segunda-feira, 9 de setembro de 2019

CRÍTICA LITERÁRIA | "Cobiça", de J. R. Ward | QUINTA ESSÊNCIA | GRUPO LEYA


Texto: Isabel de Almeida | Jornalista | Crítica Literária

Imagem: Grupo Leya | Direitos Reservados

  "Cobiça", o primeiro livro da série dos Anjos Caídos, da autoria de J. R. Ward, insere-se no género fantástico (fantasia urbana) e faz jus ao estilo de escrita bastante dinâmico e envolvente a que esta autora Norte Americana já habituou os seus leitores e fãs que se encontram espalhados por todo o mundo, não sendo Portugal a excepção, sendo também bastante conhecida pela saga de fantasia urbana "Irmandade da Adaga Negra".

   Já familiarizada com a escrita da autora (pelo menos em dois géneros distintos : fantástico e romance), as aventuras de James (Jim) Henson, um assassino das forças especiais, arrastado como voluntário à força para a missão de Anjo Caído com a árdua tarefa de salvar sete almas a caminho da perdição não só não desapontam, como decorrem sob os nossos olhos a um ritmo verdadeiramente frenético.

A obra apresenta personagens fortes, bem definidas ao nível físico e psicológico, e cada uma delas com os seus "dramas pessoais" sempre muito presentes.

Com a ajuda de dois amigos, Jim irá aceitar o desafio de salvar o milionário Vincent DiPietro (o qual tem um passado algo obscuro, mas é também dotado de uma peculiar característica sobrenatural), ajudando-o a lidar com a pérfida, maquiavélica e bela namorada deste - Devina Avale.

Outra personagem sofrida, e que muito irá surpreender os leitores, é Marie Therese Bordreaux, forçada pelas circunstâncias da sua história de vida, a percorrer caminhos que vão contra os seus princípios e valores mais evidentes, e procurando refúgio na religião, num paradoxo bastante interessante descrito pela autora, que nos narra a luta interna travada por uma personagem extremamente sofrida e marcada pelo passado, que luta pelo bem-estar do seu bem mais precioso – o filho Robbie.

Vale a pena ler e descobrir quem sairá vencedor destes combates entre o bem e o mal.

Um livro de leitura rápida, apesar de ter mais de quinhentas páginas, é um livro que todos os amantes do género irão certamente “devorar”.

Fica despertada a curiosidade para a leitura dos restantes livros da saga, seguindo-se o título "Desejo".

Ward é perita a criar mundos sobrenaturais, e fá-lo de uma forma que nos transporta verdadeiramente para essas novas dimensões alternativas e paralelas à medida que vamos lendo e nos vamos adentrando na trama.

Uma prosa solta, com diálogos que dão uma visão cinematográfica à narrativa e que nos revelam os traços caracterizadores das personagens, sendo estas densas e muito elaboradas a todos os níveis.

Temos um misto de fantasia, acção, erotismo, romance, glamour e também a exaltação dos valores da amizade, entreajuda e altruísmo ( logo, daqui resulta uma nota positiva para a autora) na eterna luta entre as forças do bem e as forças do mal. Um delicioso mundo sobrenatural em Caldwell, Nova Iorque.

FICHA TÉCNICA:

Título: Cobiça 

Série: Anjos Caídos #1

Autora: J. R. Ward

1ª Edição:  2011


Género: Fantasia Urbana

Classificação: 5/5 estrelas


Sem comentários:

Publicar um comentário