terça-feira, 3 de outubro de 2017

Conferência l O antigo Egito

Conferência l O antigo Egito

Grátis
Com este conjunto de conferências pretende-se facultar aos participantes um conhecimento genérico mas essencial sobre a civilização que durante três mil anos floresceu nas margens do rio Nilo, começando por apresentar a geografia e a história do antigo Egito, sublinhando os seus momentos mais significativos do Império Antigo (o tempo das pirâmides), do Império Médio (a maet sublimada) e do Império Novo (expansão e cosmopolitismo), e rematando com a Época Baixa (arcaísmos e mediterranização) e a Época Greco-romana.

Depois entraremos num edificante mundo de afetos, evocando o erotismo subtil no antigo Egito e o papel da mulher na sociedade, seguindo-se a arte egípcia, vista pelos próprios Egípcios como sendo uma arte para a eternidade, desde a arquitetura e a escultura à pintura e às artes decorativas (artes de metamorfose), concluindo com o Além egípcio e as ideias que dele ressaltam: a invenção do paraíso ridente e a crença na ressurreição (ideias que depois outras religiões e outras culturas irão desenvolver).
 
Luís Manuel de Araújo é Egiptólogo e Professor da Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa.
 
13 de setembro
A geografia e a história do antigo Egito
 
20 de setembro
Um mundo de afetos: erotismo no antigo Egito
 
27 de setembro
A arte egípcia: uma arte para a eternidade
 
4 de outubro
O Além egípcio: a invenção do paraíso

Pequeno Auditório
18h30 · Entrada gratuita Levantamento de senha de acesso 30 minutos antes do início da sessão, no limite dos lugares disponíveis. Máximo por pessoa: 2 senhas.

O ciclo será transmitido no site www.culturgest.pt

Sem comentários:

Enviar um comentário