terça-feira, 10 de setembro de 2019

CRÍTICA LITERÁRIA | "Inveja", de J. R. Ward | Quinta Essência | Grupo LeYa


Texto: Isabel de Almeida | Jornalista | Crítica Literária

Foto: Grupo LeYa



“Inveja”, de J.R. Ward, corresponde ao terceiro livro da série “Anjos Caídos”. Nesta obra, Jim Heron e os seus fiéis amigos Eddie e Adrian travam mais uma batalha contra as forças do mal , personificadas pelo demónio Devina, disputando ambos os litigantes mais uma alma perdida, e estando ambas as partes a enfrentar as suas inseguranças e receios.

Mais uma vez, a narrativa é dinâmica, ousada, sensual e extremamente envolvente, e cabe assinalar que a autora vem mantendo um claro equilíbrio nos livros da série, em termos de qualidade e fluidez da narrativa.

No que tange às personagens fixas da série (as entidades sobrenaturais), denota-se uma evidente e deveras interessante evolução psicológica nas mesmas, que adquirem uma ainda maior densidade. Jim Heron, o Anjo salvador, revela-se obcecado com Sissy Barten, a jovem virgem sacrificada por Devina, no anterior livro da série “Desejo”,Heron revela um sentimento de posse e protecção de Sissy, mesmo perante o seu já consumado sacrifício por Devina.

Perante a anterior vitória do mal, nas hostes celestiais vivem-se momentos de insegurança e receia-se pela perda de mais um combate e dos guerreiros do bem.  Interessante é acompanhar o conflito entre as personagens Nigel e Collin, que experienciam alguma instabilidade na sua próxima relação amorosa, que vai bem mais além da natureza física.

Adrian e Eddie, os dois inseparáveis parceiros atravessam momentos de profunda desmotivação e receio pelo futuro, correrá esta amizade o risco de se perder?

Devina, o demónio perverso e traiçoeiro assume afinal, a sua frustração pessoal, perante a sua incapacidade de viver uma vida comum, de amar e ser amada ( o que vê ser desfrutado por tantos mortais) e é a sua “Inveja” que vem dar o título a este romance. Esta personagem acaba por não estar isenta duma certa carga de ironia e reflexão, já que nos mostra que, mesmo o poder quase absoluto, que engloba mesmo a faculdade de interferir e manipular  as vidas alheias , nem sempre redunda na felicidade de quem detém tal poder, o mesmo se dizendo em relação ao materialismo e obsessão pela posse de bens materiais (que no caso de Devina, e considerando a sua natureza sobrenatural, simbolizam as almas que se perderam devido à sua intervenção e interacção com os simples mortais).

É deliciosamente irónica a circunstância de Devina fazer terapia e reflectir gradualmente nas palavras da sua psicóloga.

Quanto ao elenco de personagens humanas, desta vez somos colocados em contacto com o dia-a-dia de uma esquadra de Policia em Caldwell, com a azáfama do trabalho e os dramas internos dos agentes , enquanto seres humanos. Acompanhamos a história de amor que vai nascendo entre Thomas Delvecchio (um detective filho de um serial Killer, que vive atormentado no medo de ser igual ao pai) e Sophia Reilly – uma perfeccionista e cumpridora agente dos Serviços Internos incumbida de averiguar suspeitas surgidas em relação a Delvecchio, no sentido de que este poderia ter agredido quase mortalmente um psicopata Kroner que deixou atrás de si um largo rasto de sangue e a morte de jovens inocentes.

De forma engenhosa e brilhante, Ward articula mais uma vez os dois planos narrativos – a realidade e o mundo sobrenatural - sendo colocadas em interacção as personagens que habitam os dois planos, é curioso assistirmos ao confronto com o mundo sobrenatural levado a cabo pelas  mentes lógicas e objectivas dos elementos da policia de Caldwell.

Mas poderá a força do amor ser bastante para libertar Thomas Delvecchio da perdição, dos fantasmas do seu pai  (a aguardar execução no corredor da morte) e dos intuitos perversos de Devina que o reclama para as suas hostes diabólicas? Poderá Sophia Reilly acreditar na sinceridade de Thomas Delvecchio quando surgirem dados incriminatórios contra este? Quem vencerá este combate eterno, o amor ou as forças do mal?

Viciante, envolvente e sempre surpreendente! 


FICHA TÉCNICA:


Autora: J. R. Ward

Título: “Inveja”

Série: Anjos Caídos #3

1ª Edição: Agosto de 2012

Editora: Quinta Essência | Grupo LeYa

Páginas: 512



Sem comentários:

Publicar um comentário