sexta-feira, 18 de agosto de 2017

ANIMAIS | JAVALI

Javali, da subespécie Javali-europeu
A palavra "javali" vem do árabe djabali ou hinzir-djabal, que significa "porco montanhês" ou "porco do mato".

O tamanho e o peso adultos são largamente determinados por fatores ambientais. Javalis que vivem em áreas áridas com pouca produtividade tendem a atingir tamanhos menores do que os que habitam áreas com abundância de alimentos e água. 

A boca é provida de enormes dentes caninos que se projetam para fora e crescem continuamente.  O javali também consegue saltar obstáculos com até 1,50 metros de altura. Seus poderosos músculos do pescoço lhe conferem força para cavar até 10 cm de profundidade em solo duro e congelado, e poder levantar pedras de até 50 kg. Na corrida, sua velocidade máxima chega até aproximadamente 40 km/h, dependendo do seu peso.

Ao contrário de certas raças de porcos domésticos, os javalis são cobertos de pelagem. Os pelos são rijos e nos adultos variam de cor entre o vermelho-escuro e o acastanhado. Os filhotes apresentam cor de terra clara com listras negras, o que lhes dá uma camuflagem muito eficiente. A pelagem dos filhotes escurece com a idade. Sua expectativa de vida em estado selvagem gira em torno de 2 a 10 anos.

Os javalis preferem bosques com bastante vegetação onde possam esconder-se, mas também frequentam à noite áreas abertas, assim como áreas cultivadas. Em sua ampla área de distribuição, ocupam bosques temperados até florestas tropicais. Não habitam desertos nem alta montanha.

O javali passa grande parte do dia fuçando a terra em busca de comida. É um animal omnívoro, com preferência por matéria vegetal como raízes, frutos, bolotas, castanhas e sementes. Também invadem terras cultivadas, especialmente campos de batata e milho. Os javalis também incluem animais em sua dieta, como caracóis, minhocas, insetos, ovos de aves e até pequenos mamíferos. Também consomem animais mortos.

Fonte: Wikipedia e Jardim Zoológico de Lisboa

Questão: O javali é um animal rápido?

Sem comentários:

Enviar um comentário