorgon.

Fonte: Wikipedia e Jardim Zoológico de Lisboa

Questão: Quando o macho vocaliza o som da sua voz pode ser ouvida a que distância?

Sem comentários:

Enviar um comentário