segunda-feira, 23 de setembro de 2019

ENTREVISTA | OS NOSSOS AUTORES LÁ FORA - INÊS OLIVEIRA






















Por acreditar na divulgação de novos autores como forma de promoção do seu trabalho e por contar com esse mesmo apoio por parte das chefias do Jornal Nova Gazeta, estive à conversa com mais uma jovem autora portuguesa emigrada em França.
Poderia ser eu a apresentar-vos a Inês Oliveira mas nada melhor do que a própria para falar de si e do seu trabalho.

MBC – Quem é a Inês Oliveira?
IO - Uma jovem cheia de segredos e contos. Estou emigrada em França desde os vinte e quatro anos, longe da minha família e amigos. Ao início para tentar colmatar a sua ausência agarrei-me à leitura. Livros portugueses pois sempre adorei ler, mas aos poucos também comecei a ler em francês movia-me a necessidade de me integrar mais rapidamente no país que me acolhia.

MBC – O que te levou a escrever, e principalmente a escrever poesia?
IO - A solidão. Ao separar-me da minha família e amigos para partir nesta nova aventura fez com que rapidamente me sentisse isolada de todos os meus hábitos e caprichos. Escrever sempre foi a forma mais facil de me exprimir. Colocar por escrito o que tantas vezes se torna dificil dizer por palavras seja por falta de espontaneidade ou quem sabe timidez . Sempre olhei com admiração para aquelas pessoas que têm a capacidade de “brincar” com as palavras contando estórias fabulosas. Na 4ªclasse, lembro-me da minha professora pedir logo no inicio do mês de setembro que fizessemos uma redaçao para contar as nossas férias de verão. No final de cada redação escrevia um verso, penso que era o meu subconsciente a dizer-me o que fazer.
Desde então nunca mais parei. Infelizmente perdi todos esses pequenos versos num acidente doméstico mas a recordação, essa nunca morre. Também em França a partir do momento em que comecei a escrever algo acordou dentro de mim, essa antiga vontade de colocar por escrito o que me vai na alma e que tantas vezes não consigo dizer por palavras.

MBC – “Só Eu Sei”, o título do teu livro tem algum significado especial que queiras partilhar?
IO - Este livro é um misto de pensamentos, sentimentos, desejos, sonhos. Aqui, penso que algumas pessoas se conseguirão identificar com as suas próprias histórias, tal como eu tenho as minhas aqui desenhadas por palavras mas guardando sempre um lado secreto e misterioso. Motivo pelo qual resolvi que este livro se deveria chamar “Só Eu Sei”.

MBC – Ainda és muito nova e começaste neste mundo da escrita há relativamente pouco tempo quais são os teus planos para um futuro próximo?
IO - Não tenho intenção de ser conhecida ou famosa. Neste momento o meu único objetivo é poder partilhar as minhas estórias, contos mas acima de tudo tirar prazer ao fazê-lo.

MBC – Planeias manter-te dentro deste género ou podemos esperar um romance para breve?
IO - Podem sempre surgir surpresas. Um romance não está fora dos meus planos.
Para breve? Quem sabe!

MBC – Este teu livro está a venda em Portugal ou somente em França? E já agora, onde se pode comprar?
IO - Para obeterem o livro podem fazê-lo passando pela minha pagina do facebook @inesoliveira83, através da minha editora @portugalmagedicoes e ainda através do site www.ptkdo.com.

MBC – O livro está traduzido em outras línguas?
IO – Não. Este foi apenas escrito em português.

MBC  Tens feito algumas apresentações em Portugal?
IO – Não tenho feito muitas apresentações. Não por falta de propostas mas pela falta de tempo. Infelizmente a vida nem sempre nos permite fazer o que mais desejamos.

MBC – Queres deixar alguma mensagem para quem tal como tu começa agora?
IO - A vida é muito curta para nos arrependermos do que ficou por fazer ou dizer.
Sonhar é um meio de motivação sobre os nossos objectivos. Nem sempre é fácil, mas o fácil tambem não dá o mesmo gosto e prazer ao ser realizado.

Texto: MBarreto Condado
Foto: gentilmente fornecida pela autora


Sem comentários:

Enviar um comentário